domingo, 6 de março de 2011

Doutrinas cristãs - Esboços e Orientações - ajuda para pastores e irmãos que queiram conhecer melhor as doutrinas bíblicas.


A partir de hoje estarei postando corriqueiramente as doutrinas cristãs aplicadas na maioria das igrejas evangélicas, para que irmãos que queiram aprender, como também pastores que necessitam de uso destas doutrinas para cultos de doutrina, ensinos bíblicos, cursos bíblicos e etc utilizem o conhecimento que será postado aqui periodicamente.

1ª PARTE - DEUS E SUA REVELAÇÃO

A sua necessidade:
Não é possível na finitude do homem e suas limitações compreender a grandeza de Deus como alguém que sempre existiu e sempre existirá, é incompreensível a mente humana compreender essa característica de nosso Deus, pois o homem só consegue entendê-Lo e compreendê-Lo se Ele se revelar, para isso existem várias formas de Deus se revelar ao homem, são elas:

Revelação através de Suas obras naturais:
Referências: Salmos 19.1 e 2; Isaías 40; Romanos 1:19 e 20; Romanos 2:14 e 15.
Todas as coisas criadas por Ele traduzem uma parte de Sua personalidade, de Sua perfeição e do que Ele criou de mais formoso na natureza, também se revelou ao povo através da natureza no deserto quando utilizou ferramentas naturais para defender o povo e para prover suas necessidades básicas. Também transformou a natureza na abertura do Mar Vermelho e mostrou todo o Seu poder e Sua glória ao povo.

Revelação através da História
Principalmente na história do povo Judeu (israelita ou hebreu) eles acreditavam que Deus agia estritamente para eles, os mesmos o chamavam de Javé ou Jeová, e essa ação para eles era individual e para sua nação (Salmos 78) usando os profetas para tal propósito, onde revela que o caráter da revelação de Deus era de justiça e de amor para com o seu povo (Isaías 6.3; Oséias 11:1), pois Israel era nação eleita e povo escolhido por Deus para a salvação (Deuteronômio 7:7 ao 26 e Jeremias 13:11), mas para isso Deus os cobrava pedindo que fossem fiéis cumprindo a justiça, o amor e sua devoção com caridade e assistência social.
Haveria então, um dia em que Deus iria julgar o mundo para trazer seu reino de justiça, já que a humanidade se corrompe, Deus que é incorruptível julgaria todos os povos, mas seu primeiro propósito seria a salvação de toda humanidade, e a obrigação era do povo judeu espalhar a verdadeira "religião" o verdadeiro credo no Deus Todo Poderoso, só por causa de seu pecado (pecado da nação israelita) Deus levantaria alguém ora chamado de Rei, ora chamado de Servo do Senhor como libertador da humanidade (Isaías. 2:1 ao 4; 9:1 ao 7; 42:1 ao 9; 50:4 ao 9; Jeremias 31:31 ao 40; 33:14 ao 16 e Ezequiel 34:37).
Isso leva a compreendermos que a vida e obra de Jesus Cristo na terra se revelou através da história por causa do pecado do povo de Israel que de antemão deveria levar a palavra verdadeira a toda humanidade.

Clique no link Livros de Doutrina
Ainda Continua...

1 comentários:

Faça valer a sua ideia!