quinta-feira, 10 de março de 2011

Dinâmica O Corpo

Dinâmica O Corpo
Objetivo: Exercitar o trabalho em equipe, desenvolver a comunicação, cooperação e planejamento.
Material: Cartolinas de cores diferentes, caneta hidrocor e cola.
Procedimento: Divida os alunos em equipes entregando-lhes cartolinas de cores diferentes. Peça-lhes que desenhem partes de um corpo: cabeça, pernas, braços, tronco, coxas, mãos, pés. Enfim, as partes serão divididas conforme o número de grupos existentes no ambiente. A segunda parte da tarefa será montar o quebra-cabeça até formar um boneco completo.
Em terceiro lugar, quando o boneco estiver pronto, mesmo que disforme, deve-se falar sobre o valor da união e da comunhão ao planejar. Por melhor que sejam os projetos, a forma correta de realizá-lo é em unidade, trocando idéias. As cores diferentes existentes no boneco indicam que o ser humano trás consigo peculiaridades diversas, mas todas precisam passar pelas mãos do Oleiro para moldá-lo e prepará-lo, fazendo então, parte do corpo, não como um estranho, mas como um irmão.
Agora repita o exercício no grande grupo. Todos juntos desenharão o boneco, observando todos os detalhes; assim, o corpo não será estranho, mas um corpo apreciado por todos.
Ao final coloque os dois bonecos em exposição.

Reflita: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelo nome de Jesus, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissenções; antes, sejais unidos; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo ideal" (I Co 1.10).

2 comentários:

Faça valer a sua ideia!