sábado, 27 de julho de 2013

Liçao 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade - Programa EBD Brasil.

Olá a todos, hoje estaremos sorteando esta belíssima camiseta, com alta qualidade em acabamento, "Camiseta Evolução", para isso, é muito fácil participar, ponha um comentário neste link, respondendo a pergunta da semana, não esqueça de deixar seu contato no final do comentário.
O link para comentário é: http://www.ebdbrasil.net/p/comentarios.html

Ouça o nosso programa a partir das 21:30 na www.fmjesusmeurei.com 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lição 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade. Plano de Aula: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 4 – Jesus, o Modelo Ideal de Humildade.

Objetivo: O aluno após a aula deverá compreender que Cristo antes da encarnação era Deus e se fez homem se tornando inferior a sua própria natureza se entregando pela Humanidade para depois ser glorificado.

1° Momento: Após saudar os alunos e comentar o título da lição a seu modo, faça a seguinte indagação: Onde na Bíblia podemos encontrar o estado de preexistência de Cristo? Após ouvir as respostas faça um breve comentário sobre (Jo 1:1), também estude o artigo Cristo, o princípio da preexistência. Que é o estado pleno e eterno de Cristo na rota dos tempos. Fale sobre a posição de Cristo como criador.

Cristo, o Princípio da preexistência. Subsídio Lição 4: Professor Érick Freire


Em princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (Jo 1:1-3)
Pois, nele, foram criadas todas as coisas....Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas.... (Cl 1:16, 17)

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hb 1:1, 2)
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8:58)
Mas acerca do Filho [diz]: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre....Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. (Hb 1:8, 10)


Nas traduções bíblicas mais conhecidas em língua portuguesa vemos o iniciar do primeiro capítulo do evangelho escrito segundo João com a expressão “No princípio”, algo na realidade equivocado, pois não demonstra exatamente o que foi escrito pelo apóstolo, anteriormente em grego, a expressão en arche não tem o artigo definido (o), então dando o sentido de 'Em princípio', alimentando a ideia de uma princípio sem definição, não se trata do mesmo princípio de Gn 1:1, mas se trata de algo mais profundo, antigo e constante, o termo imperfeito era colabora com este senso de uma existência prévia e constante, anterior a todo e qualquer tipo de criação, seja ela física e/ou espiritual.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Lição 4: Jesus, o Modelo Ideal de Humildade (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 4: Jesus, o Modelo Ideal de Humildade (Subsídio Exegético)

 

 

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.

Filipenses 2.8

Ἐταπείνωσεν (etapeinôsen)

 

 O maior exemplo de humildade a ser seguido nos Escritos Sagrados é o do nosso Senhor Jesus Cristo que “sendo rico, se fez pobre (...) para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos” (II Co 8.9 - NVI), o qual Paulo imitou (I Co 11.1). Na epístola destinada aos Filipenses vamos perceber a imitação de Paulo. Da maneira que Cristo não levou em consideração que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se, Paulo não levou em consideração que o ser humano sem Deus, voltado apenas para as suas paixões, anseios e prazeres era algo a que devia apegar-se. Em Fp 3.8 podemos entender melhor até que ponto estava disposto a desapegar-se de tudo para ganhar a Cristo (Fp 3.8).

Na exegese da palavra “humilhou” perceberemos a profundidade da postura assumida por Jesus, imitada por Paulo e a qual somos exortados a assumir. Vejamos: Ἐταπείνωσεν é a conjugação aoristo do verbo ταπεινόω (tapeinoô) que significa estar abaixo de, rebaixar, trazer para baixo, nivelar, reduzir ao plano, deprimir, abater, tornar baixo, aviltar, humilhar; literalmente aplanar (Lc 3.5 - e se “abaixará” todo monte e outeiro, ARC; e todas as montanhas e colinas, “niveladas”, NVI); em linguagem figurada humilhar (cf Mt 23.12), pode envolver a condição ou o coração do homem; num bom sentido teremos humilhar, tornar humilde (Mt 18.4; Tg 4.10) e; na forma passiva, disciplinar-se ( Fp 4.2 – sei “estar abatido”/ARC = literalmente “ser abaixado”). Em Filipenses 4.12, Rusconi (2011), expõe a seguinte possível tradução: “viver na humildade, na pobreza”.

A conjugação do verbo no aoristo denota algo que aconteceu no passado, porém não especifica sua duração nem a maneira que acontece; enxerga o acontecimento como um todo, por isso é difícil definir o acontecimento como algo acabado ou fechado. O próprio termo aoristo significa “delimitado”, “não definido”.

O grupo de palavras ao qual ταπεινόω faz parte ocorre 34 vezes no NT e na LXX 270 vezes; sendo que na missiva em estudo, estão 4 ocorrências (Fp 2.3, 8; 3.21; 4.12) . Para compreendermos ainda melhor, Cristo, abriu mão das “riquezas da sua glória” (Ef 3.16) para tornar-se homem, para nos alcançar. Ele se nivelou ao homem, se rebaixou. Na missiva escrita para os irmãos de Filipos, Paulo nos ensina a abrir mão de nossas riquezas, da nossa glória humana, carnal. E ele, Paulo, se colocou como exemplo de abnegação. Paulo estava pronto para ser nivelado a Cristo, rebaixar-se, descendo das suas ambições, dos seus desejos, das suas vontades, dos seus planos, da sua posição social, dos seus títulos; considerando-os “como esterco” (Fp 3.8 –NVI).

Lembrem que o homem tem glória “Pois, toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor” (I Pe 1.24). A glória humana, obiviamente, não se compara com a de Deus, mas existe. Porém, podemos comungar da glória de Deus em Cristo.

Veja o que diz o nosso Mestre: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mt 6.21). Nosso tesouro pode ser várias coisas, porém o melhor é que seja Jesus Cristo, assim, como, para Paulo, foi Jesus. Ainda no Sl 16.2  Ao Senhor declaro: Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”. Espero que um dia tal verso faça parte da vida de todos aqueles que confessam o Santo nome de Jesus.

 

Ir. Cleiton Medeiros

 

_________________________________________________

Bibliografia:

 

o   LUZ, Waldir Carvalho. Novo Testamento Interlinear. São Paulo, SP: Cultura Cristã, 2003.

o   GINGRICH, F. Wilbur; DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento. São Paulo, SP: Vida Nova, 2007.

o   RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento. 4ª ed. São Paulo, Sp: Paulus, 2011.

o   VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JUNIOR, William. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 1ª ed. brasileira Rio de Janeiro, Rj: Cpad, 2002.

o   NVI.Bíblia: Nova Versão Internacional. São Paulo, SP: Vida, 2000.

o   SOARES, Alexandre et al. (Ed.). Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico-Grego. 4ª Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2009.

o   HAUBECK, Wilfrid; VON SIEBENTHAL, Heinrich. Nova Chave Linguística do Novo Testamento Grego: Mateus - Apocalipse. São Paulo, SP: Targumim, Hagnos, 2009.

o   REGA, Lourenço Stelio; BERGMANN, Johannes. Noções do Grego Bíblico: Gramática Fundamental. 1ª Ed São Paulo, SP: Vida Nova, 2004.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dinâmica: O que é humildade?

Objetivo: Fazer conhecer a origem da palavra humildade.
Material necessário:
Um pote ou vasilha (tamanho médio), um pouco de terra fértil (húmus):

Papel e lápis:

Desenvolvimento: Entregue aos alunos um pedaço pequeno de papel e peça para que escreva um sentimento egoísta que ele tenha. Exemplo: vanglória, altivez, soberba, egocentrismo, usurpação, individualismo. Diga que este sentimento eles devem escolher com muito cuidado, pois vão fazer uma representação, ou seja, o enterro deste sentimento ruim. Dê 30 segundos para escreverem e logo depois peça que dobrem o próprio papel e enterre dentro do pote (vasilha).

domingo, 21 de julho de 2013

Lição 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade, 28 de julho de 2013, Subsídio: Professor Érick Freire - Parte I.

"Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".(Filipenses 2:1-11)
No texto anterior não acompanhamos a rota das notas feitas de acordo com a lição bíblica pelo simples motivo que, acho mais interessante, contextualizar o capítulo 2 da epístola aos filipenses desde o primeiro versículo até o décimo primeiro, já que, a temática da humildade de Yeshua (Jesus) começa e prescreve a razão da unidade em Cristo. E esta unidade só pode ser alimentada pela união através da humildade.