terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 9 - A CONVERSÃO DE PAULO Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto - Orientação pedagógica Professor Érick Freire

Lição 9

27 de fevereiro de 2011
A Conversão de Paulo
TEXTO ÁUREO
"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." (At 9.15,16).

Introdução
Esta semana falaremos na escola dominical sobre um dos mais importantes personagens para o mundo contemporâneo, o nosso irmão Paulo, que antes de ter esse nome era chamado de Saulo, nessa semana as dicas que darei estão nos links a seguir, a primeira dica são de livros(na área de educação e psicologia-Augusto Cury) que indico durante essa semana e semanas posteriores, a segunda são documentários sobre a vida de Paulo.
Documentários - Conversão e vida de Paulo  Clique Aqui>>

I. SAULO DE TARSO

Comece Indagando os alunos sobre a origem de Saulo: Quem era Saulo? Qual sua formação? Quais suas nacionalidades?
Logo depois comente o que você aprendeu no documentário 1, explique que os Judeus daquela época começavam aprender a Torah aos 5 anos de idade e que possuíam uma educação muito rígida para que cumprissem a Lei mosaica ao pé da letra. Fale sobre os motivos que ele tinha para perseguir os cristãos, fale que Jesus tinha cerca de 8 anos quando Saulo nasceu, diga que provavelmente ele tinha ouvido falar de Jesus e que sua ira, por ele ser fariseu, era a mesma que a maioria dos judeus não cristãos tinham (ou melhor, não acreditavam que Jesus possa ser o Salvador).
Pergunte: Apesar de judeu por que Paulo tinha cidadania romana? Espere os alunos responderem, apesar que provavelmente não saberão, ou então, irão lê na lição, aí você conclui que a província de Tarso era região romana, mas que ele possuía sangue judeu. Comente também que Saulo após converso não se utilizou desses benefícios, como romano, para ele a cidadania plena é a do céu.

II. A CONVERSÃO DE PAULO
Preste bastante atenção no primeiro documentário (postado anteriormente) sobre a conversão de Paulo e comente o que você aprendeu com os vídeos, Se quiser e tiver tempo passe Os primeiros dois vídeos, pois eles duram cerca de 15 minutos, tempo suficiente para adiantar bastante a aula (o interessante é que irá causar uma resistência de início já que o arqueólogo e o Teólogo (Biblista) são monges, mas se você souber conduzir a aula, os alunos notarão que eles estão ali como cientistas.
Logo após faça a dinâmica: Contando minha história!!!

NOTA

Pedimos perdão aos nossos leitores, pois o Blog passou 48 horas Off-line.

Pois, para melhor atender o publico mudamos o domínio do Blog para ebdbrasil.net, espero que haja compreensão de todos, pois esta semana as postagens de orientação pedagógica sairão atrasadas, sem mais, muito obrigado a todos os emails de preocupação com o Blog.
Que o Senhor Jesus Cristo continue os abençoando.

Professor Érick Freire.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.