sábado, 2 de fevereiro de 2013

Leitor denuncia desmandos de pastores em Cuiabá, que proíbem a realização da EBD em 03/02/2013.


Queridos, um dos leitores do nosso blog entrou em contato e pediu para que fosse partilhado um e-mail que ele enviou a determinado pastor, pois estava indignado porque seus pastores proibiram o ensino na escola bíblica dominical do dia 03 de fevereiro de 2013 sobre Um homem de Deus em Depressão, alegando que isso seria um tema diabólico!
Indignado com a situação o leitor procurou o autor da lição para desabafar, este foi altamente cordial e respondeu a contento dando respaldo para o tema da lição.
No mínimo esta igreja está mal influenciada pelas doutrinas de batalha espiritual e teologia da prosperidade!
Vejam a conversa na íntegra. O nome do leitor será substituído por um pseudônimo, como também o do pastor que respondeu e os demais envolvidos e alguns títulos.
Vale salientar que esta história é verdadeira!
Posteriormente escreverei mais artigos sobre isso!

Lição 5 – Um Homem de Deus em Depressão, 03 de janeiro de 2013, Por: Professor Érick Freire.


Paz a todos irmãos em Cristo Jesus, do vosso servo e servo do senhor, Erick. Perdoe-me pela demora da publicação de meus textos nas últimas semanas, mas está meio complicado o meu tempo na frente da tela do computador, mas vamos ao que interessa.
Antes, como foi solicitado, gostaria de falar um pouco do contexto histórico e religioso de Israel durante o período pré, inter e pós-depressivo de Elias. Pois é notório que ao invés de Elias ter vencido um combate humilhando os profetas de Baal, ele passa a sofrer uma perseguição de morte, perseguição retaliadora, Jezabel não se conforma com a derrota de Baal e jura matar Elias ou ser castigada pelos deuses se não cumprir o prometido. Este recado foi a gota d’água para Elias que fugiu e se escondeu. Entrou em estado depressivo, sucumbiu em uma derrota interior, demonstrou sua fragilidade depois de tanta adrenalina bombeada em seu sangue, pouco tempo antes, no desafio e confronto contra os 850 falsos profetas.

Lição 5 - Um Homem de Deus em Depressão, Por: Pb João Ribeiro


INTRODUÇÃO

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Salmos 42:5

Tendo como base o exemplo do profeta Elias, o tema do estudo bíblico da EBD desta semana, -Um Homem de Deus em Depressão -, vem em muito boa hora. Mesmo com todo o valor de qualquer atividade profissional, considero o ofício ministerial de servir à Igreja do Senhor a mais nobre e honrosa de todas as atividades que um ser humano pode exercer, particularmente apascentar as ovelhas da Casa do Senhor, que foram resgatadas com o Seu próprio sangue. Neste contexto podemos destacar os pastores e suas esposas, mas também podemos abranger neste ofício os lideres de grupos ou departamentos da Igreja, professores da EBD, conselheiros, e todos quantos dividem com os pastores a nobre tarefa de cuidar das vidas, dos irmãos em Cristo. Junto às alegrias decorrentes de ter as pessoas edificadas e firmes na fé, o sacerdócio traz consigo as consequências do peso deste embate em favor dos santos. O exercício do ministério traz consigo alegrias, mas também produz dores, conforme experimentou o apóstolo Paulo:

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Família (Devocional: Parte 04); Por: Cleiton Medeiros


Família (Devocional: Parte 04)

O RESULTADO DO TEMOR AO SENHOR NO LAR
 
A paz do Senhor Jesus!

Um dos resultados que envolve a bem-aventurança do Salmo 128, é a harmonia no lar. Um lar que tem um homem temente a Deus possui vida e produz frutos. Vamos primeiramente falar da mulher, em outro momento, se Deus quiser, falaremos dos filhos.
 

Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Salmos 128:3-NVI

 
Essa analogia entre a mulher e a videira não é à toa. A mulher, assim como a videira, produz fruto. A uva, fruto da vide, produz outros produtos, como: suco de uva, vinho e uma espécie de adoçante. A mulher de um homem que teme ao Senhor tem, em seus atos, a capacidade de satisfazer as necessidades do lar em vários aspectos. O fruto em si já é um alimento que sustenta, conserva e nutre e casa (procure saber as propriedades da uva que vocês vão entender melhor). Mas, não para por aí, desse alimento natural, ou dessa atitude natural, da esposa do temente a Deus se derivam outros resultados. Vejamos
o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor” (Sl 104:15). Contextualizando positivamente, e não negativamente, o vinho, percebemos que ele alegra o coração, e a mulher também pode alegrar o coração do marido e, de forma geral, seu lar, como, também, adoçar o convívio familiar. Essa é uma das promessas ao homem que teme ao Senhor. Outra coisa interessante, é a responsabilidade que pesa sobre o homem. A partir do verso 3, do presente salmo, vemos a responsabilidade do homem na construção de um lar firme em Deus indicado no primeiro verso, porque, nota-se, a necessidade de uma postura da parte do homem em relação a Deus para que seu lar seja beneficiado. A bem-aventurança, do primeiro verso, se estende a toda a casa quando o homem assume a postura desejada por Deus.

 
Ir. Cleiton Medeiros

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mendigo cantando na Igreja

Mendigo entra na igreja e canta um belíssimo hino de Marcelo Nascimento, de deixar qualquer um emocionado, não resisti e tive que publicar!
Enquanto tem servo de Deus em depressão porque não tem um carro, este adora mesmo sofrendo humilhações, REFLITA!!!
Clique abaixo e confira o vídeo!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lição 5: Um homem de Deus em depressão (Subsídio Exegético); Por Cleiton Medeiros









Lição 5: Um homem de Deus em depressão (Subsídio Exegético)

 A graça e a paz do Senhor Jesus, irmãos!


Eis o desafio posto pelo irmão Jonathan. Desafio porque a palavra sugerida envolve tanto exegese, quanto Teologia Sistemática. Então vamos lá...
A palavra se encontra em 1 Rs 19.4 (ACF):

 
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.


...Ânimo (ARC), ...si (ACF, ARA), נַפְשׁוֹ (naphshô-BHS): No hebraico aparece duas vezes em 1 Rs 19.4 נַפְשׁוֹ (naphshô) e נַפְשִׁי (naphshî). Gostei da forma que a Corrigida Fiel e a Atualizada traduzem o substantivo נֶפֶשׁ (nephesh). Traduzem como o pronome pessoal “si”, pois expressa a ideia de individuo de uma forma geral, o eu. Na segunda ocorrência da palavra, neste versículo, ela é traduzida como “vida” ou “alma”, dependendo da versão. Sua tradução, como qualquer outra palavra, até mesmo em português, depende do contexto em que está inserida. Vejamos o seu significado dentro de alguns contextos: 1) Respiração: respirar, fôlego, alento; 2) Orgão: garganta, pescoço; 3) Princípio de vida: alma, vida, criatura, algo animado, em movimento, isso ocorreu depois que o homem recebeu o fôlego (נְשָׁמָה: neshämâ) de vida e se tornou “alma vivente”, ver Gn 2.7; 4) Desejo, vontade ou afeto: apetite, fome, afã, gosto, cobiça, estômago. Esta palavra equivale a indivíduo, pessoa, ser, personalidade, mente. Lembrando que נֶפֶשׁ (nephesh) é uma das palavras chave na Teologia Sistemática, para a Doutrina do Homem, a Antropologia. Sem dúvidas, a ameaça de Jezabel mexeu com Elias psicologicamente. Mesmo o povo reconhecendo que só o Senhor é Deus (I Rs 18.39), Elias se sente mal, porque o poder mais influente em Israel continuou irredutível diante de tudo o que Deus fizera (ver 1 Rs 18.37-46). Com isso, sua alma pede a morte. A LXX traduz as duas ocorrências de נֶפֶשׁ (nephesh) por ψυχή (psychê), reforçando o teor psicológico da condição do profeta.
Vamos ver outra palavra, agora em grego, localizada em Tiago 5.17 (ACF):

 
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

Mesmas paixões (ACF, ARC), semelhante a nós (BJ), como nós (NVI), ὁμοιοπαθής (homoiopathês): ὅμοιος (semelhante, similar, igual) + πάθος (pathos: sofrimento, paixão, desejo, sentimento); mesma condição. O substantivo indica sentimentos ou emoções, inclusive carnais, como desejos desenfreados. Elias era tão humano quanto eu ou você, isso demonstra que só precisamos assumir sua postura de compromisso com Deus.


Algumas Palavras bíblicas para ânimo: εὐθυμέω (euthymeô) = boa disposição; θαρσέω (tharseô)= ser de bom ânimo ou coragem; εὔθυμος (euthymos), ἱλαρός (hilaros) = propício, prontidão de mente. θαρσέω (tharseô): é utilizado, na LXX, na proibição “não temas”, traduzindo a palavra hebraica יָרֵא (yärë’: temer, medo, reverência). Veja algumas definições de reverência:

Movimento do corpo para saudar profundamente.= GENUFLEXÃO (Ato de dobrar o joelho ou de ajoelhar), Mesura, Vênia. Respeito às coisas sagradas. Movimento do corpo para saudar especialmente aos santos, o qual consiste em inclinar a cabeça e o corpo ou dobrar um pouco um ou ambos os joelhos.

Parece que Elias, por um momento, cedeu às circunstâncias. Podemos inferir que o temor, ou a reverência, é se curvar com respeito diante de algo, consequentemente, devemos nos curvar diante de Deus e não diante das circunstâncias. Que Tiremos lições edificantes da vida desse homem de Deus e percebamos que estamos sujeitos às mesmas inclinações durante a nossa vida.

Ir. Cleiton Medeiros




_________________________________________________
Referências:
HOLLADAY, William L.. Léxico: Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. 1ª edição São Paulo, SP: Vida Nova, 2010. Tradução: Daniel de Oliveira.
SCHÖKEL, Luis Alonso. Dicionário Bíblico Hebraico-Português.3ª edição São Paulo, Sp: Paulus, 2004. Tradução: Ivo Storniolo, José Bortolini.
SAYÃO, Luiz A. T. (Ed.). Antigo Testamento: Poliglota. São Paulo, Sp: Vida Nova: Sociedade Bíblica do Brasil, 2003.
HARRIS, R Laird; ARCHER JUNIOR, Gleason L; WALTKE, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1998. Trad. Mácio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão; Carlos Oswaldo C. Pinto.
SOARES, Alexandre et al. (Ed.). Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico-Grego. 4ª Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2009.
MENDES, Paulo. Noções de Hebraico Bíblico. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1981.
FERREIRA, Franklin; MYATT, Alan. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. 2ª ed. São Paulo, SP: Vida Nova, 2008.
RYRIE, Charles Caldwell. Teologia Básica: Ao alcance de todos. 1ª ed. Brasileira; São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2004.
GINGRICH, F. Wilbur; DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento. São Paulo, SP: Vida Nova, 2007.
RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento. 4ª ed. São Paulo, Sp: Paulus, 2011.
LUZ, Waldir Carvalho. Novo Testamento Interlinear. São Paulo, Sp: Cultura Cristã, 2003.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JUNIOR, William. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 1ª ed. brasileira Rio de Janeiro, Rj: Cpad, 2002.
COENEN, Lothar; BROWN, Colin (Org.). Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento Grego. 2ªSão Paulo, SP: Vida Nova, 2000. 2v.
REVERÊNCIA, Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=rever%C3%AAncia>. Acesso em: 28 jan. 2013.
GENUFLEXÃO, Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=genuflex%C3%A3o>. Acesso em: 28 jan. 2013.
REVERÊNCIA, Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=rever%EAncia>. Acesso em: 28 jan. 2013.