quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lição 8 O Compromisso com a Palavra de Deus, Escola Dominical, CPAD, 20 de Novembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 8 – O Compromisso com a Palavra de Deus

Objetivo: O aluno após a aula deverá compreender que a Bíblia é o nosso guia e que para o povo ser vitorioso teve de cumprir as ordenanças da lei, tendo consciência que Deus não concorda com uma união entre seus servos com idólatras.


1º Momento: Comece a aula perguntando aos alunos: O que é compromisso? Espere as respostas e depois diga o significado de compromisso < Clique aqui > e fale sobre o compromisso firmado pelo povo judeu com Deus após o aprendizado da lei, a adoração e a oração de um coração quebrantado.

Lição 8 - O Islamismo, Lições Bíblicas de Juvenis CPAD, O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas, Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
lição 8 – O Islamismo

Objetivos: O aluno após a aula deverá compreender que o islamismo não é embasado na Bíblia, tendo então consciência que são povos que precisam ser alcançados pelo evangelho de Cristo e que suas crenças são em sua maioria anti-bíblicas.

Tempo estimado: 45 minutos

1° Momento: Faça a dinâmica O Falso Mestre (adapte-a para o assunto)

2° Momento: Faça a seguinte indagação: Alguém sabe me dizer o que é islamismo? Espere as respostas dos alunos. Comente embasado no texto O Islamismo < Clique aqui >. Depois fale para eles sobre como é a personalidade de Deus no alcorão, como eles entendem quem é Jesus Cristo e o Espírito Santo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lição 8 - Os Objetivos da Equipe de Cristo, Lições bíblicas para adolescentes, Plano de Aula Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 8 – Os Objetivos da Equipe de Cristo

Objetivo: Após a aula o aluno deverá compreender que a equipe de Cristo tem vários objetivos a perseguir e que seu estímulo é alimentado pelo seu Mestre.

1º Momento: Faça o quebra-gelo da página 55, geralmente não recomendo-o pois não são tão bem elaborados, mas esse da lição 8 está e têm bons objetivos.

2º Momento: Pergunte: Qual é a maior meta do cristão? Espere as respostas e diga que a maior meta de todos os que servem a Cristo é agradar a Deus, pois em Dt 6.5 diz que devemos amar a Deus com todas nossas forças, com toda nossa alma e de todo nosso coração, como também em Mt 22.37 Jesus diz que devemos amar a Deus com todas nossas forças e intelecto, ou seja, amar a Deus conscientemente.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lição 8 - O Compromisso com a Palavra de Deus - Slideshare: Professor Érick Freire - CPAD lição de Jovens e adultos 20 de novembro de 2011

Fiquem à vontade e usem os Slides! Baixem e indiquem a outros irmãos!

Dinâmica: A Equipe do Carpinteiro

Objetivo: Demonstrar a importância do trabalho em equipe.

Material e recursos humanos: 09 pessoas para representar: 01 narrador, 01 “carpinteiro” e 07 ferramentas, 09 cópias contendo a fala de todos os personagens, 01 martelo, 01 parafuso, 01 lixa, 01 metro ou trena, 01 chave de fenda, 01 plaina, 01 serrote, 01 pedaço de madeira pequeno, 01 mesa, 01 objeto pequeno de madeira.

Procedimento:
- Escolham 09 pessoas, entreguem para elas a folha contendo as falas de todos os personagens e também as 07 ferramentas (uma por pessoa).
- Antes de fazer a demonstração da dinâmica, leiam todas as falas com os atores e em seguida cada um a sua fala, observando a entonação de voz e momento de falar.
- Para a execução da dinâmica, observem atentamente o que já foi sugerido, a seqüência das falas e as observações do texto da dinâmica.
- Ao concluir a dinâmica, leiam: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. Rm 12. 4 e 5 

Lição 8 - O Islamismo, Juvenis, O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas, Lições Bíblicas da CPAD, Subsídio: Professor Érick Freire

Islamismo: Resumo histórico e doutrinário pontos e contrapontos ao cristianismo

Queridos, durante esta semana estou voltando a comentar as lições de Juvenis e com um assunto muito difundido, mas pouco conhecido entre os cristãos, o islamismo que é a religião que mais cresce no mundo, principalmente no continente europeu, neste artigo tentarei resumir um pouco da história do islamismo concomitantemente a sua estruturação doutrinária, mostrando seus aspectos socialmente positivos e negativos.
O termo islã significa submissão absoluta e inquestionável do ser diante de Alá, ou seja, os islãs pregão a submissão absoluta a Alá em todos os termos. Esta ideia foi criada por Moḥammed (mais conhecido como Maomé). Ele era um mercador que viaja pela região da Arábia e nessas viagens via o quanto o comércio de misticismo vendia, a idolatria entre as pessoas daquela região estava em alta e o mesmo notou que, este comércio deixava as pessoas meio sem norte, sem um rumo, pois para cada situação precisavam de um deus diferente, muito parecido com os santos da igreja romana dos nossos dias. Com isso, segundo o próprio islã, Maomé que era um devoto e gostava de peregrinar para fazer suas orações principalmente em Meca e montes circunvizinhos se consagrava. Durante uma dessas de suas consagrações, ele afirma ter tido uma visão do anjo Gabriel, ora já se conhecia o anjo Gabriel através das histórias do evangelho de Cristo, os próprios cristãos que passavam por estas caravanas que vendiam e compravam comentavam sobre o anúncio do nascimento de Jesus feito por este anjo através da tradição oral.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lição 8 - O Compromisso com a Palavra de Deus - Subsídio: Professor Érick Freire - CPAD lição de Jovens e adultos 20 de novembro de 2011

O verdadeiro Compromisso com a Palavra!

Querido leitor, no capítulo anterior falamos sobre o arrependimento e a origem desta palavra, notamos que um verdadeiro avivamento e conserto vêm de um coração realmente quebrantado e mergulhado em um “batismo de angústia” e que esse arrependimento é a causa da ruptura com o pecado, adesão de novos comportamentos e a interiorização desta nova forma de proceder. Agora, estaremos conversando um pouco sobre o compromisso com a Palavra, o verdadeiro compromisso com Deus, neste capítulo, mas uma vez aviso antecipadamente, estarei indo contra princípios e interpretações equivocadas da Palavra de Deus que, inclusive o autor da lição incorre.
Quando falamos em compromisso lembramos, nós ocidentais de horário, local, trabalho, prova da escola, passeio marcado com um amigo(a) ou namorado(a), mas geralmente esquecemos ou nem sequer lembramos de compromissos documentados, como casamento, certidão de nascimento, acordos entre partes (seja judicial, diplomático, político ou social), por isso peço que vocês atentem para estes que geralmente esquecemos, pois trataremos de um compromisso documental religioso do povo judeu para com Deus e a lei mosaica e em conseqüência aos profetas.

1º trimestre de 2012 - A verdadeira prosperidade - A vida Cristã Abundante, lições Bíblicas da CPAD


          Queridos tenho a satisfação de informar-lhes sobre a mais nova lição da Escola Bíblica Dominical impressas pela CPAD para o início do ano de 2012, teremos a satisfação de trabalhar um assunto hodierno (como afirma o pastor Ciro Zibordi a temas contemporâneos), a teologia da prosperidade tem se inserido em várias igrejas pseudo-pentecostais, e isso tem perpetrado muitas vezes em nosso meio já que, grande parte de nossas congregações assembleianas tem pouco ou nenhum conhecimento teológico sobre o assunto, por isso, a preocupação é colocar um limite em certas práticas, pois prosperidade na Bíblia não é sinônimo só de riqueza material, mas a conjunção entre todos os fatores que trazem plena harmonia e paz espiritual, então conheçamos e prossigamos em conhecer verdadeiramente a Deus através do estudo de sua Palavra. Nesta lição o pastor José Gonçalves vai refrescar nossa mente com vários temas que percorrem por um único eixo a verdadeira prosperidade cristã, uma vida plena e abundante em harmonia e paz.