quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lição 5 A Conspiração dos Inimigos contra Neemias, Escola Dominical, CPAD, 30 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que o discernimento espiritual é necessário para que realize a melhor obra entendendo que os inimigos, como os de Neemias, utilizam estratégias para prejudicar a obra de Deus, sabendo que o inimigo não se cansa em investir nas suas tramas!

Observação: Querido professor se você quiser utilizar os Slides dessa lição < Clique Aqui > eles estão de acordo com o Plano de Aula.

1º Momento: Professor é importante que você conheça o contexto dessa batalha espiritual e psicológica que Neemias enfrentou, para isso Leia o artigo Vencendo o Inimigo Covarde!
No início da aula faça a Dinâmica Defendendo o seu Sonho!
Após a dinâmica fale sobre o medo de Sambalat e Tobias, mostre que por causa desse medo eles queriam destruir os sonhos de Neemias, pergunte: Qual era o sonho de Neemias? Ele já tinha realizado seu sonho? Logo depois continue comentando sobre a obra que Neemias tinha como sua responsabilidade e sonho que era reconstruir sua cidade, a cidade de seus pais, que Neemias queria restaurar a moral do povo e a espiritualidade (leia com calma e imprima o texto  Vencendo o Inimigo Covarde).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lição 5 - A conspiração dos Inimigos Contra Neemias, Slides - Professor Érick Freire

Confiram os Slides da lição 5 < Clique Aqui > .

Lição 5 - Os engodos da Ufologia, lições bíblicas de Juvenis para Escola Dominical

Plano de Aula
Lição 5 - Os engodos da Ufologia


Objetivo: Mostrar que a Ufologia não tem base na Bíblia e que há alguns perigos que podem prejudicar a vida daqueles que se obcecam com o tema.

Observação: Querido professor da Escola Dominical, tenha muito cuidado ao falar sobre um tema como esse, não seja um mero reprodutor da ideia do autor da lição, saiba que a Bíblia não trata sobre esse assunto, nem sequer tem interesse em falar algo sobre ufologia, ovnis, Ets e etc. Por isso, tenha bem claro que o problema da ufologia está na crendice de seres superiores e na obcecação para encontrar um disco voador, na realidade, não devemos perder tempo procurado outros seres a não ser o nosso Deus.

1º Momento: Ao começar a aula peça a seus alunos para dizerem o que eles acham o que é ufologia, pergunte também se eles têm medo desse assunto, espere suas respostas e indagações e depois complemente com o que significa ufologia < Clique Aqui > . Ao ler o artigo você notará que a ufologia não passa de hipóteses e chega ao mesmo patamar de Papai Noel e Saci pererê inúmeras vezes. Querido professor consulte também o Portal da Ufologia brasileira para você compreender o que eles pensam sobre o assunto!
Comente que não há nenhuma referência bíblica que trate de outros seres físicos e inteligentes semelhantes ao ser humano.

Dinâmica: Desvendando Mitos

Objetivos: Entender que os homens tentam por mitos e fantasias na Bíblia.


Material: Caneta e envelope de carta para 3 grupos.


Procedimento: O professor divide a sala em três pequenos grupos, logo depois diz que irá entregar a cada grupo um envelope com as seguintes indagações:  Grupo 1. Os demônios podem se transformar em um ser físico? Grupo 2. Em Mt. 2.9 se refere a um disco voador? Por quê? Grupo 3. A ufologia pode ser comparada a astrologia? Por quê?
Depois de entregar cada envelope para seus alunos, peçam que os abram e discutam dentro do grupo uma resposta para o questionamento.
Agora você escolherá um do grupo, ou eles mesmos escolherem para expor a ideia do grupo, como também os outros dois grupos subsequentemente!

Respostas coerentes: 1. Biblicamente não há indícios de demônios se transformando em seres físicos, mas na realidade possuindo corpos de pessoas; 2. Não, era realmente uma estrela; 3. Sim, porque não tem base científica.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A conspiração dos Inimigos de Neemias - Dinâmica: Defendendo o Seu Sonho!


Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruir o sonho de seu próximo (importante! Não diga o objetivo da dinâmica antes dela).

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes, papel e lápis.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno um pedaço de papel e lápis e diz: "Escreva nesse papel o seu sonho que gostaria de realizar!" depois dê uma bexiga vazia e diga que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"

Lição 5 - A conspiração dos Inimigos Contra Neemias, Subsídio: Teológico-prático, Histórico e sócio-crítico - Professor Érick Freire

Vencendo o Inimigo Covarde

Ao adentrarmos no capítulo 6 de Neemias podemos tirar uma série de lições para nossa vida cotidiana, principalmente quando falamos da obra de Deus e seus objetivos para nossas vidas, pena que continuaremos falando sobre o “sem vergonha” do Sambalat, ô homenzinho peçonhento e cheio de si, maquiavélico e com intentos cada vez mais destruidores à Obra de Deus.
Sambalat e Tobias junto a seus amigos e conspiradores ficaram sabendo que, toda a pressão psicológica e a ameaça Feitas não foi suficiente para amedrontar o governador de Judá (Neemias), pelo contrário, em cima da perseguição ele desenvolveu ainda mais força para execução esplêndida da obra em um período inferior a dois meses, isso encheu o coração de seus opositores de ira, misturada a inveja e ao medo. Ira porque seus planos maléficos não tiveram êxito, inveja porque demonstrava Neemias ser um líder mais “persuasivo” e motivador do que ele e medo porque achavam em seus corações que Judá fortalecida iria começar a retomar e dominar as terras circunvizinhas, tornando Jerusalém uma cidade forte política e economicamente, por isso, sua tática mudou, agora infiltrava-se em meio ao povo de Judá através de seus “espiões”, na realidade, através de fofoqueiros mesmo.

domingo, 23 de outubro de 2011

Concurso - Seu Comentário no Livro


Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado no livro "A Alegria de Aprender na Escola Dominical", para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores Abaixo, com os seguintes dados: