sábado, 14 de maio de 2011

Mancha ou ponto VERSÃO 2


Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4

Versão 2 Fonte: Ida Gospel



Manual da Escola Dominical - Pr. Antonio Gilberto 
Bom livro para professores iniciantes, pois dá dicas básicas de doutrina, ensino e pedagogia.




RECOMENDO TAMBÉM


Do mesmo autor do livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer dá nesse livro dicas para o melhor ensino e desempenho do professor da Escola Dominical. IMPERDÍVEL SÓ R$ 8,40ENSINANDO COM ÊXITO NA ESCOLA DOMINICAL < Clique Aqui >




                  Um preço irresistível e de fácil pagamento, além de ser a forma mais segura de adquirir pela internet, já que o BONDfaRO/Buscapé é um site seguro e de melhor compra, O primeiro Livro é da CPAD de Debora Ferreira que tem sido um dos mais usados aqui no Blog, Dinâmicas Criativas para o Ensino Bíblico < CLIQUE AQUI e Adquira >




Muito bom preço e importante livro para o estudo das lições bíblicas desse 2 º trimestre de 2011, clique no título do Livro de Myer Pearlman e aproveite por R$ 16,00. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia< CLIQUE AQUI >

Lição 7 O Discípulo e o Perdão - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 2 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
O DISCÍPULO E O PERDÃO

Objetivos: Após a aula o novo discípulo cristiano deverá evidenciar as benéficas consequencias do perdão, reconhecendo que o primeiro passo para perdoarmos aos outros é começar com o auto-perdão, diferenciando o genuíno perdão com o perdão de fachada.

1º Momento: Leia o texto O menino e o Pato, O pecado e o Perdão,  e faça uma reflexão com os alunos sobre a situação desse garoto, ele não se perdoava, por isso, ainda não tinha obtido perdão da sua avó, muitas vezes nos autoflagelamos com pensamentos de culpa e temos medo de confessarmos a Deus nossos pecados, causando traumas espirituais sem precedentes, que tenhamos um espírito pleno de auto-perdão.

Novo Tema

Queridos durante a madrugada de sexta para sábado e também domingo, nosso Blog estará passando por algumas reformas, após a opinião de alguns usuários.

Perdoe-nos qualquer transtorno!!!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O MENINO E O PATO, O PECADO E O PERDÃO - Texto originalmente postado em Ida Gospel





Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda. Foi lhe dado um estilingue para brincar no mato. Ele praticou na floresta, mas nunca conseguiu acertar o alvo. Ficando um pouco desanimado, ele voltou para o jantar. Como ele estava andando para trás, viu o pato de estimação da vovó...

Em um impulso, ele acertou o pato na cabeça e matou-o. Ele ficou chocado e triste! Em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira!
Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada. Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça" . Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha ". Em seguida, ela sussurrou-lhe: "Lembra-te do pato?.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lição 7 - Os Dons de Poder, Escola Dominical, 15 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
OS DONS DE PODER

Objetivos: Após a aula os alunos deverão Conhecer os dons de poder e o que representa cada dom, entendendo o seu uso de forma ordeira e seus objetivos, ou seja, para que servem. Conhecendo a necessidade de sua existência na igreja do Senhor.

1º Momento: Começar perguntando O que é poder? Espere as respostas dos alunos, após estas respostas, faça um comentário sobre o poder de Deus, clique e leia o artigo (MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO OU ABERRAÇÃO TEOLÓGICA???)Seja bem enfático no que Paulo disse em relação ao uso dos dons, que eles devem ser insesantemente procurados, mas não devem ser baluarte para a ação da igreja. Leia o artigo Dons Espirituais para entender melhor essa relação.


Dinâmica - O Artista (adaptada para o tema: Dons de Poder)

Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Material: Lápis e papel.
Descrição: O professor entrega uma folha de papel a cada aluno e pede para que eles fechem os olhos. Depois fale para cada um que desenhe com os olhos fechados uma:

Lição 07: Os Dons de Poder - Por Sulamita Macedo

Professoras e professores, para esta lição, recomendo as seguintes sugestões:


- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e em seguida perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: Os Dons de Poder.

- Dividam a turma em 03 grupos e façam as seguintes orientações:
Grupo 01: ficará com o Dom da Fé.
Grupo 02: com os Dons de Curar.
Grupo 03: com o Dom de Operação de Maravilhas.
Os alunos deverão ler na revista sobre o dom destinado ao seu grupo e apresentarão para a turma a definição desse dom com 02 referências bíblicas.

Dinâmica: Semente da Fé

Objetivo: Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.

                   Refletir sobre a fé.          
 
Material: 01 envelope de sementes da mostarda.
Observações:
 - Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda  em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por cima dela outro pedaço de durex.

domingo, 8 de maio de 2011

Dinâmica: Obedecendo a Deus - O Discípulo e a Obediência

Objetivo: conscientizar o grupo sobre a importância de obedecer a Deus.
Tempo: 10 minutos
Material: Uma folha em branco, caneta e cartolina ou quadro.
Desenvolvimento: O professor começa falando que muitas vezes não sabemos obedecer a Deus, e se tratando sobre cristãos isso também é comum, e essa dinâmica serve para ajudar a entender como obedecer a Deus.
- formar 2 ou 3 grupos entre 3 a 7 pessoas cada.
- Distribuir uma folha em branco e uma caneta para cada grupo, escolhesse dentro do grupo um secretário para fazer anotações sobre o que foi decidido.

Lição 7 O Discípulo e a Obediência - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 1 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
O DISCÍPULO E A OBEDIÊNCIA


Objetivos: Após a aula o novo discípulo deverá Compreender porque é tão importante obedecer ao Senhor, para que relacione a obediência à uma vida separada para Deus, discernindo entre as consequências da desobediência e da observância dos preceitos bíblicos.

1º Momento: Fazer a dinâmica Obedecendo a Deus < CLIQUE E CONFIRA >
Leia também como fonte de pesquisa Como Obedecer à Deus.

2º Momento: Continua...