sábado, 14 de janeiro de 2012

Lendo a Bíblia online - 15 de Janeiro de 2012, Gn 30-31, Sl 15, Mt 26.

Tem gente da China lendo a Bíblia com EBD Brasil
Gênesis 30 e 31

Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.
E concebeu Bila, e deu a Jacó um filho.
Então disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dã.
E Bila, serva de Raquel, concebeu outra vez, e deu a Jacó o segundo filho.

Lendo a Bíblia online - 14 de Janeiro de 2012, Gn 28-29, Sl 14, Mt 24-25.

Gênesis 28 e 29
E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.
Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã;

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lendo a Bíblia online - 13 de Janeiro de 2012, Gn 26-27, Sl 13, Mt 22-23.

Gênesis 26 e 27

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lendo a Bíblia online - 12 de Janeiro de 2012, Gn 24-25, Sl 12, Mt 20-21.

Gênesis 24 e 25

E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.
E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.

Lição 3 Salmos que falam de dor, Juvenis - CPAD; Subsídio: Professor Érick Freire.

Dor que trás experiência!
Queridos, após alguns dias sem escrever para a lição de Juvenis, hoje volto a partilhar um pouco do que tenho aprendido ao longo de 30 anos de serviço na casa de Deus, passei como crente no Senhor Jesus Cristo por boa parte das fases da vida, nasci em um berço cristão, convertido desde a madre de minha mãe, nunca pensei em desistir da caminhada e dentre estes anos muitas vezes fui consolado de minhas dores com salmos, e muitos destes falam de dor.
Para muitos pode parecer estranho, mas o salmista expressa em suas angústias sentimentos que vão do sofrimento de uma paixão arrebatora ao medo da derrota em guerra, todos falando de dor, são chamados como oração em tempos de aflição, alguns de forma coletiva que, tratam do sofrimento, lamento a aflição do povo de Israel, como por exemplo,

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dinâmica: Obediência a Deus

Objetivo: conscientizar o grupo sobre a importância de obedecer a Deus.

Tempo: 10 minutos
Material: Uma folha em branco, caneta e cartolina ou quadro.
Desenvolvimento: O professor começa falando que muitas vezes não sabemos obedecer a Deus, e se tratando sobre cristãos isso também é comum, e essa dinâmica serve para ajudar a entender como obedecer a Deus.
- formar 2 ou 3 grupos entre 3 a 7 pessoas cada.
- Distribuir uma folha em branco e uma caneta para cada grupo, escolhesse dentro do grupo um secretário para fazer anotações sobre o que foi decidido.

Lição 3 Os Frutos da Obediência na Vida de Israel, 15 de janeiro de 2011 - Subsídio: Professor Érick Freire

Os perigos da falsa Obediência e o hedonismo

Sabemos que essa semana a lição trata sobre Os frutos da obediência na vida de Israel, mas esses dias tenho sido compelido a falar sobre um assunto muito pouco conhecido, e este em detrimento da obediência a Deus causa males irreparáveis a igreja, é o famoso e ao mesmo tempo pouco conhecido hedonismo, famoso porque já faz parte da vida de muitos cristãos e pouco conhecido porque muitos o fazem por falta de conhecimento, ou seja, o fazem sem saber, por isso, sinto-me na obrigação e compromisso de abrir os olhos dos professores da Escola Dominical para se deterem também nesse assunto.

Lendo a Bíblia online - 11 de Janeiro de 2012, Gn 22-23, Sl 11, Mt 18-19.

Faça como Lutero, leia e estude a Bíblia!
Gênesis 22 e 23

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lendo a Bíblia online - 10 de Janeiro de 2012, Gn 20-21, Sl 10, Mt 16-17.

Faça como Kaká leia a Bíblia
Gênesis 20 e 21

E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?
Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.
Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.
Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Plano anual de leitura da Bíblia - 9 de Janeiro de 2012, Gn 18-19, Sl 9, Mt 14-15.

A família cristã continua lendo
Gênesis 18 e 19

Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.

E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Plano anual de leitura da Bíblia - 8 de Janeiro de 2012, Gn 16-17, Sl 8, Mt 13.

Leia a Bíblia com toda sua família
Gênesis 16 e 17

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.