segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dinâmica: E Foram Felizes para Sempre, Por Sulamita Macedo.

Objetivos:

Refletir sobre os objetivos do casamento e as conseqüências do Jugo desigual.
 
Material: 02 quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).

Procedimento:
- Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
- Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem sobre isto para as duplas.
- Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra- cabeças.
- Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?

Lição 12 - As consequências do jugo desigual, Escola Dominical, CPAD, 18 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Subsídio: Professor Érick Freire.

O jugo desigual!

A célula mater da estrutura social humana foi constituída por Deus, e esta é o casamento, no princípio da raça humana Deus criou o homem como um ser solitário, individual e incompleto, por isso, ao notar e já saber por sua pré-ciência que o homem precisaria de alguém para compartilhar de sua vida Deus criou uma mulher chamada Eva e este casamento foi instituído e consagrado por Deus, mas desde esta instituição esta junção de duas pessoas tem sido deturpada ao longo dos milênios, apesar de que em geral, quando é formado como Deus ensinou funciona corretamente bem.
O casamento é uma extensão do amor, alguns como Neemias, decidem não casar, pois dedicam-se a algo com toda vida devocional, nesse caso Paulo alguns séculos depois recomenda que mantenham o celibato para os que tiverem o dom (1 Co 7.8,9) fato controverso no meio católico romano, pois Paulo não obriga, mas faz uma recomendação pessoal. No geral é melhor casar do que praticar adultério, ou melhor, fornicar!