sábado, 23 de abril de 2011

Lição 05: A Importância dos Dons Espirituais - Por Sulamita Macedo - Blog Atitude de Aprendiz


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes orientações:

- Iniciem a aula fazendo um contato inicial com a turma e para tanto sugiro que cumprimentemos alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: A Importância dos Dons Espirituais.

- Perguntem: O que vocês sabem sobre os Dons Espirituais? Aguardem as respostas e escreva-as numa cartolina e reserve.

- Trabalhem o conteúdo da lição.

Lição 4 O Discípulo e a Impureza - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 2 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 4
O DISCÍPULO E A IMPUREZA



Objetivos: Após esta aula o novo crente deverá ter uma posição de busca pela santificação, renunciar toda a forma de impureza e pecado, passando a guardar a Palavra de Deus no coração e manter-se puro diante das concupiscências do mundo e das setas enviadas pelo Diabo.

Dinâmica - Vida Cristã - Autor: Débora Ferreira Adaptação: Professor Érick Freire


Objetivo: Nortear os princípios da Vida Cristã.
Material: Bíblia sagrada, papel e caneta.

Introdução: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína". (Salmo 1)

Dinâmica: Tesouros em Vasos de Barro - Por Sulamita Macedo Blog Atitude de Aprendiz

Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos da Trindade.


Material: 01 vaso de barro pequeno, 01 caixa revestida com papel dourado, ¼ de uma folha de papel ofício com os dons digitados.

Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.

- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro( retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).

Texto de Reflexão: A Loja de Deus - Por Sulamita Macedo - Blog Atitude de Aprendiz

Um dia, um homem entrou numa loja e, estupefato, viu um anjo atrás do balcão. Maravilhado com aquela visão, perguntou:
" - Anjo, o que vendes?"
O anjo respondeu:
 " - Todos os dons de Deus."
O homem voltou a perguntar:
 " - E custam caro?"
E a resposta do anjo foi:
" - Não. É de graça ... é só escolher."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Evangelho em pedaços

Retirado de Ida Gospel e adaptado pelo Professor Érick Freire.

Participantes: 10 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 15 minutos
Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (Gn 4.8-24; Gn 5.1-5; Rm 5.12).
Descrição: Divida a turma em três grupos e entregue um papel com o texto descrito acima a cada grupo para procurarem compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.


domingo, 17 de abril de 2011

Lição 4 - Espírito Santo - Agente Capacitador da Obra de Deus, 24 de Abril de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 4 - 24 de Abril de 2011
Espírito Santo - Agente Capacitador da Obra de Deus

Objetivos: O aluno da EBD após essa aula deverá ter algumas habilidades que são: Conhecer como se dá a atuação do Espírito Santo na humanidade; Compreender que é imprescindível a presença do Espírito Santo em nossas vidas e Entender que o Batismo com Espírito Santo fortalece o crente para prestar um melhor serviço ao Senhor.

Conteúdos: O Espírito Santo na Experiência Humana, O Espírito Santo na vida do crente e na igreja, O Batismo com Espírito Santo como capacitador na obra do Mestre.

Dinâmica - Sentindo o Espírito Santo

SENTINDO O ESPÍRITO SANTO

-Tempo Estimado: 15 minutos.

-Objetivo: Mostra que não adianta falarmos do Espírito Santo se não provarmos e sentirmos ele em nossas vidas.

-Material: Uvas.

O relacionamento do Espírito Santo com a humanidade e sua igreja - subsídio para Escola Dominical


Somos convictos

          No livro de João vemos Jesus falando sobre qual a obra do nosso consolador  concernente a humanidade, no seu capítulo 16 nos versos 7 a 11. Ele agirá como promotor da justiça de Cristo àqueles que não quiserem, ou seja, rejeitam a Cristo.
          O Espírito Santo está antes para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, doravante não estaria aqui, pois esse é seu papel perante a humanidade, não adianta qualquer eloquência de um pregador se o Espírito Santo não convencer o homem desses princípios de julgamento espiritual.
         Sabemos que a mente humana não sente e nem acredita que há necessidade de arrependimento de pecados, até porque o Próprio Paulo fala aos crentes de Éfeso, que antes éramos mortos em nossos pecados e delitos, ou seja, o tempo da ignorância sega o homem, mas quando recebemos o Espírito Santo é nos dada a convicção que seremos salvos se perseverarmos até o fim, Ap. 3.21, "Ao que vencer darei o direito de sentar em meu trono comigo", reinaremos com o Deus trino.