sábado, 21 de maio de 2011

Lições Bíblicas 3º - terceiro - trimestre de 2011 - Comentários: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, acompanhe todos os títulos das lições.

          Essas lições trarão para este trimestre, após dois trimestres do falar da igreja primitiva e o movimento pentecostal, assuntos bem atualizados para a nossa prática contemporânea do evangelho, o tema central da lição será: A Missão Integral da Igreja - Porque o Reino de Deus está entre vós. As últimas lições, vem com certeza, embasar a igreja para combater atuais movimentos contrários a doutrina santa da Palavra de Deus.
Espero que os irmãos aproveitem e se preparem cada vez mais para dar um ensino de qualidade a seus alunos. Clique no título da lição e vá direto para o Plano de Aula e Subsídios!




1. O Projeto Original do Reino de Deus
2. A Mensagem do Reino de Deus
3. A Vida do Novo Convertido
4. A Comissão Cultural e a Grande Comissão
5. O Reino de Deus Através da Igreja
6. A Eficácia do Testemunho Cristão
7. A Beleza do Serviço Cristão
8. Igreja - Agente Transformador da Sociedade
9. Preservando a Identidade da Igreja
10. A Atuação Social da Igreja
11. A Influência Cultural da Igreja
12. A Integridade da Doutrina Cristã
13. A Plenitude do Reino de Deus



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lição 8 O Discípulo e o Dízimo - Escola Dominical - Discipulado 1 - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

NOTA

Dinâmica - Oferta voluntária

Objetivo: Estimular o poder de iniciativa e decisão para os problemas financeiros e sociais de nossa igreja.


Procedimentos: Dividir a turma em três grupos mistos e entregar a cada equipe um envelope contendo o fato que será narrado pelo líder escolhido para o grupo. Pedir a cada grupo que comece a discutir o fato, anotando observações e as possíveis soluções através de um planejamento para resolver o problema. O ideal é que se esclareça o motivo que levou o grupo a tomar aquela determinada soluçao. Eis alguns problemas (O professor pode elaborar outros):

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alguns vídeos de movimentos "pentecostais"!

             Olhem esses vídeos com uma visão crítica será que isso trás glorificação do nome de Jesus, ou escândalo para o evangelho?

O primeiro vídeo tem por nome Casamento pentecostal

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas - Postado Originalmente em Atitude de Aprendiz

Objetivos:

- Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
- Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

domingo, 15 de maio de 2011

Lição 8 - O genuíno culto pentecostal, Escola Dominical, 22 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


PLANO DE AULA
LIÇÃO 8
O GENUÍNO CULTO PENTECOSTAL





Objetivos: Os alunos após a aula deverão estarem aptos a entender o real sentido de cultuar, definindo os principais elementos de um culto pentecostal, sabendo que a casa de Deus é lugar de adoração.

1º Momento: Perguntar aos alunos O que significa culto? Será que o nosso culto tem sido desvirtuado? Qual a sua essência? Logo depois fazer o comentário acerca da adoração, leia o artigo Adoração na Igreja.

A adoração da Igreja - Culto verdadeiro ao Senhor!

                Muitos de nós nos perguntamos: O que é adoração? Como realmente se deve adorar? O que seria culto?  Que precisamos para executarmos um culto genuinamente nos moldes da igreja primitiva?
                Ora, nas epístolas paulinas fica implícito que existiam dois tipos de cultos, ou assembleias de adoração, a primeira delas era o culto aberto ao público quer dizer, todos podiam participar, culto de oração, louvor e pregação, momento em que as pessoas ouviam a Palavra de Deus e se convertiam, nos dias de hoje existem cultos assim, só que muitas vezes perdemos tempo apresentando A e B e esquecemos muitas vezes de cultuar a Deus com louvores, a Palavra e orações.
                O segundo era o culto Agape (do grego, amor) ou culto privativo, onde só a igreja local se reunia, ou seja, os cristãos daquela “paróquia” (não entendam paróquia, como do padre, mas como de membros de determinada região composta por igrejas, em algumas igrejas da Assembléia de Deus no Brasil são conhecidas como setores ou áreas). A seguir especificaremos cada um desses cultos:
                Culto público
                Nesse culto era comum a ação do Espírito Santo, os louvores dos Salmos e de hinos produzidos por eles no início da era cristã eram usados de forma espontânea e adoradora, com isso o Espírito Santo habitava no meio desses louvores e agia de maneia sobrenatural, fazendo com que pessoas que dante incrédulas, percebessem o poder de Deus e se convertessem, chegando muitas vezes a casa dos milhares o número de conversões, vemos em várias passagens no livro de Atos 2mil, 3mil ou até mais conversões após a Palavra e o culto sacrificial dado ao Senhor (Rm 12.2). Em (At 2:15) Após quase duas horas da pregação de Pedro de 9h até às 11h da manhã se converteram mais de 3.000 almas, isso em ato publico, ou seja, culto publico.

Lição 8 O Discípulo e a Mordomia Cristã - Escola Dominical - Discipulado 2 - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 8
O DISCÍPULO E A MORDOMIA CRISTÃ

Objetivos: Após a aula o novo discípulo de Cristo deverá distinguir como deve servir a igreja e a sociedade, Conscientizando-se da sua responsabilidade social, espiritual, financeira e serviçal reconhecendo que é um servo do Deus supremo e que deve contribuir com sua vida a obra dos Céus.

1º Momento: Começar questionando O que é um mordomo? O que ele faz? A quem ele obedece? Depois fale que um mordomo é aquele que serve ao seu patrão cuidando de suas coisas enquanto ele não está em casa, ou seja, é uma pessoa de extrema confiança que fica responsável para cuidar de todos os bens do seu senhor. Continue falando basicamente do que é administrar o que "não" é nosso.
Questionar Como devemos administrar as coisas de quem nos confia o cuidado? Se o patrão manda cuidar de algo e o servo não o faz, qual o seu destino? Comente que quando somos empregados e administramos algo de alguém precisamos estar atentos e ter muito zelo e se não for assim, com toda a certeza perderemos o emprego.

Dinâmica - Culto Racional e Adoração

Objetivo: Entender que somos servos e devemos dar nosso corpo como adoração a Deus.


Material: Um desenho de uma ovelha em papel ofício e uma caneta.

Desenvolvimento: Ler a referência Rm (12.01) "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Diga que as ovelhas no Antigo Testamento eram dadas para sacrifício e eram queimadas para que os pecados fossem expiados, mas após a vinda de Jesus na terra os nossos sacrifícios não são mais de animais e sim de nosso próprio corpo, ou seja, devemos permanecer puros e não nos misturarmos com um mundo e nem tampouco nos amoldarmos pelos padrões mundanos, mas sermos transformados pelo conhecimento da verdade que é a Palavra de Deus.

Júri Simulado - Mordomo negligente

Objetivos: Entender como deve ser a mordomia cristã e os princípios que Jesus ensinou para a verdadeira mordomia cristã.

Material: Uma carteira de trabalho, o restante fica a cargo do professor ou mediador incrementar ou não o júri.

Início: relato do caso pelo escrivão: Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.

Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.
"O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar...