sábado, 10 de dezembro de 2011

Novo Layout

O EBD Brasil está passando por algumas reformas em seu Layout, por isso queremos sua opinião!
Deixem seus comentários sobre o nosso novo formato!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lição 11 - O Dia de Adoração e Serviço a Deus, Escola Dominical, CPAD, 11 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivo: Após a aula o aluno deverá entender que a guarda do sábado era ordenança e que deveria ser cumprida cabalmente naquela época, pois o descumprimento deste mandamento acarretaria muitos prejuízos espirituais, mas que em nossos dias a morte de nosso maior de todos os líderes, o nosso próprio Deus (Jesus) anulou o ritual, mas não anulou o compromisso de servirmos a ele de forma humilde, total e integralmente.

Tempo estimado: 1 Hora

1º Momento: Comece a aula cumprimentando os alunos e dizendo que eles são muito importantes para esta aula que, todos juntos pensam melhor que um só, que sintam-se a vontade para comentar e que, se tiverem vontade de falar fiquem à vontade, como também se quiserem ficar calados eles tem o mesmo direito, mas mostre que articular perguntas e afirmações ajudam a aprender melhor! Comente sobre o Shabat, o que era e porque existia, quebre o paradigma de ser só um dia de descanso, na realidade diga que era um dia de serviço, mas de serviço espiritual.

Dinâmica: O verdadeiro líder

Objetivo: Entender como um líder consegue obter verdadeiros resultados através de uma mudança de atitude de cima para baixo, ou melhor, de baixo para cima.
Material: Desenho do antigo e velho paradigma de liderança (adaptado de o Monge e o Executivo) desenho logo abaixo:


domingo, 4 de dezembro de 2011

Lição 11 - O Dia da Adoração e Serviço a Deus, Escola Dominical, CPAD, 11 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Subsídio: Professor Érick Freire.

O DIA DO SENHOR


Estamos próximo a conclusão de nossas lições, e muito temos aprendido sobre a história desse grande homem de Deus chamado Neemias, por isso, agora devemos começar a reflexão sobre todo esse aprendizado! Para que serviu estudar durante esses quase 3 meses de muita benção e abalo intelectual e reconstrução de uma vida espiritual embasada na busca incessante pela Palavra do Senhor, a busca em conhecê-lo e reconhecê-lo, conhecê-lo através de sua Palavra e reconhecê-lo através da vida de homens verdadeiramente de Deus, afastando-se daqueles que distorcem a Palavra e tentam de uma forma ou de outra desviar o povo do seu foco que é a busca pelo Senhor!
Por isso, quando falamos de reflexão vem em nossas cabeças o final de um ano, como é este que está por vir, mas para os judeus essa reflexão é ainda mais profunda, se chama o Shabat, hoje conhecemos como sábado, mas na realidade não é o sábado, pois os dias para judeus não tem nomes, também esses dias não começam a meia noite, o calendário judaico não é solar e sim lunar, possuindo anos de 354 dias em contraponto aos nossos 365 dias, mas a diferença é compensada com um mês extra 7 vezes a cada 19 anos, ou seja, em 7 de 19 anos corridos é inserido o mês de Adár Shení.