sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lição 5 o Discípulo e a Idolatria - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 2 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 5
O DISCÍPULO E A IDOLATRIA

Objetivos: Após a aula o novo discípulo deverá Saber como a bíblia adverte contra a idolatria.  Rejeitar qualquer pessoa ou coisa que queira tomar o lugar de Deus e está pronto para ficar longe dos horóscopos, fetiches, entre outras atividades que desviam o homem a confiança em Deus.

1º Momento: Fazer a dinâmica Evangelho em pedaços, e logo depois trabalhar o tópico I.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lição 5 Conhecendo o valor da oração - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 1 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 5
CONHECENDO O VALOR DA ORAÇÃO

Objetivos: O novo discípulo após essa aula deverá conseguir aplicar os princípios da oração verdadeira e eficaz, Reconhecendo que a oração é uma importante arma contra as tentações, mas que diferencie a oração da reza (vãs repetições), Relacionando algumas histórias bílbicas de personagens que alcançaram vitórias através da oração.

Conteúdos: A formas de oração; Lugares e momentos de oração; A oração vitoriosa.

Tempo estimado: 1 h e 10 min

Dinâmica - Ponto Preto - para aulas sobre oração, ou sobre aspectos negativos

Dinâmica - Ponto Preto - para aulas sobre oração, ou sobre aspectos negativos
Objetivo: Dedicar-se a uma oração mais adoradora e humilde, levando em consideração as bençãos que Deus nos dá todos os dias

Material: Cartolina branca com um ponto preto no centro e meia folha de ofício  e lápis para entregar aos alunos.

domingo, 24 de abril de 2011

Lição 5 - A Importância dos Dons Espirituais, 01 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 5
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS



Objetivos: No término da aula deverá o aluno Reconhecer a importância dos dons espirituais para a obra de Deus; Compreender que os dons espirituais devem estar de "mãos dadas" com os frutos do Espírito e Saber quais os propósitos dos dons espirituais.

Conteúdos: Natureza geral dos dons, a variedade dos dons, Regulamento dos dons, Recebimento dos dons, Os frutos do Espírito.
1º Momento: Começar perguntando: O que é um dom? Para que serve? Pôr as respostas no quadro e depois organizar o que os alunos afirmaram junto com o conceito dado na revista, leia também o artigo DONS ESPIRITUAIS.

Dons Espirituais - Subsídio para Escola Dominical

Natureza dos dons

          Existe uma diferença entre o dom do Espírito e os dons do Espírito, o primeiro concerne em mostrar que é o mesmo que a delegação dada por Jesus na qual cumpriu-se em Atos 2.33, já os dons são relacionados a capacidades especiais e transcendentais (sobrenaturais) conduzidas pelo Espírito Santo para a ministração em condições especiais, carismático.
           Os dons espirituais estão ligados diretamente por três vertentes principais, primeiro a variedade de dons, chamado carismático (Artigo da WIKPEDIA). Segundo, são feitos para servir a igreja, no sentido de diaconia (Ler Artigo - Luteranos), e também para mostrar que Deus opera tudo em todos de acordo com sua vontade, mostrando sua multiforma de trabalhar e agir.

Dinâmica: Os Dons do Espírito Santo.

Fusão

Objetivos: Refletir sobre os presentes de Deus para a sua Igreja através dos dons do Espírito Santo e promover uma análise individual quanto aos dons e talentos recebidos para investimento na obra de Deus.
Material: cola, um coração grande vermelho ou azul-claro e corações pequenos brancos feitos de cartolina. A quantidade de corações pequenos será a mesma do número de alunos.