domingo, 24 de abril de 2011

Dons Espirituais - Subsídio para Escola Dominical

Natureza dos dons

          Existe uma diferença entre o dom do Espírito e os dons do Espírito, o primeiro concerne em mostrar que é o mesmo que a delegação dada por Jesus na qual cumpriu-se em Atos 2.33, já os dons são relacionados a capacidades especiais e transcendentais (sobrenaturais) conduzidas pelo Espírito Santo para a ministração em condições especiais, carismático.
           Os dons espirituais estão ligados diretamente por três vertentes principais, primeiro a variedade de dons, chamado carismático (Artigo da WIKPEDIA). Segundo, são feitos para servir a igreja, no sentido de diaconia (Ler Artigo - Luteranos), e também para mostrar que Deus opera tudo em todos de acordo com sua vontade, mostrando sua multiforma de trabalhar e agir.
            Recomendo que leia 1 Coríntios 12, 13 e 14 (Clique nos capítulos e leia on line). Pois o apóstolo Paulo detalha sobre o que são so dons, para que servem e até que ponto podem ser usados, quando devem ser usados, outro ponto importante que ele fala, mexe muito com as igrejas neopentecostais, que se olharmos bem, para Paulo não passam de meninos, mas você pode dizer, mas Paulo nem conheceu esse movimento neopentecostal, aí é que nos enganamos, na realidade o movimento neopentecostal do barulho sem explicação começou na igreja de Corinto, leia principalmente o final do capítulo 13.11 até o final capítulo 14. Ele começa (13.11) dizendo "quando eu era menino pensava e agia como menino, mas agora que sou homem faço  as coisas de homem", mas adiante ele confirma outra vez isso dizendo, "irmãos não somos mais crianças, pensem como adultos" (14.20), é por isso que hoje usamos o termo meninice quando acontece um movimento neopentecostal na igreja.
            Às vezes nos perguntamos Para que serve os dons espirituais? Qual o seu propósito? Podemos usar a qualquer hora? Na realidade os dons espirituais são dados primeiro para edificar a igreja, mas o seu uso deve ser ensinado (não no sentido de como se faz para usar as línguas ou aprender a falar (isso é heresia), mas de como se comportar quando elas fluirem de dentro do nosso ser, como já disse é um feito sobrenatural) e também esses dons servem para mostrarem a glória de Deus aos homens para ganhá-los para o evangelho de Cristo (Ef. 4:7-13).
           Os dons podem ser divididos em três grupos principais (Clique em cada dom e aprenda detalhadamente sobre cada um):
  1. Sabedoria Sobrenatural, são eles: Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimentoDiscernimento de espíritos.
  2. Ação Sobrenatural, são eles: Cura, Milagres, Profecia e  .
  3. Falar Sobrenatural, são eles: Variedade de línguas e Interpretação de línguas.
 
Regras gerais para os dons do Espírito

          O Espírito Santo age de várias formas, mas sabemos que essas ações devem ter uma regulamentação, não quero dizer que o Espírito Santo é sem controle, pelo contrário, quem muitas vezes sai do controle somos nós e isso é notório principalmente em cultos neopentecostais, não criticando procedimento de igreja A ou B, mas indicando aos amados irmãos que tenhamos cuidado, pois como já foi dito no início desse artigo "Não sejamos meninos" em proposição a isso passaremos a olhar com maior cuidado agora os textos de 1 Co 12, 13 e 14 no que se refere as regras gerais para o uso dos dons e até que ponto tornasse meninice. Quero que compreendam primeiro uma diferença, para não continuarem dizendo que fulano está sendo usado pela carne, ou ciclano pelo Diabo. Na realidade dizer que é meninice não quer dizer que realmente aquela pessoa está falando em línguas ou não, mas que está sendo feito um uso "infantil" dos dons, acho que fui mais compreensível agora.
           Dos três capítulos supracitados o que melhor norteia regras é o Capítulo 14 onde Paulo entre os versículos 5 a 19 fala sobre a proporcionalidade dos dons, ou seja, o dom de línguas é de natureza espetacular, por isso os irmãos de Coríntios tinham se voltado mais para esse tipo de dom, não obstante sabemos que as igrejas hoje, sejam pentecostais ou neopentecostais usam esse dom como um "baluarte" ou "amuleto", mas sabemos que a origem pentecostal verdadeira não é essa, nesse centenário das Assembléias de Deus devemos resgatar o verdadeiro valor do pentecostalismo, ou seja, a colheita espiritual e o evangelismo.
           Paulo é bem enfático em dizer que era necessário o uso da profecia e da interpretação para ter uma edificação espiritual fosse inteligente.
           Outro ponto dessas regras é a Edificação da igreja, ou seja, edificar é o mesmo que embasar, como um pedreiro que faz o alicerce de uma casa em cima da rocha, essa edificação trás algumas consequências em seu bojo de ramificações, quer dizer, primeiro ela dá forças e encorajamento ao crente e depois conversão aos descrentes.
           Um dos mais importantes regulamentos dentre esses é o autocontrole ou autodomínio (Verso 32), mas porque Paulo falou sobre o autocontrole? O que ele queria dizer com isso? Ora, os Coríntios poderíam dizer que quando o Espírito Santo vem sobre suas vidas não se podiam controlar, porque o Espírito Santo é mais poderoso que eles, mas Paulo mostra que o nosso espírito é sujeito a nós e não o Espírito Santo, ou seja, o Espírito nos enche, mas o nosso espírito nos obedece, pois podemos nos controlar para que não haja escandalo principalmente da parte daqueles que ainda não conhecem a Palavra, os não cristãos. Vemos exemplos rotineiros disto nos dias de hoje, inclusive aqui na própria internet tem vídeos ridicularizando essas ações sem regras e limites (postarei alguns desses vídeos no fim desse artigo para que analisem criticamente, essas ações espirituais, se são falta de autodomínio ou não).
          A sabedoria No versículo 20 Paulo é bem direto, "deixem de serem crianças", ou seja, usem a sabedoria, saibam a hora certa de falar e como falar, saibam que é falta de sabedoria usar o dom de línguas de forma alheia e do jeito que se quer, por isso afirmo que usar o bom senso é bem mais racional para autênticos cristãos que não querem ser "chacotados".
          Muitos cultos de hoje em dia, como naquela época são cheios de desordem, e ainda chamam de "avivamento espiritual", vou usar a afirmação de Paulo outra vez "não sejamos meninos", avivamento espiritual é diretamente ligado a uma igreja ou alguém que evangeliza, adora e estuda a palavra rotineiramente, e é nesse contexto que a Ordem é mais um regulamento instaurado na primeira carta aos Coríntios (14.40), pois "tudo o que fizer se faça com decência e ordem". "O Espírito Santo, o grande arquiteto do Universo com toda a sua beleza, certamente não inspira nada que seja desordenado e vergonhoso" (PEARLMAN, 2010, p. 327).
         Outro ponto importante de se falar é que todo podem ser passíveis em aprender, ou seja, o uso dos dons pode Ser ensinado, nos versículos 37 e 38 ele deixa isso bem claro, pois alguns crentes não haviam gostado de algumas críticas que partiam de seus dirigentes, muitos deles ficaram até ofendidos por tais interferências, mas Paulo foi enfático em mostrar que precisavam aprender. Isso não quer dizer que os pastores e ou líderes possam fazer vergonha aos membros e sair citando nomes, ou até repreendendo de púpito, principalmente os novos na fé que muitas vezes são infantis e não se controlam por não terem sido ensinados da maneira correta de agir, acho que esses três capítulos de Coríntios deveríam ser melhor estudados por nossas igrejas pentecostais, principalmente aos Novos Convertidos que muitas vezes comentem "erros" inconscientemente.


O recebimento dos dons

           Deus pode conceder um dom, por sua soberania, a quem Ele quiser, ou seja, não precisa que a pessoa peça para que Ele dê, mas na maioria das vezes em trabalha em consonância com o homem. O que quero dizer é que não existe uma forma, ou uma receita que diga "Se você fizer isso, isso e isso recebrá tal dom" por exemplo. Se ensinaram a você falar em línguas pode passar a entender que você não foi batizado com Espírito Santo e não tem o dom de línguaS, porque esses dons são concedidos através de obra e misericórdia puramente Divina. Essa história de "Profetize irmão benção pra sua vida" não existe, o que se pode dizer é "Peça a Deus bençãos para sua vida, irmão", "Tenha fé em Cristo" "Confie que Deus é fiel", essa história de tá dizendo que tem o dom de profecia e ainda por cima falar que "Eu decreto"!, "Eu não aceito!", "Eu quero!" e "Eu posso" foi uma heresia colocada em nossas igrejas por um homem irresponsável que escreveu o livro A Autoridade do crente, crente não tem autoridade nenhuma sem a presença de Jesus, crente não tem dom nenhum por seus próprios méritos, o crente é servo e servo serve ao seu Senhor, ou seja, os dons são concedidos por Deus a quem Ele quer para edificação, crescimento, restauração e mordomia da obra cristã na terra.
           Aqui vamos traçar alguns perfis que aqueles que recebem os dons deve ter, porque a quem é dado a este é cobrado (Lc 12:48), leia esse artigo sobre Parábola dos Talentos antes de continuar:
           Para recebermos os dons primeiro devemos ser submissos a vontade de nosso Deus, não devemos ser autocentristas e sim teocentristas, hã? O quê? Você pode está se perguntando, o que é isso que quiz dizer? Queridos devemos está no centro da vontade de Deus, "só isso", submissos a Ele, devemos pensar assim "não o que eu quero, mas o que Ele quer"(PEARLMAN, 2010, p. 329).
          Outro fator é ter anseio em receber, alguns a chamam de ambição santa, mas prefiro chamar de anseio pelas coisas do Senhor em 1Co 12.31 Paulo diz "Portanto, buscai insesantemente os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente", e essa busca não será prejudicial, porque é uma busca pelas coisas de Deus, e se o santo apóstolo Paulo disse que buscássemos insesantemente ele sabia o que estava dizendo, então não há nenhum problema de buscar esses dons, mas tenhamos cuidado, principalmente os casados o próprio Paulo mesmo afirma que os casados primeiro zelem por sua casa, não vá deixar sua(eu) esposa(o) e sair por aí pra todo círculo, culto e campanha de oração, ou deixar os afazeres de casa e/ou trabalho, pois sua primeira responsabilidade é cuidar de sua família, se casou se responsabilize e isso é primordial.
         Precisamos ter também Um desejo aquecido pelos dons, consequência da oração e submissão outrora comentados.
         Fé, esperamos alimentar essa fé trabalhando para o Senhor Jesus e não ficarmos de braços cruzados esperando que caia do céu, ou deitados em uma rede a balançar dizendo "Eu tenho fé que Jesus vai me dar os dons quando Ele quiser e pode ser deitado aqui na rede, sem fazer nada, não preciso dessas coisas!", pois vai ficar esperando literalmente deitado, porque o Senhor procura os que querem trabalhar!

A prova dos dons

          Sabemos que os dons podem ser dissimulados pelo Diabo, pois a própria Bíblia admite que isso possa ocorrer, mas devemos ter cuidado, muito cuidado para discernir se é de Deus, do Diabo ou do próprio espírito de uma pessoa entusiasmada, mas para isso podemos ter algumas orientações para que possamos ter uma ideia do que seja o verdadeiro, ou seja, dado diretamente pelo Espírito Santo.
            Primeiro devemos ver se o que se diz tem fidelidade a Cristo, pois Paulo tinha recebido um questionamento quando estava em Éfeso através de uma carta enviada pela igreja de Corinto, possivelmente, pois dá-se a entender isso em 1 Co 12.3, quando ele afirma que ninguém pode estar sendo usado pelo Espírito se disser "Jesus seja amaldiçoado!", mas estará sendo usado pelo Espírito quando afirma "Jesus é o Senhor!", possivelmente algum adivinho ou algum pagão estivesse em alguma reunião em que houve manisfestação de dons e Ele rogou pelos demônios que Jesus fosse amaldiçoado. Em vários países que não aceitam o crédito a pregação da Palavra de Cristo, no mundo contemporâneo, vemos casos muito semelhantes, e também podemos ver isso até com pessoas que entram na igreja sendo usados pelo inimigo,  muitas vezes embriagados por álcool ou efeito de alguma droga, falando em línguas "estranhas". Pessamos ao Senhor discernimento de espíritos.
            Existem algumas referências que mostram a inspiração diabólica que conduz a adoração a ídolos (1 Co 10.20) e a inspiração Divina (1 Co 12.3; Ap. 19.10; Mt. 16,17 - Esses versículos mostram que Pedro foi usado através do discernimento de Espíritos, pois Jesus afirma que quem deu essas palavras a ele foi "o meu Pai que está nos Céus escritor escreve o seguinte "".) Em (1 Jo 4.1, 2) o "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus".
           Existe também a prova prática, como afirma Pearlman "Os coríntios eram espirituais no sentido de que mostravam um vivo interesse pelos dons espirituais (1Co 12.1; 14.12). Entretanto, embora se gloriassem no poder vivificante do Espírito, parecia haver falta de seu poder santificador", como muitas igrejas de hoje, haviam facções na igreja, passavam a mão ou encobriam a imoralidade de alguns membros, tinham brigas judicialis entre os próprios irmãos da igreja e até retornaram alguns aos costumes pagãos e outros íam para ceia embriagados, ou até para matarem a fome, por isso que ele afirma em 1 Co. 11(clique e leia)todas essas coisas. Ou seja, a igreja de Coríntios era a cópia de muitas igrejas hoje que se engessam na busca dos usos dos dons e esquecem do amor de Cristo e o mandamento de Jesus "Amai Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".
          Na realidade conhecemos esse capítulo de Coríntios para usarmos na ceia e não olhamos os versículos iniciais (1-22) e o (34), leiam detalhadamente estes versículos e vejam na realidade o que Paulo estava querendo dizer a igreja em Corinto, na realidade ele a estava doutrinando, porque estavam fazendo a ceia de todo jeito, tinha deixado de ser um memorial a Cristo e passou a ser uma espécie de "farra".

Prova doutrinária

         Simplesmente para sabermos se alguém está sendo usado por Deus, ou pelo Diabo devemos averiguar se há base doutrinária no que está se falando, será que aquilo que estamos ouvindo confirma "o que foi revelado por Cristo aos seus apóstolos"? (PEARLMAN, 2010, p.333), aquele dito "profeta" que nega a encarnação de Deus (Jesus) não fala pelo Espírito da Verdade e sim está sendo usado pela carne ou pelo Diabo.


AMÉM QUE O SENHOR VOS ABENÇOE!!!

DÚVIDAS E SUGESTÕES: DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS!!!



RECOMENDO





Muito bom preço e importante livro para o estudo das lições bíblicas desse 2 º trimestre de 2011, clique no título do Livro de Myer Pearlman e aproveite por R$ 16,00. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia< CLIQUE AQUI >

3 comentários:

  1. Queridos fiquem a vontade para comentar e deixar suas opiniões, pois é muito importante para o desenvolvimento desse trabalho.

    Deixem também sugestões ao Blog.

    ResponderExcluir
  2. Érick confesso que no onício da leitura fiquei com o pé atrás, porque quando se fala em certas atitudes de igrejas, já não gosto.

    Porém fui lendo porque achei o artigo interessante, agora que terminai de ler tudo quero te dar os parabéns, que artigo RICO em conhecimento!! (segundo a palavra), do jeito que gosto organizado e com todas as referências do que se referia.

    Tirei algumas dúvidas que ficavam confundido as minhas idéias...

    Parabéns amado, e Continue com esse trabalho tão abençoado pelo PAi


    Paz!

    ResponderExcluir
  3. aqui descobri o quanto Deus quer nos usar.que delicia de estuda

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!