sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lição 8 - O legado de Elias, Programa EBD Brasil.



Queridos e amados irmãos, hoje estaremos realizando o programa EBD Brasil (15 horas) na www.fmjesusmeurei.com aguardo todos vocês, façam perguntas pelo nosso CHAT.
Deus os abençoe!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lição 8: O Legado de Elias (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 8: O Legado de Elias (Subsídio Exegético)

A graça e a paz do Senhor!
 

Texto  2 Reis 2.9.
 

Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada do teu espírito sobre mim.

Elias, אֵלִיָּהוּ (’ëlîyähû), אֵלִיָּה (’ëlîyâ): De acordo com o dicionário de Strong אֵלִיָּה (’ëlîyâ) significa YHWH é Deus, por se tratar de uma composição formada pelas palavras אֵל (’ël significa poder força, deus, Deus) e יָהּ (yâh é forma reduzida de YHWH); A forma prolongada אֵלִיָּהוּ (’ëlîyähû) significa YHWH é o Deus dele, o (shûreq) no final da palavra é o sufixo pronominal possessivo masculino da 3ª pessoa do singular. Essas são as duas maneiras que o nome de Elias aparece nos Escritos Sagrados. Versículos para conferência 2 Rs 1.3 (אֵלִיָּה) e 2 Rs 2.9 (אֵלִיָּהוּ).

Eliseu, אֱלִישָׁה (’elîshâ): O nome de Eliseu é composto por אֵל (’ël,; ver Elias) e יֶשַׁע (yesha‘ que significa liberdade, salvação). Deus é Salvação. 

Pede-me, שְׁאַל (she’al - BHS): O verbo שָׁאַל (shä’al) está no imperativo Qal (grau simples). Elias ordena a Eliseu que lhe peça. O presente verbo pode ser traduzido por perguntar, interrogar, inquirir, pedir, solicitar, requerer, exigir, desejar. No contexto a ideia de pedir ou solicitar prevalece. 

Faça,  אֶעֱשֶׂה (’e‘eseh - BHS): Observemos o que diz Schökel (2004) sobre o uso desse verbo que “mais ainda que em português (...) tem uma enorme gama de usos e presta-se a múltiplas combinações. Muitas vezes pode ser traduzido por “fazer”;” O verbo עָשָׂה (‘äsâ) pode ser traduzido como agir, trabalhar, fazer, executar, atuar, elaborar, construir, preparar, confeccionar.
A maneira que os verbos שָׁאַל (shä’al) e עָשָׂה (‘äsâ) podem ser traduzidos nos conduz a perceber em Elias a disposição de servir o seu servo Eliseu, pois o pedir que Eliseu é ordenado a praticar, implica em solicitar e o fazer que o profeta Elias se dispõe, também, possui a ideia de trabalho. Cristo traz de forma explícita a prática de ser o servo dos servos.

Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lucas 22.26
 

Ir. Cleiton Medeiros

_________________________________________________

Referências:

HOLLADAY, William L.. Léxico: Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. 1ª edição São Paulo, SP: Vida Nova, 2010. Tradução: Daniel de Oliveira.

SCHÖKEL, Luis Alonso. Dicionário Bíblico Hebraico-Português.3ª edição São Paulo, Sp: Paulus, 2004. Tradução: Ivo Storniolo, José Bortolini.

SAYÃO, Luiz A. T. (Ed.). Antigo Testamento: Poliglota. São Paulo, Sp: Vida Nova: Sociedade Bíblica do Brasil, 2003.

HARRIS, R Laird; ARCHER JUNIOR, Gleason L; WALTKE, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1998. Trad. Mácio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão; Carlos Oswaldo C. Pinto.

SOARES, Alexandre et al. (Ed.). Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico-Grego. 4ª Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2009.

MENDES, Paulo. Noções de Hebraico Bíblico. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1981.

BAZAGLIA, Paulo (Ed.). Bíblia de Jerusalém. São Paulo, Sp: Paulus, 2002.

DOUGLAS, J. D. (Org.). O Novo Dicionário da Bíblia. 3ª ed. São Paulo, Sp: Vida Nova, 2006.

STRONG, James. Dicionário Bíblico Strong. Barueri, Sp: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lição 8 - O Legado de Elias, 24 de fevereiro de 2013, Subsídio: Professor Érick Freire.


“Mas Josafá perguntou: "Será que não há aqui profeta do Senhor, para que possamos consultar o Senhor por meio dele? "Um conselheiro do rei de Israel respondeu: "Eliseu, filho de Safate, está aqui. Ele era auxiliar de Elias". (2 Reis 3:11)

O tema da lição desta semana é bem interessante, fala de legado, o legado de Elias, e é neste assunto que iremos começar no nosso texto da semana, pois quando falamos em legado remetemo-nos a uma marca deixada por alguém, mas isso é um conceito do senso comum, pois o sentido de legado seria segundo Ruth Rocha “2.Aquilo que é deixado a outrem em testamento”(p.429, 2010). E qual seria o testamento de Elias? O que poderíamos deixar como símbolo do legado de Elias? A capa, quando Elias encontra Eliseu arando a terra com dois bois ele o encobre com sua capa, isto representava a consagração do seu substituto. Não podemos esquecer que Elias estava já um tanto cansado, acabara de passar por uma prova tremenda, estava sendo perseguido pelo rei, estava em momento de introspecção. Agora Deus mandara Elias deixar seu legado, “Eliseu... ungirás profeta em teu lugar” (1 Reis 19:16).

Escola Dominical - Panatis Natal/RN - Superintendente: Professor Érick Freire

Uma visão geral e o resumo final da Escola Bíblica Dominical feito pelo Pastor Manoel Bezerra Damasceno.
Imagens e edição: Evilásia Vitorino.

Lição 8 - O Legado de Elias, subsídio: Pb. João Ribeiro

INTRODUÇÃO
O profeta Elias marcou toda uma geração e a história do profetismo em Israel ao defender a preservação da adoração ao único e verdadeiro Deus, Jeová, durante o reinado idólatra do rei Acabe, em meio a uma cultura dominada pela adoração a Baal. 


Seu nome e atitude foram lembrados séculos depois e permanecem presentes: primeiro quando Malaquias profetizou a respeito de outro profeta que viria a ministrar com a mesma virtude e zelo. Este homem de Deus veio e pregou em meio ao deserto, seu nome, João Batista. Ele foi reconhecido pelo Senhor Jesus Cristo como o profeta enviado que operou à semelhança de Elias.



Elias deixou também as marcas de um legado de humildade quando da sua saída do cenário religioso de Israel. Antes de ser arrebatado aos céus, reconheceu o tempo da partida, e escolheu e preparou o seu sucessor ouvindo e atendendo a orientação do Senhor.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

UFC - Silas Malafaia x Marília Gabriela

Bem vindos, ao ultimate fight championship 777!

No primeiro round, Gabi parte para cima de Silas com a teologia da prosperidade, Silas se defende bem, ele tenta revidar e acaba atingindo quem está fora do octógono, muitos golpes nos teólogos da prosperidade crassa. Mais uma vez Gabi tenta golpear o bolso do pastor popstar e ele sente, como o assunto é financeiro ele tenta um golpe forçado, ela demonstra entender melhor do que ele que o evangelho não é fonte de lucro. Gabi ainda o atinge com alguns pontapés, riqueza e dízimos, apesar de faixa branca, demonstrou certa habilidade. Gabi vence.