sábado, 15 de dezembro de 2012

EBD Brasil - TOP3 TOPBLOG 2012.

  1. O Blog EBD Brasil está mais uma vez de parabéns, no ano passado ficou entre os 100 melhores blogs religiosos do País, mas este ano o feito foi ainda maior. É finalista na categoria Profissional de Religião no júri Acadêmico, o blog foi analisado pelos quesitos abaixo:

  2. Quesito Conteúdo - peso 10
  3. Quesito Apresentação - peso 10
  4. Quesito Interatividade - peso 10
  5. Quesito Criatividade - peso 10
  6. Quesito Atualização - peso 10
Os outros blogs finalistas com o EBD pelo júri acadêmico são www.destruidordedogmas.com.br e www.tecnologiaespiritismo.com .

Lição 11 - Ageu - O compromisso do Povo da Aliança - CHAT às 21:30 (Natal)

Confira o chat no EBD Brasil sobre o tema da lição desta semana, clique Aqui ou vá para a página de CHAT.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lição 11 - Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança, subsídio: Professor Érick Freire

"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "
Ageu 1:4

Povo de Deus ou povo de si mesmo?
A maioria dos profetas do Antigo Testamento eram pré-exílicos, ou seja, profetizaram antes dos cativeiros Assírio e Babilônico. Alguns também profetizaram durante o cativeiro, como por exemplo Daniel e Ezequiel, os únicos pós-exílicos são Ageu, Malaquias e Zacarias.
As profecias de Ageu são bem objetivas e giravam em torno do governo de Zorobabel e da importância de sua liderança para a reconstrução do templo, Deus os incentivava através de seu servo Ageu a reconstruirem o templo e isso foi feito, mas o resto da cidade de Jerusalém só seria reconstruída alguns anos depois com Neemias, assunto que trato no livro RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL, o exemplo de Neemias.

Lição 11 - Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança, coletânea de textos IEADERN.


O profeta Ageu.

Ageu [[Nascido Numa] Festividade].
Profeta hebreu, que estava em Judá e Jerusalém durante a governança de Zorobabel, no reino do rei persa Dario Histaspes. — Ag 1:1; 2:1, 10, 20; Esd 5:1, 2.
A tradição judaica sustenta que Ageu era membro da Grande Sinagoga. À base de Ageu 2:10-19, sugeriu-se que ele talvez tenha sido sacerdote. Seu nome aparece junto com o do profeta Zacarias nos cabeçalhos do Salmo 111 na Vulgata latina, do salmo 145 na Septuaginta grega,  e salmos 146, 147 e 148 na Septuaginta. É provável que Ageu tenha nascido em Babilônia e que se tenha juntado a Zorobabel e ao restante judaico no retorno destes a Jerusalém, em 537 AEC. Mas pouco se sabe realmente sobre Ageu, pois as Escrituras não revelam a ascendência, a tribo, e assim por diante, do profeta.

Lição 11 - Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança - IEADERN

Confiram os slides apresentados na última quarta-feira na central da IEADERN.