terça-feira, 3 de maio de 2011

Texto de Reflexão: A Escola dos Bichos

Era uma vez um grupo de animais que quis fazer alguma coisa para resolver os problemas do mundo. Para isto, eles organizaram uma escola. A escola dos bichos estabeleceu um currículo de matérias que incluía correr, subir em árvores, em montanhas, nadar e voar. Para facilitar as coisas, ficou decidido que todos os animais fariam todas as matérias.
O pato se deu muito bem em natação, até melhor que o professor. Estava indo muito mal na aula de vôo e na corrida. Por causa de suas deficiências, ele precisou deixar um pouco de lado a natação e ter aulas extras. Isto fez com que seus pés de pato ficassem muito doloridos e o pato já não era mais tão bom nadador como antes. Estava quase passando de ano e este aspecto de sua formação não estava preocupando a ninguém, exceto, é claro, ao pato.
O coelho era, de longe, o melhor corredor e começou a ter tremores nas pernas de tanto tentar aprender natação.
O esquilo era excelente em subida de árvore, porém enfrentava problemas constantes na aula de vôo, porque o professor

Dinâmica: Presentes do Espírito Santo

Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais.


Material: 03 caixas de presente.
 
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.

Procedimento:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.

Lição 06: Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus - Por Sulamita Macedo


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Ao iniciar aula, cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: Dons que manifestam a sabedoria de Deus.

- Em seguida, utilizem a dinâmica: Presentes do Espírito Santo.

Homenagem - Dia das Mães!

      Queridos, essa postagem será muito especial, pois aqui quero agradecer a Deus pela mãe que tenho, sem ela eu não existiria e a maior parte da minha personalidade, gosto pela leitura e o estudo da palavra herdei dela. Quantas noites eu acordava pela madrugada, via a luz do quarto acesa e ela lendo a Bíblia enquanto meu pai dormia. E eu sempre queria saber o que ela tanto lia que a deixava horas e horas madrugada a dentro, lendo a Palavra. Hoje compreendo o quanto é valioso estudar a palavra de Deus e o quanto é genial descobrir a cada dia a manifestação da sabedoria divina, que essa, Deus também deu a minha mãe!
      Mulher de oração, muito calma e paciente, humilde, porém muito insistente e persistente, essa é a irmã Evilásia  Vitorino Freire, minha mãe que tanto amo e que as atribuições da vida fazem com que mesmo morando perto estejamos tão longe.

domingo, 1 de maio de 2011

Lição 6 - Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus, 08 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 6
DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS



Objetivos: aluno deverá após a aula relacionar os dons do Espírito Santo conforme 1 Co 12. 8-10. Explicando o que é o dom da palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de Espíritos,Compreendendo a importância de estarmos atentos e munidos dos dons espirituais.
1º Momento: Pergunte O que é sabedoria? Existe diferença entre a sabedoria humana e a de Deus? Qual? Esperar os alunos falarem, e logo depois mostrar o que significa sabedoria e comentar sobre os dons que são classificados como Sabedoria sobrenatural, que são eles: Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento Discernimento de espíritos.(Clique em cada um e acesse o artigo sobre eles).

A sabedoria de Deus

No começo do livro de provérbios, o autor Salomão cita que o temor a Deus é o principio da sabedoria. No livro de Tiago encontramos que aquele que pede sabedoria a Deus, Esse o dá de boa vontade, ele também cita que temos que pedir com fé, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que o vento o leva de lado para o outro. Sabido isso, temos que o temor a Deus, além de reverencia, deve de estar fundamentada na fé.

Dinâmica - Roda de Debate: Os Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus

Objetivo: Discernir entre a sabedoria humana e a sabedoria de Deus.

Material: Uma cartolina com a frase "A SABEDORIA E INTELIGÊNCIA DO HOMEM SÓ VAI ATÉ ONDE "DEUS" PERMITE!"

Desenvolvimento: Por a sala em forma de círculo e dividi-la em 3 ou 4 grupos no máximo. Depois expor a cartolina com a Frase e pedir para que cada grupo relacione a frase com a Bíblia, dando

Lição 6 O Discípulo e a Fé - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 1 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

Introdução
Caro professor da sala de discipulado, lembre-se que a maior parte de seus alunos ainda pouco conhecem a bíblia e alguns deles, apesar da sexta semana na escola bíblica, possuem muitas dúvidas em relação a fé, mas sabemos que existem também alguns alunos que já conhecem bastante o que é a fé, mesmo que de forma deturpada  possuem algum conceito sobre o assunto, por isso nunca deixe de buscar neles o aprendizado, use parábolas se possível, conte e prepare sempre alguma história que aconteceu com você em relação ao tema e utilize como exemplo, também deixe algum contar algo, mas sempre direcione e oriente de forma que conserte alguns erros do que eles tem como conceito de fé, por exemplo, se vierem falar sobre a fé no milagre de um santo católico, diga que só quem opera milagres é Jesus.

Dinâmica: A flor

Autor: Débora Ferreira
Material: Pétalas (bem grandes) desenhadas e recortadas em papel A4.
Introdução: O professor inicia a dinâmica falando sobre a importância do amor na igreja e que ele é responsável pelos atos de caridade, ou seja, obras. Muitos irmãos têm espalhado a péssima notícia que o amor parece desacreditado, mas não o verdadeiro amor cristão; esse nunca estará desacreditado, pois ele reflete o genuíno amor de Deus e é o modo da Igreja mostrar que está viva. O assunto do amor é tão extenso quanto a Bíblia e tão profundo quanto o próprio Deus, pois "Deus é amor (Jo 4.8).
Procedimento: Inicie a dinâmica entregando o perfil de pétala de flor recortadas bem grande. A seguir, peça que todos amassem bastante a folha. Depois comece a falar que aquela folha lisa simboliza a pessoa