terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lição 13 A Plenitude do Reino de Deus, Escola Dominical, CPAD, 25 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 13 - A Plenitude do Reino de Deus




Objetivos: O aluno após a aula deverá Compreender que a plenitude do Reino é a nossa bendita esperança, sabendo que o Reino de Deus é uma sublime realidade, conscientizar-se de que a efetivação do Reino se dará com a segunda vinda de Cristo.


Observação: Nessa semana não recomendarei nem farei uma dinâmica para a lição por se tratar de final de trimestre e é recomendável que o tempo da dinâmica seja o usado no início para revisar as lições anteriores.


1º Momento: Faça um resumo das lições do 3º trimestre de 2011.

2º Momento: Pergunte aos alunos o que eles acham que é plenitude do Reino de Deus, outra pergunta muito importante de se fazer é: O que é o Reino de Deus? Espere as respostas e logo depois lembre que a Lição 1 < Clique Aqui > falou sobre o que é o Reino de Deus, comente que a plenitude do Reino de Deus se dará com a segunda vinda de Cristo a Terra e esta é mencionada mais de 300 vezes no Novo Testamento, só o apóstolo Paulo repete sobre essa vinda (chamada hoje de arrebatamento) mais de 50 vezes, se quiser observe (1Tessalonicenses e 2Tessalonicenses), também os capítulos de Mateus 24 e Marcos 13 estão estritamente relacionados a segunda vinda de Cristo a Terra.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dinâmica: A Construção - Por Sulamita Macedo


Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material: figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

Procedimento:
- Leiam o texto abaixo:
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.        Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
                Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

Lição 13 Os dois construtores - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 13 - Os dois Construtores

Objetivos: Na conclusão dessa lição o aluno terá adquirido a habilidade de explicar o significado e aplicar a parábola dos dois construtores à realidade da nossa vida cristã. Como também saber firmar a sua vida espiritual na sabedoria de Deus e na sua vontade, destacando a importância desse firmamento nos alicerces da fé em Cristo.

1º Momento: Faça a Dinâmica A Construção.

2º Momento: Falar sobre o tópico os dois fundamentos, enfatize o mais importante entre os dois fundamentos, mostre que o conhecimento humano (areia) é passageiro e que qualquer sopro natural pode levá-la para longe, leia o artigo Dunas da Wikipedia, veja que a areia da duna é facilmente transportada e sempre muda sua posição, isso é semelhante ao conhecimento humano que é muito volátil.

domingo, 18 de setembro de 2011

Resultado final da enquete

O resultado da enquete sobre o novo assunto a ser postado semanalmente no blog EBD Brasil já foi computado, como transcrito abaixo, dando ligeira vantagem para escatologia , por isso, deveremos ter uma nova enquete com os dois assuntos mais votados, para termos números finais escolhidos por mais da metade dos internautas, a enquete será iniciada hoje dia 18/09/2011 e se encerrará às 0:00h do dia 18/10/2011.

                                                             Votos                          %
Escatologia                                         53                           23,6%
Psicologia Educacional                     49                           21,8%
Didática                                               40                           18,8%
Pedagogia                                           30                           13,0%
Hermenêutica                                      28                           12,0%
Sistemática                                          14                           6,0%
Outros                                                  11                           4,8%

TOTAL                                               225                         100,0%