terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lição 4 Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus, Escola Dominical, CPAD, 23 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivos: O aluno após a aula deverá identificar que houve uma grande oposição ao seu trabalho, compreendendo a importância da união do povo de Deus diante da oposição, sabendo que a importância da oração e vigilância são imprescindíveis.

1º Momento: Pergunte aos alunos: O que é oposição? Espere as respostas e diga que oposição é quando alguém se dispõe a contrariar ou se por contra algo ou alguma causa, um dos exemplos que podemos ter é o próprio Diabo que se opõe a obra de Deus. Logo depois diga que a oposição de Sambalat era uma oposição externa que se utilizou do escárnio, a ameaça e nutriu o desânimo do povo, leia o artigo Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus < Clique aqui >.
Comente sobre os pontos 1, 2 e 3 do tópico I e pergunte: Alguém aqui conhece pessoas como Sambalat como elas procedem? espere as respostas e depois continue dizendo "Pessoas como Sambalat se alegram em diminuir os outros, por exemplo, quando uma pessoa é chamada para assumir uma função na casa do Senhor alguém chega e diz "O pastor só pôs você porque ninguém queria essa função". E nós não devemos cair nesse discurso pessimista que tem como objetivo nos desanimar e não dá o nosso melhor, são palavras zombeteiras, mas para isso temos uma resposta, a oração. Muitas vezes essas palavras desanimadoras estão recheados de falsas acusações. Como Neemias devemos reagir a isso, mas com oração ao Senhor.

Dinâmica - Obstáculos na estrada

Objetivo: Conscientização acerca do grau de confiança pessoal e segurança.
Material: Objetos diversos que podem servir de obstáculos.
Procedimento: O grupo que vai competir se reúne em uma sala e o professor mostrará um pequeno percurso de obstáculos, que poderá ser de um banco, um colchão, um tapete enrolado, livros ou alguns pequenos objetos se não houver muito espaço.
Mostre a linha de largada e de chegada antes de começar o percurso. Deixe-os estudar os locais dos objetos com cuidado. Em seguida, os escolhidos saem da sala e decidem quem fará primeiro o percurso dos obstáculos; neste tempo, remove-se os obstáculos da sala. Coloque uma venda nos olhos do primeiro participante e leve-o ao local inicial. Enquanto ele percorre o caminho com muita cautela, o grupo pode rir e falar baixinho com gritos de cuidados e risos para indicar dificuldade. Quando terminar seu trajeto, tire a venda. Ele ficará surpreso. O segundo escolhido começa a sua trajetória de olhos vendados, enquanto os murmúrios e gritos aumentam.

Dinâmica: Palavra que transforma

Objetivo: Entender que o servo do Senhor é transformado pela Palavra de Deus e que ele a inspirou.

Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. 


Desenvolvimento: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja.Então refletimos:- Como a Palavra de Deus age na minha vida?- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?- Ou estou agindo como o giz que guarda a água para si sem partilhar com ninguém?- Ou ainda agimos como o vidrinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água? Versículos bíblicos: Is 40.8; Mt 7.24; 2Tm 3.16.

Lição 4 – Juvenis - A Bíblia e a Ciência - O valor da Bíblia, subsídio para Escola Dominical.

Quando falamos na Bíblia, tratamos do livro mais lido de toda a história da humanidade, podendo-se dizer que ela é o maior de todos os bestsellers, entretanto o seu conteúdo é o mais perfeito de todos, a caracterizando como um livro singular formado por uma biblioteca de 66 livros de variadas épocas e locais. Sabemos que ela foi formada e completamente escrita no mundo oriental, está cheia da cultura deste lado do mundo, mas influenciou diretamente as ações do povo ocidental.
Muitos se questionam qual é o valor científico da Bíblia, devemos ter em mente que os escritores da Bíblia, como também aquele que os inspirou, jamais queria dar respaldo científico para o desenvolvimento da ciência, tampouco construir uma série de trabalhos acadêmicos, o único interesse da Bíblia é simples, restaurar a condição humana, tirar o homem da condição de pecado e levá-lo a condição de varão perfeito.

domingo, 16 de outubro de 2011

Lição 4 - Nosso Adversário e suas armas, Adolescentes - subsídio para Escola Dominical.


“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
. 
(Tiago 1:12-15)
Na lição dessa semana o tema principal é como o nosso adversário se organiza para nos afastar de Deus, utilizando armas bastante conhecidas, que são os desejos ao pecado como a busca do prazer desenfreado, ou seja, o desejo pelo sexo, que é latente na adolescência.
Costumo dizer que quando chegamos a uma sala de aula onde há adolescentes, sentimos o cheiro dos hormônios a flor da pele, os jovens adolescentes começam a se descobrir como seres dotados do desejo sexual, por isso, querem provar deste prazer, isso vem com a concupiscência da carne, é nessa época também que os adolescentes conhecem colegas que os oferecem drogas que trás um prazer carnal e psicológico sem precedentes, só que recheado de conseqüências desastrosas que vão de uma dependência física, química e/ou psicológica até casos corriqueiros de morte, essa é uma das armas contra a santidade do adolescente cristão, o fato de estarem se descobrindo e ao mesmo tempo querendo distancia dos pais, tendo até vergonha destes, faz com que muitos adolescentes caiam nesse submundo quase sem volta.