quarta-feira, 23 de março de 2011

Dinâmica: Tempestade - Por Sulamita Macedo

Objetivo: Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos na vida cristã.

                Confirmar que temos socorro em Jesus, o perdoador e aquele que acalma as tempestades.

Material: Folha de papel ofício para cada aluno, 3 metros de TNT azul, 01 mesa, fita adesiva.

Procedimento:
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barquinho, usando a técnica da dobradura (aquela que agente fazia quando criança).

- Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.

- Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar necessário, utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.

- Falem para os alunos que o mar revolto representa as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas. 

- Há também outras situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a tempestade. Leiam:  Mt 8.23 a 26. 

- Façam uma oração pelos alunos sobre isto.

- Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem a tempestade.

Postada originalmente no Blog Atitude de Aprendiz

LIÇÃO 13 Paulo Testifica de Cristo em Roma - Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação Pedagógica: Sulamita Macedo

Lição 13: Paulo Testifica de Cristo em Roma


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
 
 - Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da lição: Paulo Testifica de Cristo em Roma.

- Providenciem uma figura de um barco ou mesmo um barco pequeno e coloque-o diante da turma. Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula e acrescentem que a viagem de Paulo a Roma aconteceu através de transporte marítimo – navio. Então falem dos acontecimentos desta viagem, utilizando mapa.
.
- Utilizem o mapa dessa viagem de Paulo, conforme suas possibilidades.
Opção 01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver o itinerário da viagem.
Opção 02:  Mapa pequeno para cada aluno. Façam cópia do mapa da Bíblia.
Opção 03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e equipamento.


- Para finalizar o estudo deste tema, utilizem a dinâmica: Tempestade.

- Para conclusão do trimestre, façam uma retrospectiva das lições de forma objetiva, apresentando os pontos de maior relevância. Caso tenham condições, façam uma gincana com perguntas  sobre as lições e premiem a equipe vencedora.