sábado, 13 de julho de 2013

Lição 2: Esperança em meio à diversidade (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 2: Esperança em meio à diversidade (Subsídio Exegético)


 

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Filipenses 1.4

Κέρδος (kerdos)

A palavra grega traduzida para o português por lucro é “κέρδος” (kerdos), cognata do verbo “κερδαίνω” (kerdainô). Antes de discorremos sobre a palavra aqui destacada, é bom observar, pelo menos, mais duas palavras, dentre outras, que traduzimos para o nosso idioma como “lucro”. São elas: “ἐργασία” (ergasia) e πορισμός (porismós) que significam, sucessivamente, trabalho ou ganho pelo trabalho e provisão ou meio de ganho. A palavra destacada na carta aos filipenses, “κέρδος” e seu cognato, significa literalmente lucro, ganho, vantagem, ganhar alguma coisa (cf Mt 16.26; 25.17,20,22; Lc 9.25), obter lucro, fazer por lucro, ter lucro (cf Tg 4.13); Num sentido metafórico pode se referir a ganhar pessoas (Mt 18.15; I Pe 3.1) e  até mesmo a Cristo (Fp 3.8). O termo “kέρδος” ocorre por três vezes (Fp 1.21; 3.8; Tt 1.11) e “κερδαίνω” por dezesseis vezes em todo o NT. Na epístola de Paulo a Tito, pelo menos nas versões ARC e ARA, está traduzida como “ganância”, em um contexto em que Paulo traz a luz homens, cretenses, que visam vantagens naquilo que faz.

Para o enviado (ou apóstolo, como queiram) Paulo, morrer era mais vantajoso do que viver. Paulo no capítulo 3, versículo 8 desta carta, afirma considerar tudo como “perda”, ele usa exatamente o antônimo de “κέρδος”, o termo “ζημία” (zêmia) que significa perda, desvantagem. Façamos uma breve exegese dessa passagem bíblica: “por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” (ARA), Paulo expressou a causa que lhe faz abrir mão de todas as coisas; continua “por amor do qual perdi (ζημιώθην – zemiôten: sofri perda ou desvantagem) todas as coisas e considero como refugo (σκύβαλα – skybala: refugo, esterco, fezes, comida podre, lixo), para ganhar (κέρδος) a Cristo”.

O enviado não via vantagem em mais nada, somente em Cristo se tem vantagem, o resto é desvantagem.
Por que focar na expressão vantagem e não lucro? Porque muitos irmãos (não sei se o são de fato) servem ao Senhor (ou seria melhor dizer ao próprio ventre) visando vantagens. Alguns descaradamente enriquecem com a pregação do evangelho sem a mínima consideração por aqueles que passam fome em suas sinagogas - digo porque já vi irmãos pedindo esmolas em semáforo; outros estão preocupados com títulos, posições, “seus” ministérios e, até, passam por cima dos outros; são capazes de roubar funções, autorias, ministérios, etc. para se destacarem, para conseguirem reconhecimento, para obter vantagens, mas um homem cheio do Espírito Santo, guiado por Deus, só vê vantagem se conseguir a Cristo Jesus; ele não visa riquezas como as que foram citadas aqui, não procura seus próprios interesses egoístas; ele está disposto a abrir mão de tudo para ter Cristo.
 
Jesus é o nosso maior tesouro.

Como afirmam Coenen e Brown (2000), “ganhar a cristo é o sumo bem definitivo”.

 
Ir. Cleiton Medeiros


_________________________________________________

Referências:

COENEN, Lothar; BROWN, Colin (Org.). Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento Grego. 2ªSão Paulo, SP: Vida Nova, 2000. 2v.

LUZ, Waldir Carvalho. Novo Testamento Interlinear. São Paulo, SP: Cultura Cristã, 2003.

GINGRICH, F. Wilbur; DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento. São Paulo, SP: Vida Nova, 2007.

RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento. 4ª ed. São Paulo, Sp: Paulus, 2011.

VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JUNIOR, William. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 1ª ed. brasileira Rio de Janeiro, Rj: Cpad, 2002.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lição 2 - Esperança em Meio à Adversidade, 14 de julho de 2013, subsídio: Professor Érick Freire - Parte II

Resiliência
“E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor”. (Filipenses 1:14)
O que intriga neste verso é o forte sentimento resiliente dos irmãos membros da igreja romana que revés ao amedrontamento por causa da perseguição e prisão a Paulo, receberam uma porção extra de ânimo, sentiam-se motivados a evangelizar mais, como uma resposta as opressões, uma retaliação positiva. De fato “O conhecimento disto deve suplantar nossos temores, de modo a podermos falar ousadamente em meio aos perigos”. (CALVINO, 2010, p. 187). Quem eram os que estavam sendo estimulados a enfrentar estes perigos iminentes? Os irmãos romanos, ou melhor, parte destes que eram motivados para e pela Palavra de Deus, sentiam um amor em professar as boas novas do evangelho.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lição 2 - Esperança em Meio à Adversidade, Subsídio: Professor Érick - Parte I

Queridos, como falei, o assunto deste trimestre trará um estudo doutrinário bíblico, senão teológico, com isso, será necessário um estudo hermenêutico mais acurado. Notadamente estaremos falando dos versos propriamente ditos, seu contexto e sua aplicabilidade. Anteriormente estudamos a relação de Paulo com a igreja em Filipos, um amor notadamente fraternal. Vimos também um pouco sobre a cidade, como também o propósito e a autoria da carta.
Agora vamos falar sobre as adversidades e a esperança que temos para superá-las: