sábado, 28 de maio de 2011

Dinâmica: Temor e Fé

Objetivo: Entender que o poder do Espírito é superior aos desejos e esperanças, angústias e temores. E que os pastores fundadores de nossa igreja também tinham receios, mas em tudo tinham fé.
Tamanho: Indefinido
Tempo: 15 minutos
Material: Uma folha em branco, caneta e cartolina.
Descrição: O professor começa falando que todo mundo tem medos e esperanças sobre vários aspectos, inclusive os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren tiveram muitos temores, e se tratando sobre qualquer pessoa isso é comum, e essa dinâmica serve para ajudar a expressar esses medos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lição 9 - O Discípulo e o Espírito Santo - Discipulado 1. Plano de Aula: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 9
O DISCÍPULO E O ESPÍRITO SANTO


Objetivos: Evidenciar provas bíblicas da divindade e personalidade do Espírito Santo, relacionando os principais nomes conferidos ao Espírito Santo, fazendo-se reconhecer que o Espírito Santo é uma pessoa e não simplesmente uma força! Apontando o poder regenerador do Espírito santo sobre o homem.

1º Momento: Conferir o artigo Quem é o Espírito Santo < Clique Aqui > e falar sobre a natureza do Espírito Santo mostrando através de versículos da Bíblia as provas da personalidade do Espírito Santo e também da sua divindade.

domingo, 22 de maio de 2011

Lição 9 - A pureza do Movimento Pentecostal, Escola Dominical, 29 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 9
A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL


Objetivos: O aluno deve estar apto no fim da aula a conhecer a origem do pentecoste cristão, descrevendo a trajetória histórica do pentecostalismo, sabendo distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo (chamados de neopentecostais).

1º Momento: Pergunte aos alunos: Vocês sabem onde surgiu o termo pentecostal? Por que o nome é esse? Qual o significado? Espere os alunos responderem e fale sobre a origem do termo pentecostalismo e o ponto de partida dessa movimento de Deus, leia também como subsídio o artigo Pentecostalismo(WIKPEDIA), leia este artigo também (Pentecostais. Movimento sem doutrina?).

Pentecostalismo Vs Neopentecostalismo - Diferenças e ideologia.

           Existe uma dúvida muito grande entre os próprios evangélicos e essa dúvida é causada porque muitos não compreendem a diferença entre o pentecostalismo genuíno e o neopentecostalismo, chamado por Paulo de meninice, ou infantilidade espiritual (1 Co 13.11) e (1 Co 14.20). Outras dúvidas e questões que pairam são: Quando se deu o início do pentecostalismo? E o neopentecostalismo como e quando começou? O que ambos ensinam? Essas e outras questões temos a responsabilidade de responder nesse artigo.
           Não vou falar aqui o que significa a palavra pentecostes, pois já sabemos que era uma festa antiga judaica que se comemorava a colheita do trigo, e que esta festa era anual, pois bem, a herança do nome pentecostalismo vem exatamente desta festa, pois há um grande significado e relação entre a festa de pentecostes e o movimento pentecostal, na realidade a primeira igreja pentecostal foi a igreja primitiva, onde quem eram os responsáveis por ela, eram os apóstolos de Cristo e esse evento teve uma conotação surpreendente, ora se a comemoração era da festa da colheita, nada mais justo que Deus usasse esse momento para iniciar a grande colheita de almas para o Reino vindouro de Cristo.

Dinâmica: Pentecostes

Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.


Material: 01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.

Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.