domingo, 22 de maio de 2011

Pentecostalismo Vs Neopentecostalismo - Diferenças e ideologia.

           Existe uma dúvida muito grande entre os próprios evangélicos e essa dúvida é causada porque muitos não compreendem a diferença entre o pentecostalismo genuíno e o neopentecostalismo, chamado por Paulo de meninice, ou infantilidade espiritual (1 Co 13.11) e (1 Co 14.20). Outras dúvidas e questões que pairam são: Quando se deu o início do pentecostalismo? E o neopentecostalismo como e quando começou? O que ambos ensinam? Essas e outras questões temos a responsabilidade de responder nesse artigo.
           Não vou falar aqui o que significa a palavra pentecostes, pois já sabemos que era uma festa antiga judaica que se comemorava a colheita do trigo, e que esta festa era anual, pois bem, a herança do nome pentecostalismo vem exatamente desta festa, pois há um grande significado e relação entre a festa de pentecostes e o movimento pentecostal, na realidade a primeira igreja pentecostal foi a igreja primitiva, onde quem eram os responsáveis por ela, eram os apóstolos de Cristo e esse evento teve uma conotação surpreendente, ora se a comemoração era da festa da colheita, nada mais justo que Deus usasse esse momento para iniciar a grande colheita de almas para o Reino vindouro de Cristo.

           Então, dizer que a igreja pentecostal iniciou-se no século XVIII, XIX ou XX, não passa de especulação de gente desapercebida da verdadeira identidade pentecostal, o verdadeiro movimento pentecostal começou na reunião ao cumprir-se o dia de Pentecostes e atrelado ao evento também cumpriu-se a profecia de Joel (At 2.16-21) e isso se estende aos nossos dias, pois os sinais e prodígios, maravilhas, milagres e dons são para aqueles que crêem, pois o próprio Jesus afirmou em (Mc 16.17, 18) "...e estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (grifo meu) pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão". Mas estes sinais não são a base do evangelho e sim consequências de uma igreja que ensina a Palavra, que prega a Palavra e que faz a missão mais importante da terra que é levar o evangelho a toda criatura, ou seja, a base do pentecostalismo não são os sinais e maravilhas! O que professor? O que você está dizendo? É isso mesmo que você entendeu, a base do pentecostalismo não é a gritaria e a promoção de eventos de "milagres" e "curas", esse aí é um falso pentecostalismo, ou neopentecostalismo, mas na frente falaremos melhor sobre ele.
           Continuando, o pentecostalismo verdadeiro prega a Palavra e em consequência dessa dedicação o Senhor Jesus nos oferece dons para buscarmos e para dar maior respaldo ao ministério messiânico e missionário, ou melhor, os sinais seguem aqueles que levam e se dedicam a Obra redentora de Cristo e não o contrário, como dizem alguns, "temos que fazer milagres para atrair o povo", ora, quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo, nós somos meros atalaias, ou seja, mensageiros.
            Muitos dos líderes da igreja de Cristo tem se esquecido disso e começaram a pregar um falso pentecostalismo, embasado no triunfalismo de Keneth E. Hagin, em seu livro A autoridade do crente, uma vergonha para o evangelho. E o maior problema disso é que desfazer temanho erro é muito difícil, pois os exemplos de "Eu amarro", "Eu decreto" "Eu exijo", estão entranhados dentro da igreja e isso é um mal que entrou na igreja por volta do fim dos anos 80 e início dos anos 90, mas a história do neopentecostalismo não começou aí, na realidade o neopentecostalismo começou na igreja de Corinto e Paulo mostra bem isso, claro que não existia nem o termo pentecostalismo naquela época, nem neopentecostalismo, esse termo foi criado para classificar um determinado tipo de igreja, e notamos que as características neopentecostais estão em Corinto, Paulo nos capítulos 12, 13 e 14 da sua primeira carta aos  Coríntios é bem enfático ao criticar-lhes por atitudes espirituais infantis em que escandalizavam o evangelho, como muitos nos dias de hoje, e quando a mídia e os meios de comunicação de massa escarnecem essas atitudes infantis colocamos a culpa no Diabo, ora o Diabo só utiliza pessoas para escarnecerem o evangelho quando damos motivo, procura alguma referência bíblica em que Jesus ficou batendo papo e entrevistando os demônios, procure alguma referência em que Jesus afirma que temos autoridade de Mandar em Deus ou no Diabo... não há nenhuma referência que embase isso.
        Keneth, utilizou uma experiência pessoal dele para criar uma receita de como conseguir fazer milagres, nem Jesus tinha receita pronta e expressões para se fazer milagres, a única dica que Ele deixou foi "E em meu nome (grifo meu)..." Mais nada, pois nos milagres Dele mesmo notamos que foram formas diferentes de Sinais, curas e maravilha: Uma vez Ele chega para um cego e diz "seja curado", noutro Ele diz "vá lavar os seus olhos", na ressureição de Lázaro Ele diz "Lázaro! Sai mesmo daí!" com o jovem que estava sendo levado pelo cortejo Ele disse "Levanta jovem que dorme!" no meio da rua o jovem ressuscitou, já Tabita foi no quarto em casa. Há algo mais maravilhoso que os proprios exemplos de Cristo, Ele não tinha receita e nem deixou nenhuma receita de cura, sinais, prodígios e maravilhas.
           David Wilkerson em sua pregação devocional fala sobre o assunto prestem bem atenção queridos, isso é muito sério e importante (esse vídeo foi indicação de uma leitora do EBD Brasil, e minha mãe):

VEJAM E CHOREM!!!

SEGUNDO VÍDEO


            Como havia prometido, falaremos sobre a charge acima. O que ela representa? Será que entendemos a diferença entre o pentecostalismo e o neopentecostalismo?
           A primeira coisa é que há um erro muito grande nessa charge que já foi difundida pela internet, primeiro esse processo não é de evolução do movimento pentecostal, nem tampouco o neopentecostalismo teve origem com a igreja Universal, e como já falamos não se iniciou nos últimos 2 ou 3 séculos, mas na igreja de Corinto, quando Paulo afirmou que eles, os Coríntios, estavam sendo meninos no agir e só procuravam os dons e esqueciam do Fruto do Espírito. Por isso, Paulo começa no capítulo 12 falando dos dons e no 13 fala do amor e em seguida no 14 volta aos dons para repreender o seu mau uso.
           No que se fala das atribuições de determinadas igrejas, a figura acima mostra uma certa verdade, as igrejas pentecostais tradicionais são muito discretas, as Assembléias de Deus possuem um maior uso dos dons, mas às vezes se excedem, já as neopentecostais como a igreja supracitada fazem um uso tão desordenado que não conseguem se controlar e muitos se utilizam dessas "maravilhas" para ludibriarem o povo e fazerem um comércio com a Fé, vemos isso bem claro no primeiro vídeo que indiquei de David Wilkerson, onde ele diz que estão tratando o Espírito Santo como se fosse tolo, infantil e inconsequente, estão escandalizando a Deus e ao evangelho. Em nenhum momento da Bíblia vemos Jesus dizendo dê três pulinhos pra frente, cisque igual uma galinha, e dê duas arrancadas na igreja que serás vitorioso! NUNCA, NUNCA! Terá!
           Por isso, queridos sejam irreprensíveis todas as vossas ações para que não sejam escândalo ao evangelho, pois o evangelho de Cristo é puro e importa que sempre estejamos prontos a fazermos as coisas do Espírito e não de nossa própria vontade!





6 comentários:

  1. Queridos fiquem à vontade para comentarem: Se discordar do texto você tem todo o direito de dar sua posição, se concorda também tem o direito de se expressar e embasar mais ainda o texto, no entanto sejamos sempre maduros para ter respeito no que escrevemos, tanto para com Deus, como também para com os inúmeros leitores dessa página.

    ResponderExcluir
  2. MINHAS PALAVRAS PARA SEU POST EXELENTE, ANCEIO PELAS CONTINUAÇOES DESTA MENSAGEM, JA VIREI VISITANTE ASIDUA DESSE BLOG. D+ FIQ NA PAZ ERA UM ESTUDO SOBRE ISSO Q TAVA A MUITO PROCURANDO. ATE SALVEI NO MEU PC.
    VISITE: CASAMENTO: ATÉ QUE AS BRIGAS NOS SEPARE ou COMO FAZER DURAR? http://elisabarros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Irmã, que Deus te abençoe!!!
    Espero poder ajudar sempre, sou um eterno aprendiz de Deus. Peço que Ele sempre ilumine nossas mentes com sua Palavra!

    Que a graça do Senhor Jesus seja com todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Por que as igreja pentencostal não ensinam a usar a fé em Jesus e mandar o mal ir embora,se está doente é Deus provando,então pq vai em busca de medico,cirurgias p/ tirar a prova q Deus colocou. não entendo, eu acho q vcs não tem unçao e nem comunhão c/ Deus p/ expulsar nem uma mosca do lugar qt mais doença incuravel, por isso querem confundir os cristão

    ResponderExcluir
  5. Querido, não posso dizer teu nome porque postasse como anônimo e tens op direito disto, mas quero te dizer que em nenhum momento se fala nessa doutrina que Deus prova alguém por doença, a doença é consequência de estarmos na terra e Deus assim o permite que estejamos sujeitos a ela, algumas vezes Deus permite para sermos provados, outras Deus permite para que seja manifestada a sua glória, e outras Deus permite porque a nossa natureza física está sujeita a essas doenças, ou seja, se não cuidamos de nosso corpo e mente, sempre estaremos sujeitos a adoecer, não porque há pecado, mas porque nosso corpo, e nossa mente precisam de cuidados, precisam ser asseados, limpos e com toda certeza bem alimentados. Precisamos de qualidade de vida também, se dormimos pouco e nos alimentamos mau a consequencia será desde doenças simples a psicopatológicas ou psicosomáticas, então nem sempre uma doença é sinônimo de pecado, essa ideia triunfalista e fatalista é para incautos e servosa ingenuos que não conhecem a sã doutrina bíblica!

    Fica na Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  6. Quem tiver mais alguma dúvida pode postar sua consternação!!!
    Estou sempre a disposição!!!
    Desculpem alguns erros de digitação!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!