segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dinâmica: As portas de Jerusalém

Objetivo: Familiarizar os alunos ao entendimento e aprendizado do dignificado simbólico das portas de Jerusalém.

Material: Uma cartolina ou folha de EVA, sete envelopes pequenos.

Produzindo o Material: Desenhe sete portas da cartolina ou na folha de EVA, as deixe mais ou menos como a imagem abaixo (Só a porta e o nome em cima, as figuras não são necessárias):
Do mesmo jeito que está escrito o nome da porta acima, você fará na cartolina ou EVA, na seguinte ordem: 1ª Porta (Ovelhas, como acima), 2ª Porta (Peixe), 3ª Porta (Velha), 4ª Porta (Vale), 5ª Porta (Lixo), 6ª Porta (Fonte), 7ª Porta (Guarda).
Após desenhar ou colar cada porta produza os envelopes que podem ser envelopes de cartão de presente que são pequenos e de fácil manuseio, se puder compre um de cada cor diferente, azul, amarelo, vermelho, verde, laranja, branco e rosa (isso fica a seu critério, se quiser todos podem ter a mesma cor desde que identifique na parte de fora o nome da porta).
Agora pregue com uma fita adesiva ou durex levemente cada envelope na sua porta correspondente. Dentro do envelope escreva o significado de cada uma das portas, tanto o significado histórico quanto o significado simbólico.

PORTAS E SIGNIFICADOS:
Porta das Ovelhas: Significado histórico - Porta da passagem do gado ovino, Significado simbólico - Salvação através do cordeiro que tire o pecado do mundo.
Porta do Peixe: Significado histórico - venda dos peixes da Galileia, Significado simbólico: Somos pescadores de homens (almas).
Porta Velha: Significado histórico - porta mais antiga da cidade, Significado simbólico: A doutrina bíblica jamais envelhece
Porta do Vale: Significado histórico - Lembra o quebrantamento de Neemias, Significado simbólico: Devemo nos constranger diante do Senhor por causa de nossos pecados.
Porta do Lixo: Significado histórico - Onde se jogava o lixo da cidade, Significado simbólico: Devemos jogar toda heresia e falsas doutrinas fora e não aceitarmos o profano dentre a Igreja.
Porta da Fonte: Significado histórico - Ficava próximo ao tanque de Siloé, Significado simbólico: A Palavra de Deus nos mata a sede espiritual.
Porta da guarda: Significado histórico - Ficava a frente do Templo e era lugar de prontidão, significado simbólico: Devemos estar atentos a Palavra de Deus e guardá-la em nossos corações, obedecendo a todos seus preceitos.

Imprima estes textos ou copie na mão e ponha em cada envelope.

Hora da aula: ponha essa cartolina em um lugar visível a todos os alunos e durante a aula a cada tópico que você for falar/interagir com os alunos peça para que um deles pegue o envelope da porta. Por exemplo, você começou a lição e introduz o assunto, depois chama um aluno e diz: "Por favor pegue o papel que está dentro do envelope da Porta das Ovelhas, depois peça-o para abrir e ler o que está escrito". Continue comentando e fazendo perguntas aos alunos, as que você achar pertinente, pode ser até as perguntas do questionário da lição. Depois a segunda, terceira porta e assim por diante, até o fim da aula.


Imagens do muro com as portas em E.V.A:
Trabalho feito por EVA Kids Brasil








13 comentários:

  1. Achei uma ótima idéia essa dinâmica.vou utilizar na minha aula, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Achei a dinâmica muito boa,vou fazer na minha classe,obg.

    ResponderExcluir
  3. não sou professora, mas achei que é uma ótima dinâmica, vou passar para meu professor!

    ResponderExcluir
  4. Amém que sua aula seja uma benção!

    Legal, gosto quando os alunos estão sempre ativos, que o Senhor te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. linda, que Deus o abençoe, sou professor de jovens.

    ResponderExcluir
  6. anselma dais14 outubro, 2011

    amei sera bom começo de lição para mentes que tem dificuldade de entender a bíblia

    ResponderExcluir
  7. atalaia diz:
    muito bom essa dinamica ja estou esperando para proxima aula.

    ResponderExcluir
  8. Amém queridos, isso só me motiva a tentar ajudá-los mais! Que o Senhor vos abençoe!!!

    BOA AULA A TODOS VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  9. PROFº A PAZ DO SENHOR ,AMEI ESTA DINAMICA VOU UTILIZAR NA MINHA AULA.

    ResponderExcluir
  10. Amém Debora, fique à vontade!!!

    ResponderExcluir
  11. fantçoeastico irmão DEUS te abençoe muito pela sua capacidade amem.dc fabio ribeiro

    ResponderExcluir
  12. amei esta dinamica sao muito boa i nos ajuda aclementar as aula DEUS a bençoi

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!