sábado, 6 de agosto de 2011

Lição 7 A Beleza do Serviço Cristão, Escola Dominical, CPAD, 14 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO


Objetivos: Após a aula o seu aluno precisa saber:

  • Identificar as reais características de um servidor cristão;
  • Compreender que o serviço cristão tem tudo a ver com servir a Deus e ao próximo;
  • Explicar qual é a missão real da igreja do Senhor, ou seja, qual a missão de cada um de nós.
Dica Pedagógica: Para esta lição indico que faça uma reflexão sobre os principais problemas sociais enfrentados na comunidade em que sua igreja está inserida, tente ver que tipos de trabalhos sociais são feitos no bairro, e se algum trabalho de serviço desse tipo é feito pela congregação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lição 6 Abaixo a Violência - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 6
Abaixo a Violência


Objetivos da lição: O aluno após essa aula deverá ter ciência que deve viver pacificamente, ignorando as provocações de pessoas rixosas e orar por aqueles que os persegue.

Dica ao professor: Nessa idade a maioria dos seus alunos entrou no chamado desenvolvimento do conhecimento abstrato, ou seja, a maioria deles já consegue distinguir explicações mais complexas, entendendo o subjetivismo da violência e porque ela é causada. É interessante compreender que é nessa que as disputas ficam acirradas, para ser o(a) melhor o(a) mais bonito(a), para chamar a atenção da garota(o) por quem está se apaixonando.
Outro ponto importante a se entender é que os nervos estão a "flor da pele", como os hormônios estão também correndo de um lado para o outro, chamo isso de "cheiro da adolescência" os hormônios estão tão ativos que você sente até "olfaticamente".
Por isso, saber falar sobre violência será a chave do sucesso dessa lição. Seja bem aberto, viva no mundo deles, procure se informar das programações de TV que existem para essa idade, se possível assista durante a semana e veja algo que possa usar como exemplo desse assunto. (Estas e outras dicas sobre a prática da faixa de idade estarão no livro a Arte do Aprender < Clique > e leia os dois capítulos iniciais da obra).

domingo, 31 de julho de 2011

Lição 6 A Eficácia do Testemunho Cristão, Escola Dominical, CPAD, 07 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 6
A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO


Objetivos: Após esta aula o Aluno deverá saber que:

  • O cristão é o Sal da Terra;
  • Todo servo do Senhor é Luz do mundo;
  • É importante dar testemunho como verdadeiro cristão.
Querido professor: Devemos compreender como professores de escola dominical, que as faixas de idade tem uma influência direta na Aplicação da Aula, por isso, indico que adapte todo e qualquer plano de aula a idade correspondente, por exemplo, entenda que jovens a partir dos 18 anos de idade até por volta dos 27 a 28 anos, estão criando seu processo de independência total de seus pais, também é nessa fase que alguns se rebelam, querem mudar o mundo, possuem ideais revolucionários, não tenha esse tipo de visão ou opinião como afronta, pelo contrário, utilize esse tipo de personalidade para mostrar o poder revolucionário e iluminador do Evangelho de Jesus. Nessa época, o jovem geralmente já tem uma profissão definida a seguir, mas isso não é regra, por isso, tenha cuidado ao criticar, pois alguns ainda possuem crise de identidade adolescente, apesar da idade.

Livro: A Arte do Aprender - Saberes necessários para professores e Alunos - Será lançando no verão 2011/2012. leiam dois dos capítulos do Livro, que está em fase de correção e finalização.

Motivo

            Sempre quis saber o porquê de ser autodidata desde os meus 20 anos, achava que era um dom, pensava eu, que era especial, mas quando comecei a compreender o verdadeiro sentido psicológico de alguém que tem certo perfil, notei que isso não era a realidade, pelo contrário, descobri que essa forma de aprender é uma fuga ou defesa contra o sistema de ensino precário, egoísta e sem compromisso real com o aprender, que na realidade paira só pelo depósito de conhecimento e insistência em culpar o aluno de seus fracassos.
            Não obstante, após ter concluído o curso de pedagogia, ou melhor, ao estar cursando pedagogia, me refugiava nas ideias utópicas e diferenciadas do grande escritor e educador brasileiro Paulo Regulus Freire, nisso notei, o quanto eu e muitos outros alunos sofreram e sofrem com “professores” pouco estimulantes, professores incapazes de entender a simples Arte do aprender, a mais pura e singela sensibilidade no ato de estimular o aprender, a mais pura arte de um ensino-aprendizado efetivo e significativo.

Lição 6 Ajudando os Necessitados Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 6
Ajudando os Necessitados



Objetivos: O aluno após a aula deverá estar Consciente de que cuidados devemos ter aos necessitados da Igreja e de fora dela, Incentivando aos outros a participarem e colaborarem em projetos e campanhas beneficentes aos necessitados, Destacando que a pregação da Palavra também faz parte desse trabalho.

Tempo estimado: 50 min

1º Momento: Inicie a Aula quebrando o gelo com a orientação didática da página 40.

2º Momento: Fale sobre o tópico Os pobres nos tempos de Jesus, Comente que o próprio Jesus provavelmente fazia parte de uma família com poucas posses, pois a oferta dada no templo foi a que era estipulada aos pobres (Lc 2.24), diga que Jesus tinha algumas preocupações em relação a essa classe de pessoas, segundo Coleman (1991) essa era uma característica que o credenciava como verdadeiro Messias (Lc. 4.18), também o interessante é que ele fala que ao darmos um banquete devemos convidar os pobres e não os ricos (Lc 14.13), fez Zaqueu notar que o arrependimento de seu roubo seria compensado por sua devolução aos mesmos (Lc 19.8), e também se fez simples para que pudéssemos herdar a Glória e as bençãos (2 Co 8.9)