sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Abrindo "aspas": Silas Malafaia na Moral.


Meu parecer acerca do programa na moral:


Após assistir todo o programa de hoje, pois queria ver como se comportariam todos diante de Silas Malafaia, não fiquei decepcionado!
Apesar de não concordar com muitas atitudes do Silas, hoje tenho de tirar o chapéu para ele, primeiro porque foi autêntico como sempre, segundo porque não ficava calado diante de absurdos ditos, terceiro os participantes não amarram o cadarço do conhecimento que ele tem, quarto ele teve uma posição filosófica e ideológica bem equilibrada, só fazendo-se entender por Bial. Quinto, até a globo teve de dar mais tempo pra ele, ele dá audiência (risos)!


Entrando na crítica ideológica do "Na moral":


1. O interesse da globo é despertar uma babel, para isso fará sempre um programa mais ecumênico do que laico;
2. O programa é alimentado por uma ideologia relativista cultural, "uma moral geral, formadas por morais próprias";
3. Sempre que alguém que tem um pouco de conhecimento a mais que os outros se sobreporá, espero que seja sempre um cristão protestante;
4. Nem sempre a resposta mais centrada é a mais aceita, mas o que culturalmente é interposto tem maior força, desejos políticos se sobrepõem sobre ideologias e filosofias utopistas;
5. Os cristãos evangélicos foram os religiosos mais perseguidos na história do Brasil, hoje nos vêem com outros olhos, sabe por quê? Pelo simples fato de que alguns de nós estuda um pouco mais que a média geral!
6. Na moral, as vezes é amoral.
7. Se dircorda dê sua opinião aqui abaixo!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo, Plano de Aula: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 5 – As Virtudes dos Salvos em Cristo

Objetivos: O aluno após a aula deverá estar consciente que precisa edificar sua vida, pois apesar de salvo em Cristo necessita de exercitar sua fé sem contendas e divisões e esta é a maior virtude.
1º Momento: Cumprimente os alunos e logo depois pergunte se eles já ouviram falar em predestinação (espere comentários durante uns 30 segundos) depois também pergunte se eles sabem o que é livre-arbítrio.
Obs. Nesta dinâmica não temos pretensão alguma de condenar nenhuma das linhas de pensamento sobre o tema como fez o autor da lição em seu livro texto de auxílio* para os professores, acho demasiadamente desinteressante e até contraditório excluir uma das linhas, a tachando como condenável, já que um dos assuntos da própria leitura bíblica que efetuamos no início da lição vai contra estas contendas, por isso concluo que o pastor Elienai Cabral teve uma posição (assembleiana) infeliz na introdução do capítulo 5 de seu livro.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo, 04 de agosto de 2013. Subsídio Professor Érick Freire. Parte II



"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo”. (Filipenses 2:15-18)

No subsídio anterior nos atemos a falar acerca das concepções da salvação, apesar de que os versos 12 a 14 não só tratam deste assunto, mas se aprofunda em tantos outros temas, mesmo assim não serei prolixo para comentar estes outros aspectos, mas discorrerei a partir dos versos acima citados destacando algumas expressões:

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dinâmica: A Salvação

Dinâmica da Salvação
Objetivo: Esclarecer sobre as interpretações existentes acerca da salvação: Predestinação e Livre-arbítrio.
Material: Quadro ou cartolina, lápis de quadro, giz ou caneta permanente, papeis com os seguintes pontos:
PREDESTINAÇÃO (CALVINISMO): 1. Eleição incondicional; 2. Expiação para os eleitos; 3. Depravação total da humanidade; 4. Graça irresistível para os eleitos; 5. Uma vez salvo, salvo para sempre;
LIVRE-ARBÍTRIO (ARMINIANISMO): 1. Eleição condicionada a escolha humana; 2. Expiação por todos humanos; 3. Alma do homem é pura; 4. Graça resistível, nem todos querem; 5. Salvação condicionada as obras.
Procedimentos: Professor, para iniciar esta dinâmica ponha no quadro ou cartolina o seguinte esquema: Lado esquerdo – Predestinação (calvinismo), do lado direito – Livre-arbítrio (arminianismo).

Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo, 04 de agosto de 2013. Subsídio: Professor Érick Freire. Parte I.

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”. (Filipenses 2:12-13).
No primeiro comentário desta semana estarei falando para você amado e querido leitor sobre os versos 12 e 13 do capítulo 2 de filipenses. Com base nestes versos, estarei discorrendo acerca de duas correntes de pensamento acerca de como se dá a salvação. Escolhemos a Deus para sermos salvos? Como dizem os que defendem o livre-arbítrio, ou será que o Senhor nos escolhe? Como dizem os calvinistas. Não estaremos tomando partido, mesmo nos sendo imputada opinião, estarei discorrendo acerca da história, principalmente do arminianismo que é defendido na lição, e é a interpretação mais recente acerca da salvação.