quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo, 04 de agosto de 2013. Subsídio Professor Érick Freire. Parte II



"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo”. (Filipenses 2:15-18)

No subsídio anterior nos atemos a falar acerca das concepções da salvação, apesar de que os versos 12 a 14 não só tratam deste assunto, mas se aprofunda em tantos outros temas, mesmo assim não serei prolixo para comentar estes outros aspectos, mas discorrerei a partir dos versos acima citados destacando algumas expressões:

(v.15) irrepreensíveis e sinceros...
Paulo após exortar os filipenses a seguir uma vida de retidão sem murmurações e vanglória, sem divisão, sem mácula, submetendo-se a vontade de Deus, ensina que se distanciem das contendas internas, glorificando o Senhor da salvação. E é neste contexto que ele se refere a ser irrepreensível, ou seja, moralmente equilibrado, eticamente balizado e correspondente ao padrão da cristandade. Valorizando a união através da humildade, pois a adoção que nos aplica deve ser motivo de uma vida irrepreensível. Principalmente no meio de uma geração corrompida. Sabemos que o cristão vive na terra juntos aos ímpios, naquela época não era diferente, por isso Paulo afirma “não se corrompam”, “não dêem motivo para falarem do vosso comportamento”. O verdadeiro cristão tem uma conduta diferente dos outros, ele não se destaca por ter mais sagacidade ou por ter mais posses materiais, mas por viver uma vida de piedade, respeito e amor ao próximo e acima de tudo a seu Deus, distanciando-se do pecado e da corrupção.
Não obstante, a realidade brasileira atual é de um caos moral e ético, o relativismo cultural tem influenciado toda a prática da sociedade hodierna e até da vida de cristãos, padrões bíblicos estão sendo deixados de lado, jogados na lata do lixo, para alimentar uma geração mimada e perversa, carcomida pela lepra do pecado.

Resplandeceis...
A Bíblia diz que somos a luz do mundo e o reflexo de Cristo na terra (Mt 5:14-16), mas nos últimos dias vemos mais luzes pisca pisca, só acendem quando conveniente, quando são confrontados a vencer o mundo pelo poder do evangelho apagam-se, esmurecem, apagam a luz e fogem! Que cristianismo é esse da política da boa vizinhança com o pecado e a desmoralização humana? Não querem mais fazer a obra da luz? Não querem resplandecer Cristo? As obras da luz guia o homem para o caminho correto, seu reflexo no espelho mostra todas as falhas que devem ser corrigidas, ajuda o homem a acertar o alvo. Mas, agora, é cada um por si, engendram-se pela salvação indiviual e se esquecem das obras da luz, dos frutos de justiça, da luta contra o mal. Só querem ser profetas de boas notícias, é mais conveniente, profetas de bênçãos, mas nunca profetas para o arrependimento e conversão integral do homem. Passivos de repreensão são estes, o pior é que este câncer da inércia e da estagnação espiritual atinge primeiro e principalmente os 'líderes' cristãos. Os próprios dizem “Os pastores, bispos, presbíteros e anciãos não precisam pregar a Palavra, o trabalho de evangelismo é de responsabilidade e comissão da igreja, nós só administramos”. Ledo engano! A obrigação é de todos, os pastores precisam mostrar e demonstrar amor pelas almas, suas virtudes e está junto ao povo, levando a Palavra face a face. Jesus disse que o maior é aquele serve! Ele mesmo serviu! Esta é a maior virtude de quem está na luz, a humildade.

    1. Reter a palavra da vida
A palavra da vida é a boa nova de Cristo, seu plano salvífico é para ser conhecido por toda criatura e era importante que os irmãos da cidade de Filipos permanecessem na luz e retivessem a Palavra da vida para divulgação do evangelho genuinamente puro.
Anteriormente quando Paulo fala em resplandecer não foi atoa, mas agora ele notifica que fazemos injustiça à Palavra de Deus, se não brilharmos em todos os aspectos, em pureza de vida. Esta é a essência do dito de Cristo (Mt 5:15).


(v.17) oferecido como libação...
Paulo em complemento ao verso anterior põe seu trabalho por libação, como se posicionasse seu serviço como unção e/ou respaldo da fé dos irmãos filipenses. Posicionando até a sua morte como confirmação da fé dos irmãos da cidade de Filipos, consagrando sua vida por meio do evangelho. A mortificação de Paulo era a vida para aqueles que se convertiam por seu exemplo e sua pregação. Paulo demonstra mais uma vez aqui o que dissera um pouco antes, a vida dele era Cristo e o morrer para ele era mais proveito, pois o seu trabalho terreno quando findasse na terra serviria para consagrar o seu ministério evangélico, a sua obra missionária e apostólica! Ele diz que se regozijará se for necessário morrer pelo evangelho, seria a autenticação de seu ministério, a confirmação mártir. Como fala Calvino isso sim é que é ensinar o evangelho de todo coração – quando estamos preparados para confirmar com nosso próprio sangue o que ensinamos!


(v.18) regozijai-vos comigo...
Paulo convida aos irmãos filipenses a se alegrarem nisto, a enfrentarem a morte com todo destemor, com toda a força do evangelho, pois a morte não nos trás danos algum, pelo contrário, nos trás benefícios explêndidos por nos deixar juntos ao nosso autor e consumador da fé, por isso qual o motivo para a tristeza? Nós cristãos não devemos nos preocupar com o que há de acontecer amanhã, nossos dias pertencem ao Senhor. Ele soberanamente já sabe até quando e porque iremos, a nossa glória está em fazer a sua vontade, em nos entregarmos de corpo e alma ao evangelho de Cristo. Não podemos por um dia a mais a nossas vidas nem tampouco aumentar nosso tamanho (Mt 6:27), só o criador o pode! Então regozijemo-nos e alegremo-nos nesta tão grande salvação! Glória a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!