terça-feira, 30 de julho de 2013

Dinâmica: A Salvação

Dinâmica da Salvação
Objetivo: Esclarecer sobre as interpretações existentes acerca da salvação: Predestinação e Livre-arbítrio.
Material: Quadro ou cartolina, lápis de quadro, giz ou caneta permanente, papeis com os seguintes pontos:
PREDESTINAÇÃO (CALVINISMO): 1. Eleição incondicional; 2. Expiação para os eleitos; 3. Depravação total da humanidade; 4. Graça irresistível para os eleitos; 5. Uma vez salvo, salvo para sempre;
LIVRE-ARBÍTRIO (ARMINIANISMO): 1. Eleição condicionada a escolha humana; 2. Expiação por todos humanos; 3. Alma do homem é pura; 4. Graça resistível, nem todos querem; 5. Salvação condicionada as obras.
Procedimentos: Professor, para iniciar esta dinâmica ponha no quadro ou cartolina o seguinte esquema: Lado esquerdo – Predestinação (calvinismo), do lado direito – Livre-arbítrio (arminianismo).

Agora distribua aleatoriamente os pedaços de papel enumerados de um a cinco aos alunos e peça que ponham na ordem correta no quadro, logo depois faça as devidas correções e comentários. Pergunte aos alunos se eles notam diferenças entre estas concepções de salvação.
Depois comente que as duas linhas possuem versos que respaldam sua interpretação, mas ambas são conflituosas por causa do uso da racionalidade humana e isso causa divisão, não sendo saudável para trabalharmos a nossa salvação, ambas tem suas limitações e estas só serão superadas na vida eterna com Cristo.
Reflexão: “Façam tudo sem queixas nem discussões” (Filipenses 2:14)


Passe o vídeo abaixo:


3 comentários:

Faça valer a sua ideia!