quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lição 5 - Obadias - O princípio da Retribuição, slides Professor Érick Freire.

Confiram os Slides e utilizem à vontade, Deus os abençoe!

Lição 5 – Obadias – O Princípio da Retribuição, 04 de novembro de 2012, Subsídio II, Professor Érick Freire


O livro do profeta Obadias tem um cloth background (pano de fundo), pois é formado pela relação conflituosa e histórica entre Israel e Edom (Indumeia), como dito no texto anterior, são descendentes de Jacó e Esaú. Conflitos estes que se iniciaram desde o ventre de Rebeca (Gn 25.22) e se estenderam por séculos. Isto mesmo, as primeiras lutas entre os povos citados se iniciou na madre rebequiana, guerreiros intrauterinos. A disputa foi to ferrenha que a Palavra registra que Jacó nasceu agarrado no pé de Esaú.
Desde a fuga de Jacó ao seu reencontro com Esaú, só havia ira e vingança, Esaú queria retaliar a atitude suplantadora de seu irmão, mas no reencontro houve perdão, mas anos mais tarde os edomitas e hebreus voltariam a se estranhar!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lição 5 – Obadias – O Princípio da Retribuição, Subsídio I, Professor Érick Freire


A Origem de Edom e seu ódio por Israel

Quem era Obadias? Esta é uma pergunta que perdura por muitos anos, ninguém sabe respondê-la com exatidão, ninguém sabe sua real origem, mas temos pistas que este nome era muito comum entre os hebreus, tendo só no Antigo Testamento pelo menos 12 personagens com este nome que significa “adorador de Yaweh”, dando a noção que os pais deste profeta eram dedicados a Deus. Existem cerca de vinte citações ao nome Obadias, sendo, como disse, de pelo menos doze pessoas diferentes, mas nenhum destes parece ser o autor do livro que leva seu nome.
Apesar de pequeno, o livro de Obadias, segundo alguns eruditos, não foi escrito exclusivamente pelo profeta, mas há controvérsias neste tipo de percepção. O ano da inscrição do livro do profeta Obadias também gera muitas discussões, pois há uma variante entre o ano de 845 a.C. e 586 a.C.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reforma ou Revolução? O contexto da Reforma protestante!!!


Igreja Castelo de Wittenberg

Exatamente a 495 anos atrás, aos 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero produz o marco físico da reforma e fixa na porta de Wittenberg, um edital impresso com 95 teses que iam de encontro aos mandos e desmandos dos eclesiásticos da época, as principais críticas giram em torno da venda de indulgências, ou seja,o pagamento em dinheiro para perdão de pecados.
Mas, existe um grande erro quando atribuímos o nome reforma protestante a essa data, já que, este nome só foi inserido a este movimento à partir de 1529, quando os príncipes luteranos protestaram contra a lei editada que proibia a expansão das idéias luteranas nos estados católicos, enquanto que, nos estados ditos como luteranos haveria a livre divulgação do pensamento e ideologia católica, ou seja, uma tendência descabida, discriminatória e imoral, segundo os príncipes “luteranos”.