quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, 11 de agosto de 2013, Plano de Aula: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor


Objetivo: O alunos após a aula deverá compreender que a Bíblia é o parâmetro para todo cristão, inclusive os obreiros e que estes têm o modelo paulino de liderança, como também e principalmente o modelo de Cristo, que vemos nos discípulos de Paulo como Timóteo e Epafrodito.

domingo, 4 de agosto de 2013

Lição 6: A fidelidade dos obreiros do Senhor (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 6: A fidelidade dos obreiros do Senhor (Subsídio Exegético)

 

 


E espero, no Senhor Jesus, que em breve vos mandarei (πέμψαι) Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios.

A este, pois, espero enviar (πέμψαι) logo que eu tenha visto como há de ser o meu caso;

Julguei, contudo, necessário mandar (πέμψαι)-vos Epafrodito, meu irmão (ἀδελφόν), e cooperador (συνεργόν), e companheiro (συστρατιώτην) nos combates, e vosso enviado (ἀπόστολον) para prover às minhas necessidades;

Por isso, vo-lo enviei (ἔπεμψα) mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza.

 

 

Filipenses 2.19,23,25,28

 

No presente artigo, separamos algumas palavras que expressam o serviço de Timóteo e Epafrodito, inclusive uma delas, “apóstolo” (ὁ ἀπóστολος), a qual traz certa polêmica e até confusão no círculo cristão porque poucos conhecerem seu sentido. Portanto, atualmente, notamos alguns se autointitulado apóstolos e outros limitando ou, simplesmente, desprezando o uso do termo. Todavia, é importante nos situarmos em relação ao uso das palavras aqui destacadas para não incorremos em vãs discussões e demonstrar, aqueles que se colocam acima dos outros, a verdadeira função daquele que é cooperador, companheiro e apóstolo.

Comecemos com a palavra que aparece com mais frequência entre os versículos que separamos:

 

Πέμπω (pempô): na versão ARC, este verbo grego é traduzido pelo seu sentido mais básico, sem deixar a desejar. Seu significado é mandar (não no sentido de dar uma ordem em si), enviar. Aparece na conjugação aoristo infinitivo πέμψαι (pempsai) e no aoristo passivo ἔπεμψα (epempsa).

 

Ὁ ἀπόστολος (ho apóstolos): o significado do termo que é bem simples: delegado, enviado, mensageiro, despachado. Porém, apesar de ser simples, gira certa polêmica em torno dela. No entanto, não examinaremos minuciosamente versículo por versículo. Abordaremos superficialmente para que tenhamos apenas uma impressão do que tal palavra pode expressar dentro da Bíblia. Tanto Timóteo, quanto Epafrodito, entre outros, eram apóstolos no sentido que chamado de lato (I Ts 1.1;2.6,7; Fp 2.25), se é que havia tal distinção  entre os irmãos/apóstolos da igreja emergente. O próprio Jesus foi enviado (aoristo de ἀποστέλλω - apostéllô) por Deus (Jo 3.17).

Vejamos o que diz uma nota do versículo um, capítulo um, da Carta aos Romanos na BJ:

 

“Este título, de origem judaica, que significa “enviado”(...), no NT ora é aplicado aos Doze discípulos escolhidos por Cristo (...), ora em sentido mais lato, aos missionários do Evangelho (...). Não obstante Paulo não tenha sido incorporado ao grupo dos Doze, é apóstolo singular porque Cristo ressuscitado o enviou aos pagãos (...) que em nada fica devendo aos Doze...” (BJ, p. 1995).

 

 Alguns tentam separar o sentido da palavra apóstolo de missionário. Temos que lembrar que o termo “missionário” tem sua origem no latim. O uso do latim impera na igreja a partir do período que denominamos “Idade Média”. O engraçado, é que alguns grupos, que muitas vezes falam contra o uso da Teologia na igreja, tem procurado sistematizar uma doutrina bíblica, teologizar em torno do termo “missionário” a parte da palavra apóstolo. Não sou contra o uso da palavra missionário. Mas, biblicamente falando, não podemos isolar um termo do outro como tentam alguns ao afirmar que Paulo tinha os dois dons, o de apóstolo e o de missionário.

Na nota da Bíblia de Jerusalém podemos ter uma noção da função apostólica em seu sentido lato.  A palavra apóstolo é a melhor palavra para exprimir a nossa ideia de missões ou apostolado.

 

 

Ὁ συνεργός (ho synergós): cooperador, cobreiro, trabalhar com, ajudador. Timóteo e Epafrodito são assim chamados por Paulo (Rm 16.21; Fp 2.25). Na obra do Senhor não existe alguém que trabalhe isoladamente do outro, pelo contrário, precisamos um do outro para que o Senhor realize sua obra em nós e através de nós. Interessante é que no trabalho em Deus, Paulo, não considera Timóteo e Epafrodito apenas membros, sócios ou afiliados da igreja, mas irmãos (I Ts 3.2; Fp 2.25). O Espírito Santo revela através das palavras de Paulo, o relacionamento que temos que ter com nossos companheiros de lutas. O amor fraternal tem que estar presente em nossos corações ao ponto de considerar quem está ao nosso lado um irmão.

 

Ὁ συστρατιώτης (ho systratiôtês): literalmente co-soldado; porém algumas versões trazem companheiro de lutas, companheiro de armas e alguns traduzem como companheiro de farda. Quem entende um pouco de militarismo sabe que em combate dependemos um do outro para sobreviver e vencer. Epafrodito estava ao lado de Paulo em uma luta que ambos não podiam ignorar a necessidade de ajuda do outro. Paulo precisava dos recursos trazidos por Epafrodito e este precisou do apoio do apóstolo quando esteve enfermo.  A baixa de um soldado no campo de batalha acarreta em tristeza, sobrecarga, mais atenção, menos tempo de descanso e, até, nos deixa mais vulneráveis, pois ficamos sem a cobertura necessária em uma investida.

 

 

Ir. Cleiton Medeiros

Liçao 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, 11 de agosto de 2013. Subsídio: Professor Érick Freire.

“Pois todos buscam seus próprios interesses e não os de Cristo Jesus”. (Fl 2:21-NVI)

Nesta semana estaremos tratando de um assunto deveras polêmico, aqui sairão duras críticas aos líderes cristãos, também estarei falando de forma generalizada, quer quiser achar ruim que ache, sabe por quê? Eu não estou nem aí! Quando falamos todos, as pessoas dizem, “irmão, você está errado, diz todos, isto é generalizar!” Pois é, aprendi com Paulo, eles diz que todos buscam seus próprios interesses e sabemos que a natureza humana é a mesma, buscam seus interesses e além do mais tiram vantagem sobre as outras pessoas!
Paulo estava preocupado com a igreja de Filipos, precisava saber como ela estava realmente, mandaria ele alguém de sua inteira confiança, Timóteo. Este era o “pupilo” ou tutorado que Paulo mais tinha carinho e por isso o mandaria a igreja que ele tinha mas amor, Filipos. Preocupava-se com o ânimo dos irmãos filipenses, com a sua situação espiritual, jamais colocaria nesta igreja alguém relapso, alguém que não se dedicasse a Palavra. Sua inteira disposição em servir era refletida em Timóteo. No verso 20 ele diz que ninguém se preocupa mais com estes irmãos que Timóteo.

I E-mail de Paulo a Timóteo

Esta carta (E-mail) é fictícia e serve para dar suporte a próxima lição da EBD, pois fala sobre a posição de alguns obreiros da igreja brasileira, se você quiser criticar a postagem fique à vontade no espaço de comentários:

Paulo, servo de Jesus Cristo.
Que a graça e a paz do nosso Senhor esteja contigo meu filho Timóteo. Escrevo-te agora por e-mail, uma ferramenta facilitadora de comunicação, como também estarei postando em seu mural no facebook o que irei te dizer agora:
Outrora te escrevi por epístola, mas agora te escrevo em tempo real para ratificar tudo o que te ensinei.
Sei que és um servo fiel e um obreiro de valor, mas te retorno  agora para orientar acerca da igreja cristã brasileira; dou graças ao nosso Pai celestial que por sua graça nos concedeu conhecer uma igreja formada por consequência do nosso serviço e sacrifico além Macedônia, lembro-me quando há quase 2 mil anos te recomendei a igreja filipense juntamente com nosso piedoso irmão Epafrodito, como também a carta de que te enviei em Éfeso.
Naquela época passávamos por um grave problema de obreiros que 'estudavam' a Lei para impor seus fardos, usavam-na para disputar entre si quem sabia mais, criavam heresias e confusão na mente dos incautos.