domingo, 4 de agosto de 2013

Liçao 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, 11 de agosto de 2013. Subsídio: Professor Érick Freire.

“Pois todos buscam seus próprios interesses e não os de Cristo Jesus”. (Fl 2:21-NVI)

Nesta semana estaremos tratando de um assunto deveras polêmico, aqui sairão duras críticas aos líderes cristãos, também estarei falando de forma generalizada, quer quiser achar ruim que ache, sabe por quê? Eu não estou nem aí! Quando falamos todos, as pessoas dizem, “irmão, você está errado, diz todos, isto é generalizar!” Pois é, aprendi com Paulo, eles diz que todos buscam seus próprios interesses e sabemos que a natureza humana é a mesma, buscam seus interesses e além do mais tiram vantagem sobre as outras pessoas!
Paulo estava preocupado com a igreja de Filipos, precisava saber como ela estava realmente, mandaria ele alguém de sua inteira confiança, Timóteo. Este era o “pupilo” ou tutorado que Paulo mais tinha carinho e por isso o mandaria a igreja que ele tinha mas amor, Filipos. Preocupava-se com o ânimo dos irmãos filipenses, com a sua situação espiritual, jamais colocaria nesta igreja alguém relapso, alguém que não se dedicasse a Palavra. Sua inteira disposição em servir era refletida em Timóteo. No verso 20 ele diz que ninguém se preocupa mais com estes irmãos que Timóteo.

Timóteo era um jovem líder e obreiro de Deus, ele não tinha apego às coisas materiais, pelo contrário, sua vida estava pautada em servir, servir ao Senhor Jesus sem buscar seus próprios interesses. Ele buscava as coisas do alto, seguia a orientação de Cristo, “não ajunteis tesouros terrestres... ajunteis tesouros no Céu”, ele não se preocupava com o que iria comer no dia de amanhã nem com que se vestir, antes preocupava-se com os irmãos que precisavam de sua ajuda espiritual dos seus ensinos.
Paulo não falava daqueles que tinham saído do evangelho, não, ele compara até Timóteo com os irmãos que deixaram suas vidas acima do evangelho. Estas pessoas estavam tão excitadas por buscar ter mais, buscar ser mais que punham o evangelho como segundo plano, como algo que posso fazer quando quero, é insustentável para o cristão, chamado escravo de Cristo, está correndo atrás do capital, atrás da beleza, juntar dinheiro, poupar como se fosse ficar rico.
Os cristãos de quem Paulo fala todos estavam negligenciando do bem comum da igreja, esta negligência provocava falta de equilíbrio. Pois, um ministro de Cristo não deve priorizar seus próprios interesses, ele deve priorizar a missão do reino. Deve ser humilde, andar moderadamente e etc.
Não obstante, nos dias atuais, a igreja tem sido vítima de homens fraudulentos do evangelho, obreiros que fazem vergonha! Que descaradamente vai a tela da TV passar mais da metade do programa pedindo dinheiro. O capitalismo selvagem atinge aos mais ambiciosos irmãos. Temos um caso recente de algumas empresas de MMN que teve uma grande adesão de cristãos evangélicos, estes sabendo que o efeito pirâmide vai prejudicar alguém não arredam o pé de trabalharem nestas empresas. Afirmam “O que vale é o que ganho”, outros afirmam “Preciso me valorizar, tenho de ganhar mais dinheiro”, outros dizem “Vou juntar dinheiro em uma poupança, pois não sei do futuro”, concordo que ninguém sabe do futuro, mas o obreiro cristão que confia em Deus não fica pensando no que pode acontecer, mas não se preocupa com o que virá, pois basta a cada dia o seu mal (Mt 6:34). E aquele que junta tudo o que tem para folgar-se e descansar também peca porque “louco, esta noite de pedirão a tua alma e o que tu tens para quem será?” (Lc 12:20).
Na sociedade hodierna, vemos muitos obreiros vivendo a custa dos pobres, pedem ofertas mirabolantes e prometem milagres gigantescos, usurpam dos pobres, líderes religiosos sem escrúpulo algum, falsos mestres, lobos em pele de cordeiro! Devemos nos afastar destes mercenários que só querem comerciar a fé (2 2:1-5).
No entanto, devemos ser como Timóteo que era piedoso, temente a Deus e destemido em levar a Palavra. Deus quer homens e mulheres valentes que evangelizem o mundo.


Professor Érick Freire.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!