quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, 11 de agosto de 2013, Plano de Aula: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor


Objetivo: O alunos após a aula deverá compreender que a Bíblia é o parâmetro para todo cristão, inclusive os obreiros e que estes têm o modelo paulino de liderança, como também e principalmente o modelo de Cristo, que vemos nos discípulos de Paulo como Timóteo e Epafrodito.
Introdução: Nos últimos dias temos visto muitos escândalos que sujam a igreja cristã, obreiros de grandes instituições eclesiáticas vendendo seu ministério por qualquer coisa e a qualquer custo. Temos também obreiros que deixam sua caminhada para enveredar-se pela política e se corrompem com as alfarrobas do inimigo, outros mesmo durando na caminhada deixam a obra de Deus como segundo plano e outros não gostam de consumir a Palavra, dando qualquer alimento, menos um alimento com nutrientes espirituais suficientes para o desenvolvimento de uma igreja saudável, sendo assim, muitos tem se desviado ou aderido práticas pagãs mistas e míticas. Inclusive enchendo as igrejas de cultos esotéricos e herméticos, assim precisamos de uma reforma mental nos formadores de opinião, os obreiros.

1° Momento: Pergunte aos alunos: Será que nossos obreiros se comportam como a Bíblia realmente ensina?  Podemos dizer que nossos obreiros (diáconos, presbíteros, evangelistas, pastores e etc.) se portam de maneira adequada? Espere as respostas que os alunos derem e depois diga: Que a condição dos obreiros de hoje é muito díspare (longe) dos obreiros Epafrodito e Timóteo que se dedicavam às vidas dos outros.
Diga aos alunos: Gostaria que vocês prestassem bem atenção a leitura do texto que farei, o título é I e-mail de Paulo a Timóteo, escrita pelo professor Érick Freire Natal/RN.
Após a leitura da carta peça aos alunos que enumerem os pontos que concordam ou discordam da carta.

2° Momento: Fale sobre a preocupação de Paulo com a igreja de Filipos, sobre o cuidado de manter um contato com eles e de enviar pessoas de confiança, mostrando que era um grande formador de bons e novos obreiros. Obreiros estes dedicados a causa soteriológica da humanidade, queria Paulo alimentar a fé e a salvação de muitos com amor e cuidado, por isso manda alguém desprendido das coisas materiais (Leia e estude em casa o artigo: Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, subsídio: Professor Érick Freire).
Confira também palavras-chave deste texto no artigo Subsídio exegético, por Cleiton Medeiros.

3° Momento: Faça a dinâmica o Mordomo Negligente, você precisará de pelo menos 20 minutos para isso.
No fim da dinâmica fale sobre os obreiros que são mordomos negligentes e que estes devem mudar sua atitude e os novos que se formam não se conduzam assim...


 4° Momento: Comente sobre o tópico II - O ENVIO DE TIMÓTEO À FILIPOS. Utilize mais uma vez do que você arpendeu nos artigos Lição 6 - A Fidelidade dos Obreiros do Senhor, subsídio: Professor Érick Freire e Subsídio exegético, por Cleiton Medeiros

5° Momento: Fale sobre a vida de Epafrodito se quiser confira este artigo da Wikipédia (Epafrodito) leia com senso crítico, pois tem uma visão romana.
Logo depois peça a um aluno para em 3 minutos ele dizer o que achou da lição e o que aprendeu de importante para a vida dele como cristão.

Conclua a aula com este vídeo, se possível passe para toda a Igreja:


0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!