sábado, 26 de janeiro de 2013

Lição 4 - Elias e os Profetas de Baal, 27 de janeiro de 2012, subsídio por: Professor Érick Freire.


“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”.
(2 Pedro 2:1)

O altar destruído
“Então Elias disse a todo o povo: "Aproximem-se de mim". O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas”. (1 Reis 18:30)

Queridos, como sempre contrariando a alguns, gosto de tocar em temas que coçam nossas cabeças. É duro, mas às vezes precisamos passar a navalha em nossas próprias carnes. No texto desta semana falarei um pouco sobre a restauração do altar e a relação dos falsos profetas daquela época e dos falsos doutores nos dias de hoje.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Família (Devocional 03); por: Cleiton Medeiros


Família (Devocional 03)
 
A paz do Senhor Jesus!

 

Até agora vimos as promessas e os resultados que estão atrelados a uma postura de temor a Deus no salmo 128. No segundo verso, do referido Salmo, notamos outra promessa, algo mais que o temor ao Senhor nos permite usufruir...

 
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
Salmos 128:2

 
Se alimentar do trabalho de nossas mãos é algo que está incluso nos resultados produzidos pelo temor. A felicidade, a satisfação, a realização pessoal encontramos quando tememos a Deus, pois, sem Ele, permaneceremos incompletos. Só o Santo de Israel é capaz de nos guiar para que tudo nos vá bem, quando o controle está nas mãos do nosso Pai, os resultados que consolidam nossa comunhão com Ele virão. Vejamos outras promessas...

 
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
Salmos 37:4-5
 

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3

 
 É mais uma das promessas condicionais que preenchem as páginas do Livro Sagrado. Para que promessas desse tipo se cumpram em nossas vidas, é necessário obediência. Assim como o temor precede a obediência, poderíamos dizer que a fé precede o temor.

Os desejos do coração de um homem ou mulher que temem ao Senhor jamais irá contrariar a Palavra de Deus. Então... Quer ser bem-aventurado? Quer usufruir do seu esforço? Quer que sua oração por sabedoria seja atendida? Quer ter vida? A resposta é única: Tema a Deus. Esse temor vai servir de base para a estruturação familiar.

 
Que Deus nos abençoe,

 
Ir. Cleiton Medeiros

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lição 4: Elias e os Profetas de Baal (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 4: Elias e os Profetas de Baal (Subsídio Exegético)

A graça e a paz do Senhor Jesus!

 

Irmãos, as duas primeiras palavras selecionadas desta lição se encontra em I Rs 21.25 (ver também o v.20). Prossigamos...
...se vendeu, הִתְמַכֵּר (hitmakër-BHS): O verbo hebraico מָכַר (mäkhar) que significa vender, despachar, expender, alienar, entregar, ceder, abandonar e; literalmente vender como mercadoria. O verbo se encontra em hithpael (conjugação reflexiva) da 3ª pessoa do singular, ficando = se vendeu, se entregou, se vendeu como mercadoria, etc. Lembrou Judas Iscariotes, não é mesmo? Veja a colocação de Champlin (2001): “Acabe vendeu-se por um miserável terreno. Mostrou assim que não era homem de grande valor... Em breve os pecados de Acabe também o encontrariam”.

Incitava (ARC), instigava (ARA), pressionado (NVI), הֵסַתָּה (hëatâ-BHS): O verbo סות (ṣût) = incitar, instigar, seduzir, induzir, desviar, provocar, mover, remover, agitar, espetar. O verbo aparece no hifil (causativo ativo) dando a entender que Jezabel foi causa da agitação de Acabe, a esposa dele o espetava para o mal. Cuidado homens e mulheres de Deus!

 
A terceira palavra está em I Rs 18.36
Teu servo, עַבְדֶּךָ (‘abhdekhä ou ‘avdekhä-BHS): substantivo עֶבֶד (‘ebhed) + sufixo pronominal possessivo ֶךָ que já está traduzido aqui como “Teu servo”. O significado é escravo, servo, criado, empregado, subordinado, súdito, ministro, cortesão, funcionário, embaixador, oficial, vassalo, corte, devoto, adorador, servidor. Um embaixador, além de representante nacional, serve a um reino ou nação; está subordinado a alguém (Deus). Como funcionário ou empregado ele tem obrigações e, poderíamos dizer “ai dele” se não cumprir com eficiência seu papel na empresa, corre o risco de ser demitido, isso pode demonstra a seriedade do serviço a Deus. Principalemte quando somos escravos.

Que o Senhor nos dê o conhecimento necessário para nosso amadurecimento.

 Ir. Cleiton Medeiros

_________________________________________________

Referências:

HOLLADAY, William L.. Léxico: Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. 1ª edição São Paulo, SP: Vida Nova, 2010. Tradução: Daniel de Oliveira.
SCHÖKEL, Luis Alonso. Dicionário Bíblico Hebraico-Português.3ª edição São Paulo, Sp: Paulus, 2004. Tradução: Ivo Storniolo, José Bortolini.

SAYÃO, Luiz A. T. (Ed.). Antigo Testamento: Poliglota. São Paulo, Sp: Vida Nova: Sociedade Bíblica do Brasil, 2003.
HARRIS, R Laird; ARCHER JUNIOR, Gleason L; WALTKE, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1998. Trad. Mácio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão; Carlos Oswaldo C. Pinto.

SOARES, Alexandre et al. (Ed.). Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico-Grego. 4ª Rio de Janeiro, RJ: Cpad, 2009.
MENDES, Paulo. Noções de Hebraico Bíblico. 1ªedição São Paulo, Sp: Vida Nova, 1981.

NVI.Bíblia: Nova Versão Internacional. São Paulo, SP: Vida, 2000.
CHAMPLIN, Russel Norman. Antigo Testamento Interpretado: Versículo por Versículo. 1ª ed São Paulo, Sp: Hagnos, 2000. 7 v.