quarta-feira, 28 de março de 2012

Lição 1 - Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo, 1º de abril de 2012. Plano de Aula: Professor Érick Freire


PLANO DE AULA
Lição 1 – Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender o Apocalipse como uma revelação divina dada a João, o autor terrestre, pelo autor supremo, Jesus, quando o apóstolo estava exilado na ilha de Patmos.

Introdução
Para a glória de Deus chegamos ao início de mais um trimestre do ano de 2012 que, cabalisticamente muitos o mistificam como o ano do fim do mundo, simplesmente porque os maias não completaram o seu calendário, encerrando-o em 21 de dezembro de 2012. Diferente desta idéia hermética, mas com uma simbologia singular o Apocalipse vem nos trazer mensagens de correção, perseverança, atitude, compromisso, transformação, arrependimento e principalmente a manutenção da fé no cordeiro que tira o pecado do mundo, mesmo diante de todas as intempéries desta vida.

A perseguição de Domiciano aos Cristãos.


O imperador Domiciano, de natural inclinado à crueldade, deu morte primeiro a seu irmão, e logo suscitou a segunda perseguição contra os cristãos. Em seu furor deu morte a alguns senadores romanos, a alguns por malícia, e a outros para confiscar seus bens. Depois mandou que todos os pertencentes à linhagem de Davi fossem executados.
Entre os numerosos mártires que sofreram durante esta perseguição estavam Simeão, bispo de Jerusalém, que foi crucificado, e são João, que foi fervido em óleo e depois desterrado a Patmos. Flavia, filha de um senador romano, foi do mesmo modo desterrada ao Ponto; e se ditou uma lei dizendo: "Que nenhum cristão, uma vez trazido ante um tribunal, fique isento do castigo sem que renuncie a sua religião".

Dinâmica: A carta do noivo - Por Sulamita Macedo


Objetivo: Introduzir o tema sobre o Apocalipse.

Material: Um envelope, contendo uma mensagem em códigos.

Procedimento:
- Falem acerca da expectativa e alegria em receber uma carta, um cartão, um email, um torpedo etc de um noivo/noiva, principalmente quando está distante.
- Oportunizem os alunos a falar sobre isto.
- Depois perguntem sobre o conteúdo dessas mensagens e se compreendiam.
- Agora, falem:
E quanto ao livro do Apocalipse?
Vocês entendem este livro?

terça-feira, 27 de março de 2012

Lição 1 - Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo, 1º de abril de 2012. Subsídio: Professor Érick Freire


A REVELAÇÃO

Falar do Apocalipse de João, o apóstolo, faz-nos lembrar na realidade das revelações pretéritas, hodiernas e futuristas da igreja do Senhor, e isso dá um “nó” na nossa mente limitadamente humana, o autor, João, parece exacerbar em um hermetismo cabalístico, mas na realidade em nada João quis ser esotérico e/ou místico, mas que pelo contexto histórico e cultural da igreja, naquela época, forçou-o a usar uma linguagem figurada, como também a utilização de símbolos quase que “indecifráveis”, pois a perseguição ferrenha de Domiciano produzia um sentimento de medo incomensurável, medo não da morte em si, mas da não chegada das informações contidas naquela carta, isso nos faz lembrar o período da ditadura militar no Brasil, onde os pensadores e questionadores de um sistema político “dizimador” da democracia e da liberdade de expressão que, até hoje persiste no meio milico, era indagado e posto em xeque, estes que indagavam eram exilados, expulsos e até mortos, os seus textos, suas cartas, músicas, livros e artigos eram incinerados. O poder assolador de um sistema mais dado e comprometido com os ideais malévolos do Diabo, como o próprio João afirma “Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás”. (Ap. 2.13) Do que com a fidelidade da fé para com Deus.