sábado, 16 de abril de 2011

Lição 04: Espírito Santo - Agente Capacitador da Obra de Deus - Por Sulamita Macedo


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes orientações:

- Para iniciar a aula, cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: Espírito Santo – Agente Capacitador da Obra de Deus.   
        
- Trabalhem o assunto dos itens I e II.

- Para introduzir o item III,  leiam e reflitam, com os alunos,  o texto  “O Homem das Bíblias”. 

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica: Com a Mão na Massa.  

Tenham uma produtiva aula!

    “Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós” I Co 5.7b



Muito bom preço e importante livro para o estudo das lições bíblicas desse 2 º trimestre de 2011, clique no título do Livro de Myer Pearlman e aproveite por R$ 16,00. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia< CLIQUE AQUI >

Texto de Reflexão: O Homem das Bíblias - Por Sulamita Macedo

                  Quando o grupo de jovens da igreja de Ricardo precisou de Bíblias para estudo, ele foi em busca de mais de 70 exemplares. Ele conseguiu o que eles precisavam, mas nunca parou de coletar e distribuir Bíblias.

                Pessoas e empresas doam dinheiro. Outros lhe dão Bíblias novas e usadas para compartilhar. O lema, escrito na van que ele usa para seu ministério, explica o seu simples desejo: “Precisa de uma Bíblia? Peça-me uma”. Ricardo é uma pessoa simples, um técnico em instalações hidráulicas e de aquecimento que faz esse ministério em seu tempo livre. Seu apelido na igreja é “o homem das Bíblias”.
                Você alguma vez desejou ter um ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12, e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.

Dinâmica: Com a Mão na Massa - Por Sulamita Macedo

Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão.

                Realizar auto-avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.

Lição 4 Conhecendo a Igreja - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 1 - Novos Convertidos, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula e Orientações pedagógicas: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 4
CONHECENDO A IGREJA


 Objetivos: O aluno deverá ao término da aula Definir através do sentido original o significado da palavra igreja; Diferenciar a igreja local e a igreja universal e invisível; Saber que a partir de agora ele é separado e que faz parte da igreja; Distinguir os principais símbolos da igreja.

Conteúdos: Etimologia da palavra Igreja; O serviço da igreja; Ordenanças da Igreja.

Tempo estimado: 1h e 15 min

1º Momento: Trabalhar o conceito de igreja através inicialmente das questões O que é a igreja? Para que serve a igreja? Copie as respostas dos alunos no quadro (se houver) e diga o sentido real e epistemológico da palavra igreja (ler o artigo Igreja da WIKIPEDIA para dar respaldo a suas conclusões - em suas pesquisas).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lição 3 Conhecendo a Salvação - Lição bíblica da Escola Dominical - Discipulado 1, Comentários: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias do Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Objetivos: O novo discípulo após a aula deverá estar apto a reconhecer o que é a expiação de Cristo, Explicar que é necessário arrependimento para ser salvo, conseguir articular os três principais aspectos da salvação: justificação, regeneração e santificação e Conhecer os efeitos da atitude pecaminosa.

Conteúdos: A natureza da salvação, A justificação, A regeneração, A santificação, A segurança da salvação.

1o. Momento: Começar com a seguinte pergunta: O que é salvação? por no quadro as variadas respostas dos alunos, depois trabalhe as definições da revista e pesquise e adquira também o livro Conhecendo as doutrinas da Bíblia.

2o. Momento: Começar o segundo momento perguntando Por que necessitamos ser salvos? Seremos salvos do quê? Falar sobre a origem do pecado, descreva com detalhes a história da serpente que é o Diabo provocando Eva e comente que nós herdamos o pecado de Adão e que essa herança tem várias consequências.

A história da Águia - Renovação espiritual do salmo 103.



A HISTÓRIA DA ÁGUIA


A águia é a ave de rapina que vive mais tempo. Chega a viver em média 70 anos.

Mas para isso, após mais de meia vida ela tem que tomar uma decisão. Aos quarenta anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.

Em nossa vida, quando aceitamos a Cristo como salvador renovamos nossa alma, nosso espírito, nascemos outra vez e somos novas criaturas, por isso devemos deixar o Espírito Santo nos regenerar, como o processo dos 150 dias da águia, que pode ser comparado também ao processo de santificação, no salmo 103 o salmista dias que a nossa mocidade (espiritual) se renova como a águia.

Glória Deus.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Texto de Reflexão: A Nuvem e o Espírito - Por Sulamita Macedo

                O Senhor guiou o povo de Israel por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e por meio de uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista Arthur Pink traçou um paralelo entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na vida do cristão.

                Pink mostrou que, assim como a nuvem foi um presente gracioso de Deus para os israelitas, o Espírito Santo é uma dádiva de Deus para seus filhos. Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar como vocês para sempre” (João 14.16).
                A coluna de nuvem guiava os filhos de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo guia os cristãos. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”(16.13).
               

Dinâmica: Marcas - Por Sulamita Macedo

Objetivo: Reconhecer a atuação do Espírito Santo nas nossas vidas.


Material: 1/2 de uma  folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem a metade da  folha de papel ofício para cada aluno.

- Falem: Antes da conversão a Cristo, não tínhamos ainda conhecimento sobre o Espírito Santo. Éramos como uma folha como esta (mostrem a folha). Mas, depois que aceitamos a Cristo, nossa vida se modificou, mudanças espirituais aconteceram.

- Agora, peçam para os alunos para amassar o papel.

LIÇÃO 3 O que é o Batismo com o Espírito Santo - Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos MOVIMENTO PENTECOSTAL, As Doutrinas da nossa fé - Comentários da revista da CPAD: Pr. Elienai Cabral Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação pedagógica: Sulamita Macedo

Lição 03: O que é o Batismo com o Espírito Santo.

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana. 

-Falem do tema da aula: O que é o Batismo com o Espírito Santo.

- Leiam Atos 2. 1 a 4. E em seguida, perguntem a pelo menos 10 alunos: Você é batizado com o Espírito Santo? Quando aconteceu?

Façam uma relação entre o texto bíblico lido e as respostas dos alunos. Enfatizem que o batismo com o Espírito Santo também é para os nossos dias.


- Perguntem aos alunos: O que é o batismo com o Espírito Santo?
Anotem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

Importante! O Método de Perguntas e Respostas foi utilizado por Jesus!

- Agora, falem: Vamos estudar o que esta lição tem a acrescentar e/ou nos faz lembrar sobre o batismo com o Espírito Santo.

- Trabalhem os itens da lição, nesta ordem: II, III e I.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Marcas” ou o texto de reflexão “A Nuvem e o Espírito”.

Tenham uma produtiva aula!