sábado, 20 de agosto de 2011

Dinâmica: O Espelho - Imagem e Semelhança de Deus

OBJETIVOS: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.

MATERIAL: Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser de silêncio e interiorização.

PROCEDIMENTO: O professor motiva o grupo: “Vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem você gostaria de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama da verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada pôr você, que fazem dela o grande sentido da sua vida...” (Deixar um tempo para esta interiorização)
Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida.
Em seguida, o coordenador orienta para que todos se dirijam ao local onde está a caixa (uma pôr vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais.
Finalmente, faz-se a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um. É muito importante conversar sobre os objetivos da dinâmica.

Reflexão: Fale para os alunos: "Nós todos temos valores enormes, não deixemos que pessoas que nem nos conhecem substituam esse valor por objetos, consumo, riquezas, através de propagandas falsas e tolas, eles só querem nos enganar e nos deixar frustrados com nós mesmos, fazendo-nos pensar que só temos valor se tivermos algo e não por sermos alguém, Deus nos ama e valoriza a cada um de nós, pois mandou Jesus morrer por cada um..."
"Somos a imagem e semelhança de Deus, PENSEM NISSO!!!"

Postado originalmente em IDA Gospel

3 comentários:

  1. vou fazer para meus alunos!espero q eles gostem eu gostei muito..

    ResponderExcluir
  2. essa dinâmica é super legal, e nós mostrar o quanto tempo valor para Deus e não valorizamos as vezes que somos. só para tentar agrandar as pessoas a nossa voltar...

    ResponderExcluir
  3. essa dinâmica é super legal, e nós mostrar o quanto tempo valor para Deus e não valorizamos as vezes que somos. só para tentar agrandar as pessoas a nossa voltar...

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!