segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lição 8 Igreja - Agente Transformador da Sociedade, Escola Dominical, CPAD, 21 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 8
 Igreja - Agente Transformador da Sociedade


Objetivos: Após a aula o aluno deverá estar apto a explicar como a Igreja deve se relacionar com a sociedade, lembrando que cada um de nós somos igreja do Senhor, compreendendo o papel de proteção social que exercemos na sociedade, conscientizando-se de que a evangelização e a atuação de cada um como Igreja do Senhor podem restaurar a sociedade.

1º Momento: Compremente os alunos com a graça e a paz do Senhor Jesus de forma bem alegre, pergunte se eles lembram do tema da lição passada e se refletiram sobre esse serviço durante a semana que se passou.

Logo depois pergunte: Quem é a Igreja? Espere as respostas e complemente que a igreja do Senhor não é o prédio onde aqueles que estão ali se congregam, mas cada um de nós somos a Igreja do Senhor, pois Deus não habita em templo feitos por mãos humanas (lembre).
Faça outra indagação: O que seria um agente transformador? Como esse agente pode transformar a sociedade? Comente que o evangelho do Senhor Jesus Cristo transforma a humanidade, pois a vida de quem é tocado pelo Espírito de Deus sofre uma regeneração, ou seja, uma regênese (um novo nascimento – Observe João 3.1-16).

2º Momento: Comece o tópico I perguntando: O que é uma sociedade? Se quiser reproduza ou escreva o significado que está na página 58 da lição, ou então facilite, pois o conceito está muito técnico, em outras palavras, sociedade quer dizer que é um conjunto de pessoas que vivem em um mesmo lugar e que comungão entre si sua cultura, costumes, exercem a cidadania, como o voto e os direitos de saúde, educação e moradia.
Faça outra indagação: O que nós igreja do Senhor temos haver com a sociedade? Por que é importante estarmos inseridos nessa sociedade?
Lembre aos irmãos que se isolar das pessoas que não são crentes não é característica de santidade e sim de egoísmo, muitos fazem uma parte de um verso bíblico de muleta “fugi da aparência do mal”, e por isso, têem vergonha de levar o evangelho a toda criatura.
Comente que muitos nos dias atuais, sem querer ou até mesmo querendo, agem como autênticos fariseus, só querem pregar pros ricos, os limpos, os abastados, os melhores, diferentemente de Jesus que se preocupava com viúvas, prostitutas, publicanos, ladrões, beberrões, deficientes, doentes e muitos outros tipos de pessoas que eram excluídos.
Dê um exemplo: “Nos dias atuais muitos falam em orgulho gay, em união entre pessoas do mesmo sexo e muitos cristãos de forma acertada tem lutando contra esse tipo de prática, mas alguns se excedem e dizem que deveríam ser mortos, ou espancados, Jesus nunca nos ensinou assim, se fosse Ele quem estivesse aqui, combateria, mas levaria amor a estas pessoas, ao invés de estarem se expondo em debates, onde o intuito maior é mostrar quem fala melhor, não vi em nenhum dos debates em TV o pastor que se expunha contra a causa (que realmente é antibiblica) demonstrar amor ao que está do outro lado e sim demonstra disputa, quando Jesus encontrousse com a mulher adúltera Ele não a acusou, livrou da morte, mas ao mesmo tempo deu palavras de transformação “Vá e não peques mais!”
Fale sobre a esquiva das denominações em que pertecemos aos projetos sociais, taxam toda a culpa ao governo federal, mas todos nós temos papel importante nessa causa, ora vivemos abaixo de um governo humano que nos cobra impostos, mas também temos a obrigação de retribuir na sociedade, contamos nos “dedos” as ações sociais das Assembléias de Deus principalmente, devíamos ter vergonha por ser uma denominação tão grande, mas com tão pouco trabalho social, não há uma faculdade reconhecidamente assembleiana, não há uma instituição de recuperação de drogaditos que realmente conhecemos como padrão, as campanhas de alfabetização nas igrejas são quase inexistentes, não vemos campanhas de agasalhos, alimentos, não temos orfanatos, pelo contrário temos um monte de político evangélico das Assembléias de Deus que fazem um trabalho demagógico. Nossos líderes, esses sim precisam de serem acordados. Em decorrência disso, até os templos sofrem com isso, falta estrutura nas escolas dominicais, falta investimento na qualificação de professores, falta acompanhamento a pessoas com deficiências na igreja e muito pior, nem sequer um intérprete da Língua Brasileira de Sinais tem na igreja, se pelo menos eles fossem curados já ajudaria, mas o principal hoje é o arrecadar dinheiro para aumentar o patrimônio da “igreja”! Acordemos irmãos! Não há tempo para perder. Temos de investir na obra social também.

3º Momento: Fale sobre o Tópico de número II, e depois pergunte: Por que orar, aconselhar e demonstrar os valores cristãos são proteções sociais?
            Após as respostas diga que a sociedade vive em constante situação de risco, por isso, elas precisam de proteção, e quem tem essa proteção para oferecer é a igreja do Senhor, através da intercessão as hostes espirituais da maldade são quebradas, o poder do maligno se enfraquece e a igreja prevalece contra as portas do inferno. Também devemos saber que nós como igreja, temos a obrigação de interceder por todos os homens e por todas as autoridades constituídas. A oração do crente feita com fé realmente trás um olhar especial de Deus para aquela causa. Independentemente de quem seja o prefeito, governador ou presidente devemos orar para que Deus guie as decisões deles, pois a oração do justo tem efeitos poderosos (Tg 5.16b)
            Faça outra indagação Como um cristão pode aconselhar a uma sociedade? Espere as respostas e diga que é muito importante termos pastores, cristãos e servo de Deus prontos a aconselhar a sociedade em geral, não só a governantes, mas a todo tipo de pessoa. Em relação a governantes é interessante lembrar o importante papel que Billy Graham tinha nos Estados Unidos, ele era o conselheiro da maioria dos presidentes de lá nos anos 80 e 90.
            Indague seus alunos: Qual sistema político mais se adéqua aos valores cristãos? Espere as respostas e depois diga que o sistema político que mais se assemelha ao Sermão do Monte do nosso Senhor Jesus é o socialismo e/ou comunismo em sua essência, ou seja, tudo em comum. Mas, sabemos que isso foi distorcido na época de Lutero, já que os burgueses queriam um sistema político que se assemelhasse mais as suas “próprias” necessidades, por isso, criaram o sistema capitalista, isto é, concentração de renda para quem tem mais posses. Na realidade não é pecado ser rico, mas a busca capitalista por posses que nós aprendemos desde pequeno se assemelha ao homem que ajunta seus bens e diz “agora irei descansar e folgar”, mas a Bíblia diz “Louco está noite pedirão a tua alma! E o que tens para quem será?” Reflitamos nisso.

4º Momento: Faça a dinâmica Oferta Voluntária < Clique Aqui >

5º Momento: Fale sobre o tópico III e faça uma pequena reflexão através da seguinte pergunta: O que você está fazendo para ajudar a sua comunidade?


A PAZ DO SENHOR JESUS E BOA AULA A TODOS!!!


ADQUIRA E NÃO SE ARREPENDA



0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!