sábado, 8 de outubro de 2011

O Treinador da Equipe de Cristo - Subsídio para EBD adolescentes

Segundo a WIKIPEDIA Nos desportos, um treinador ou técnico é o indivíduo responsável pela coordenação e direção das atividades de uma equipe ou de apenas um atleta. O treinamento exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações dentro e fora do campo ou quadra. A grande maioria dos treinadores são ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação acadêmica” (acessado em 08/10/2011).
Não obstante os “atletas de Cristo” também possuem um treinador, Jesus é o coordenador técnico e o Espírito Santo é o coach (treinador em inglês), quem não lembra do ano passado quando a seleção brasileira disputou a Copa do Mundo e tinha como coordenador técnico Jorginho, hoje treinador do Figueirense e como técnico Dunga, apesar da bela campanha nas eliminatórias da copa, copa América e a Copa das confederações, o Brasil por um lapso foi eliminado precocemente nas quartas-de-final, digo precocemente porque o brasileiro não se contenta com um 5º lugar em um torneio de futebol chamado Copa do Mundo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lição 2 - O Bom e o mau atleta, lições bíblicas da Escola Dominical para adolescentes (CPAD) O Atleta cristão 4º Trimestre de 2011.

Objetivos: Ao concluir a lição, o aluno deverá ser capaz de:

  • Mostrar as diferenças entre o bom e o mau atleta;
  • Atentar à sua vida espiritual. Lembrando-se que é um dever cristão glorificar a Cristo em sua vida;
  • Identificar as virtudes do bom atleta cristão e as conquistas decorrentes da fidelidade a Deus.
Sugestão pedagógica e interação da turma: Professor, a sugestão que darei nessa lição será para substituir a nossa dinâmica semanal, servindo para iniciar sua aula de forma diferente, para que o aluno não pense que só faz brincar na sala de aula, ou seja, nem todos os alunos entendem que dinâmica é diferente de brincadeira, por isso indico que leve de casa revistas com fotos de atletas ou tire da internet, leve fotos de atletas vitoriosos e conhecidos, como também de desconhecidos, divida a sala em dois ou três grandes grupos e peça para que cada grupo escolha alumas fotos desses atletas e colem em uma cartolina, leve uma cartolina por grupo, depois peça para que o grupo escreva na cartolina as características de um bom e um mal atleta e façam comparações com o mundo espiritual, depois peça pra cada grupo vir a frente explicar seu trabalho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lição 2 - A mentira dos astros e dos horóscopos, lições bíblicas da Escola Dominical para Juvenis (CPAD) O Perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas, 4º Trimestre de 2011.

Plano de Aula
Lição 2 - A mentira dos astros e dos horóscopos


Objetivos: O aluno após a aula deverá entender o perigo da astrologia, sabendo que só em Deus podemos confiar; Definir o que é a prática da consulta dos astros.

Informação pedagógica adicional: Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em esse Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores do seu "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa te aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lição 2 Liderança em Tempos de Crise, Escola Dominical, CPAD, 09 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 2 - Liderança em Tempos de Crise



Objetivos: O aluno após a aula deverá descrever as principais características da liderança de Neemias; Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias; Saber que Neemias possuía um plano sistemático para reconstrução de Jerusalém.

Dica pedagógica: Professor produza em seu aluno a vontade de ler e descobrir a Bíblia, durante este trimestre isso será possível porque tratasse de um desenrolar da história de Judá, por isso, no fim das aulas deixe uma lacuna e uma pergunta para ser respondida na semana seguinte, peça a seus alunos que verifiquem algum fato curioso ocorrido, no último momento deixarei algumas sugestões de perguntas.

1º Momento: Comprimente os alunos e faça logo uma pergunta: O que é liderança? Espere as respostas e complemente perguntando: Por que liderar não é fácil? Depois fale que ser um líder ideal não é ser um ditador, nem tampouco obrigar alguém a fazer o que se quer, pelo contrário, o verdadeiro líder é um conquistador de corações, ele consegue atingir a alma de seu liderado, acha as melhores qualidades deste para executar de forma mais eficiente o que se é proposto. Leia o artigo liderança, descubra e/ou entenda os vários tipos de líderes.
Leia o artigo Liderança em Tempos de Crise - Subsídio, e veja as características marcantes de Neemias.

Dinâmica: Características de um líder

OBJETIVOS:
  • Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
  • Explorar valores que caracterizam um líder.
TAMANHO DO GRUPO: 4 pessoas


MATERIAL:
  • Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.
  • Lápis ou caneta para cada participante.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.


PROCEDIMENTO:
  • O professor, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.
  • A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.

Liderança em Tempos de Crise - Subsídio para Escola Dominical e Educação Cristã


NEEMIAS
Retrato Histórico de Jerusalém antes e após a Chegada de Neemias em Jerusalém – Parte II.



“E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo”.
(Neemias 2:5-6)

Como havia prometido no último subsídio histórico, nos deteremos agora no grupo de Neemias que foi liberado pelo rei para as ações de reconstrução de Jerusalém, principalmente a estrutura física dos muros que estavam comprometidas. Ele, Neemias, seguiu viajem em 444 a.C. após 94 anos do decreto de Ciro que permitiu o primeiro retorno com Zorobabel, e treze anos atrás do segundo grupo liderado por Esdras, como havia dito no texto anterior, o novo “Moisés” daquela época. Como Esdras era sacerdote, descendente direto de Arão, após a reforma e construção do templo, ele se dedicou as suas funções de origem, ou seja, intercessão sacerdotal pelo povo que estava em Jerusalém, por isso, Deus separa Neemias para executar e finalizar a tarefa de recuperação física e moral de Judá através da “reconstrução das defesas militares e da segurança civil da nação que estava renascendo” (HOFF, p. 300, 2003). A reconstrução das muralhas durou cinquenta e dois (52) dias, e nesse período remonta o quanto é difícil ser um líder com tantas perseguições e oposições.