sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lição 2 - O Bom e o mau atleta, lições bíblicas da Escola Dominical para adolescentes (CPAD) O Atleta cristão 4º Trimestre de 2011.

Objetivos: Ao concluir a lição, o aluno deverá ser capaz de:

  • Mostrar as diferenças entre o bom e o mau atleta;
  • Atentar à sua vida espiritual. Lembrando-se que é um dever cristão glorificar a Cristo em sua vida;
  • Identificar as virtudes do bom atleta cristão e as conquistas decorrentes da fidelidade a Deus.
Sugestão pedagógica e interação da turma: Professor, a sugestão que darei nessa lição será para substituir a nossa dinâmica semanal, servindo para iniciar sua aula de forma diferente, para que o aluno não pense que só faz brincar na sala de aula, ou seja, nem todos os alunos entendem que dinâmica é diferente de brincadeira, por isso indico que leve de casa revistas com fotos de atletas ou tire da internet, leve fotos de atletas vitoriosos e conhecidos, como também de desconhecidos, divida a sala em dois ou três grandes grupos e peça para que cada grupo escolha alumas fotos desses atletas e colem em uma cartolina, leve uma cartolina por grupo, depois peça para que o grupo escreva na cartolina as características de um bom e um mal atleta e façam comparações com o mundo espiritual, depois peça pra cada grupo vir a frente explicar seu trabalho.
O tempo desse trabalho deve ser cronometrado, ou seja, cinco minutos para escolha e colagem das fotos, cinco minutos para porem as características do bom e do mau atleta e três minutos para cada grupo apresentar suas ideias.
Material necessário: 2 ou 3 cartolinas (comum), pincel atômico ou caneta, cola branca, tesouras (duas por grupo) revistas ou impressões de fotos de atletas (sugiro que pesquise também atletas cristãos e indique aos alunos quem são, eles gostam de saber disso).

Dica da web: Acesse o site dos Atletas de Cristo < Clique Aqui >

1º Momento: Comece sua aula cumprimentando os alunos e dizendo que hoje a aula começará de forma diferente e que iremos conhecer alguns atletas de Cristo, mas antes devemos fazer um pequeno trabalho em grupo e precisamos de colaboração mútua, todos formando uma equipe.
Professor, faça então a sugestão pedagógica citada acima.

2º Momento: Agora leia o texto bíblico da lição e pergunte aos alunos: O que este trecho tem haver com ser um bom atleta espiritual? Espere as respostas dos alunos e diga que as orientações de Paulo a Timóteo era para que o cristão soubesse exercitar sua fé e soubesse manejar bem a Palavra de Deus, pois aquele que escolhe servir ao Senhor deve ter em seu coração verdadeiro, longe do pecado, que podemos compará-lo como as farras para os atletas esportistas, enquanto um atleta deve evitar de usar cerveja, ir pra baladas, o atleta espiritual ainda tem de evitar mais do que isso, ele deve evitar as paixões da vida e da juventude, pois quando possui as verdadeiras características cristãs, como mansidão e graça vence as oposições desta vida terrena.

3º Momento: Querido professor passe esse vídeo que é muito importante, mostre aos seus alunos esse belo testemunho de Kaká.
4º Momento: Fale como é importante termos uma experiência pessoal com Deus e termos um relacionamento íntimo com Ele, e esse relacionamento vem pela leitura da Palavra de Deus, a oração e louvor, persistindo sempre e fugindo das paixões do mundo durante a nossa adolescência e juventude, por isso, pessoal devemos seguir e prosseguir em conhecer cada vez mais as benesses do Senhor Jesus!

5º Momento: Peça a um dos alunos para dizer algumas características do bom e do mau atleta e fazer um resumo do que aprendeu durante a Aula.

GRAÇA E PAZ A TODOS!!! UMA ÓTIMA AULA!


1 comentários:

  1. Queridos, espero que entendam que o meu objetivo nestas postagens é aproximar o conteúdo do aluno, sejam responsáveis e pesquisem o conteúdo!

    Graça e paz a todos!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!