quinta-feira, 17 de março de 2011

LIÇÃO 13 Paulo Testifica de Cristo em Roma - Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire

Introdução
Nesta semana trataremos sobre a prisão de Paulo e sua viagem a Roma e as muitas dificuldades desse período, falaremos sobre como ele se portou em meio a dificuldade e como se utilizou do meio para continuar evangelizando.
Na realidade sua prisão tinha um objetivo proposto pelo próprio Senhor Jesus, como conclui alguns dos teólogos e estudantes da Bíblia que Paulo não era preso de Roma, ou qualquer outro regime político ou religioso e sim, prisioneiro por Cristo, comissionado a cumprir o ide em meio as adversidades. Pois Paulo como duplo cidadão tinha conseguido entrar nos mais profundos rincons do império romano, mas não teria ido a capital de todo o império para evangelizar o povo que também necessitava de ouvir a palavra de Deus.
Ali ninguém podia impedi-lo de ir já que estava sob custódia de pessoas influentes no governo, ou melhor, no império romano.


Dica pedagógica
Professor, estamos encerrando a lição do trimestre, e nada mais justo que haver uma pequena confraternização entre você e seus alunos, já que, durante três meses estiveram juntos aprendendo-ensinando, ensinando-aprendendo um importante assunto para a igreja dos dias atuais, que foi o Atos dos apóstolos até os confins da Terra.
Faça alguma atividade simples para com eles, leia uma carta criada por você mesmo mostrando a importância da participação deles nesse trimestre e a grande valia aos mesmos continuarem interessados em aprender a palavra de Deus sem barreiras.
Diga que para você o mais importante não é dizer o que eles querem, mas mostrar e abrir seus olhos com o conhecimento genuíno, sem hipocrisia e com sinceridade.
Entregue uma pequena messagem grampeada a um bom bom para cada um.


Lebre-se a partir do próximo trimestre estaremos postando o plano de aula e logo depois dinâmicas e subsídios.


I. VIAGEM DE PAULO A ROMA
Comece perguntando: Alguém sabe dizer porque Paulo teve que ir à Roma?Qual o objetivo dessa viagem?

Depois comente que Paulo após  ter passado por várias perseguições dos judeus e está sendo vítima de julgamentos pelos mesmos e após a quebra (separação) do cristianianismo com o judaísmo, a perseguição se tornou mais intensa, levando os judeus a pedirem para jugá-lo, mas Paulo temendo sua morte apela para Roma, pois sabe que o julgamento romano seria mais jurisdicional e menos reliogioso, pois os judeus por várias vezes o tentaram matar e promoveram várias emboscadas, muitas vezes até realcionadas as viagens legais atribuídas e obrigadas pelo governo romano, pois Paulo já era considerado um preso. O principal ponto de acusação era a pertubação da paz,que era copnsiderado na época um crime grave, ora Paulo agora estava professando para eles, uma nova religião, falava da salvação pela graça e não por obras, ou por rituais e alianças (pactos), os saduceus, por exemplo, não acreditavam em ressureição, outros (seitas) também criam em reencarnação e isso provocou tumulto, era crime e deveria ser julgado, ele tinha provocado um reboliço e era passivo a punição capital (morte).
Agora pergunte: Qual era o objetivo de Deus com a prisão de Paulo? Por que Deus permitiu que ele fosse preso?
Conclua dizendo que a prisão de Paulo tinha como único e exclusivo objetivo de Deus a evangelização de vários povos europeus, inclusive após naufrágios e mudanças de percurso e rotina, e isso iremos ver mais a frente.

1. De Cesareia a Roma
Leia o artigo abaixo onde há detalhes de Paulo em Cesaréia Teologia e Graça! logo depois questione:  Qual o objetivo de Paulo em cesaréia? Por que ele foi para lá?
Logo após as respostas dos alunos faça um breve comentário sobre o artigo anterior, não se esqueça tenha um olhar crítico, ne sempre o que está escrito em alguns artigos está correto.



"VIAGEM DE PAULO A ROMA (AT 27.1 – 28.10)
1. Rumo à Itália (27.1-44). Havendo apelado para César, Paulo segue, por via marítima, de Cesareia para Roma. Embarca em um navio em direção à Itália sob a tutela do centurião Júlio e de uma escolta militar, juntamente com alguns presos políticos. Além da presença de Lucas, o médico amado, está presente um amigo de Paulo, cristão macedônio, chamado Aristarco (ver 19.29; 20.4; Cl 4.10; Fm 24). Diante de todas as dificuldades enfrentadas pelo apóstolo, Deus concedeu-lhe amigos fieis, como diz Provérbios, “na angústia nasce o irmão” (Pv 17.17; 18.24). Além disto, o centurião também trata o “prisioneiro do Senhor” com humanidade e lhe permite visitar a igreja em Sidom. Assolado pelos fortes vendavais, o navio segue lentamente até chegar a Mirra, na Lícia. Desta cidade, partem em direção a Itália em um navio procedente de Alexandria. Antecipando-se aos perigos que os surpreenderiam na viagem, Paulo adverte-os, mas em vão. O centurião crê mais no timoneiro do que em Paulo. É assim quando se confia mais na capacidade humana do que na orientação que procede do Senhor: o navio sempre naufraga. Contudo, Paulo assegura aos tripulantes que nenhum deles morrerá.
2. Paulo em Malta (At 28.1-10). Na ilha de Malta, ao sul da Sicília, Paulo e os demais foram tratados com extraordinária bondade pelos nativos. Nesse local, três episódios milagrosos acontecem: Paulo permaneceu imune após o ataque de uma víbora; a cura do pai de Públio, magistrado local; e a cura de diversos ilhéus. Nos três eventos, o nome de Jesus foi glorificado e o evangelho anunciado com poder e milagres.
3. Paulo chega a Roma (Mt 28.11-15). Após três meses, Paulo partiu para Roma com todos os suprimentos necessários. Passou por Siracusa, Régio e Putéoli. Nessa cidade italiana, por solicitação dos irmãos locais, hospedou-se por sete dias. Depois se dirigiu à Praça de Ápio e às Três Vendas para encontra-se com alguns irmãos procedentes de Roma. Mais uma vez, o encontro com os irmãos ajudou-lhe a recobrar o animo. Solitário, acorrentado e prisioneiro, Paulo encontrava nas palavras dos irmãos a esperança que nutria sua viagem. Paulo chega a Roma que, na época, tinha mais de um milhão de habitantes.
O EVANGELHO PROPAGA-SE EM ROMA (AT 28.16-31)
1. Prisão domiciliar (28.16). A prisão domiciliar era uma concessão aos detidos não acusados de crimes capitais. A custodia militaris, como era chamada, permitia que o prisioneiro morasse por conta própria numa casa alugada, no entanto, vigiada por um soldado. Para garantir ainda mais a segurança, uma corrente era presa ao pulso direito do prisioneiro e ao braço esquerdo do guarda. Paulo possuía liberdade de movimento para escrever, receber os irmãos, entre outras atividades, muito embora estivesse cativo.
2. Apologia entre os judeus (28.17-22). Estabelecido em sua prisão domiciliar, Paulo convoca os líderes judeus para explicar-lhes os eventos e motivações que o levaram cativo à cidade. Embora os judeus considerassem-no culpado, as autoridades romanas não encontrava qualquer crime para mantê-lo preso. Contudo, apelara ao tribunal do imperador para livrar-se da oposição e julgamento dos judeus. Não era a culpa que o levara a Roma, mas sua inocência.
3. Progresso do evangelho em Roma (28.23-31). Roma era a mais importante cidade cosmopolita daqueles dias e conhecida, principalmente, pela frouxidão moral e relativização dos costumes. As mais variadas crenças, rituais e religiões estrangeiras eram toleradas pelos romanos. Havia pessoas de todas as raças e costumes. Era um centro de cultura literária, econômica, política e religiosa. Terra dos grandes oradores, políticos, guerreiros e juristas. A região ideal para propagar o evangelho às partes mais longínquas do mundo. Lucas conclui o programa missionário de 1.8, “... ser-me-eis testemunhas...até os confins da terra”, ao descrever a estadia de dois anos de Paulo em sua prisão domiciliar “pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”.
O livro de Atos dos Apóstolos termina sem concluir definitivamente a história que se propôs a narrar. Nada é dito a respeito do julgamento de Paulo pelo tribunal romano. Era intenção de Lucas escrever um terceiro volume? Nada pode ser dito com absoluta certeza. Porém, sabemos que é responsabilidade da igreja moderna continuar a obra inacabada de Atos dos Apóstolos.
Afirma Fabris:
Os Atos permanecem um livro aberto e a completar, porque a história da Igreja, como processo de crescimento humano e de libertação do mundo em torno do Senhor ressuscitado, é um canteiro de obras ainda em plena atividade (1991:448).

Notas
FABRIS, Rinaldo. Os Atos dos Apóstolos. São Paulo: Edições Loyola, 1991 - Colação Bíblica Loyola, 3. Tradução de Siro Manoel de Oliveira" (BLOG TEOLOGIA & GRAÇA).

terça-feira, 15 de março de 2011

LIÇÃO 12- As Viagens Missionárias de Paulo - Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação Pedagógica: Pedagoga Sulamita Macedo

Lição 12: As Viagens Missionárias de Paulopostagem permitida pela pedagoga Sulamita Macedo


Professoras e professores, para esta lição, faço as seguintes sugestões:

1 - Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.

2 - Utilizem  mapa das Viagens de Paulo, conforme suas possibilidades.

Opção 01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver o itinerário de cada viagem.
Opção 02:  Mapa pequeno para cada aluno. Façam  cópia do mapa da Bíblia.
Opção 03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e equipamento.

 3 - Utilizem o quadro da Orientação Pedagógica, que contém um resumo das viagens de Paulo. Apresento algumas indicações de como fazê-lo:

A - Façam cópias para os alunos.
B - Usem  o quadro em referência juntamente com o mapa:  Ao falar sobre os fatos e cidades descritas no  quadro, apontem  as localidades  no mapa.
C - Passo a Passo de outra forma de utilização deste quadro:

Todos os Blogs e sites sobre EBD - É só clicar no nome e linkar para ler e acessar.




Subsídeos e comentários
Um dos portais mais antigos da EBD
Pioneiro em orientações através de vídeos, abaixo temos o seu canal no You Tube
O mais novo e mais acessado Blog de EBD dos últimos três meses - elaborado pelo pedagogo Érick Freire
Estudos e comentários das lições
Comentários
Bons comentários e orientações do pastor Guilherme
Site mais visitado da EBD no Brasil, provavelmente o mais antigo e mais completo, foi criado pelo Pastor Klauber Maia, diretor do CETAD/RN e membro da direção da IEADERN
Comentários do nosso querido irmão em Cristo.
Subsídios muito resumidos e de pouca qualidade conteudista.
Comentários esporádicos das lições
Dinâmica no nome, tenta mostrar algumas formas de usar criatividade na EBD
Bons comentários sobre andragogia, e de como melhorar a escola Dominical.
Comentários
Blog do Pastor Moisés membro da direção geral da AD no Brasil e responsável pelo Marketing para EBD, um dos mais preparados e melhores respaldadores da EBD no Brasil.
Comentários
Comentários Semanais do Pr. Altair Germano. Comentários muito bem elaborados e estruturados da Escola Dominical, um dos mais acessados em todo mundo.
Comentários
Comentários e atividades da AD Soledade 2 uma das melhores Escolas Dominicais de Natal
Subsídios para as lições
Site sobre educação cristã e subsídios para o ensino bíblico
Um dos melhores Blogs pedagógicos da EBD. Idealizado pela pedagoga Sulamita Macedo - AD Central de Natal. Lá você encontrará dinâmicas, mas às vezes elas são mais infantis, mas podem ser usadas em sala de aula.
Auxílio aos docentes cristãos
Canal do You Tube do Evangelista Luiz Henrique. Um dos ícones da EBD no Brasil. Um trablaho belíssimo deste pastor do Maranhão.
Interessante
Dá muito trabalho achar o que queremos no site, pois existem muitas portas, mas só serve para assinantes.
Auxílio para professores de crianças na EBD - com desenhos atividades e etc.
Auxílio principalmente para professores de adolescentes.



Acesse também Tudo em material para Escola Dominical < Clique Aqui >
Compre AQUI os livros mais baratos sobre EBD!!!