sábado, 18 de junho de 2011

Lição 13 Aviva ó Senhor a tua obra, Escola Dominical, CPAD, 26 de junho de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 13
AVIVA Ó SENHOR A TUA OBRA

Objetivos: O aluno deverá após a aula: Relacionar as doutrinas ensinadas durante o trimestre, distinguindo a importância da práticas destas para o bom andamento e avivamento constante da obra do Senhor Jesus, compreendendo que uma igreja avivada é uma igreja que evangeliza, cuida do trabalho social, busca os dons, conhece a palavra, cuida da doutrina e á apologeta da fé.

1º Momento: Pergunte aos alunos sobre o que aprendemos durante este trimestre, depois diga para eles que é importante entendermos as doutrinas de onde congregamos, ou seja, as doutrinas da Bíblia, para que não sejamos embaraçados com falsos ensinos e para termos cada vez mais segurança no que cremos e dizemos, logo depois continue falando do tópico I.

2º Momento: Faça a dinâmica Avivamento < Clique Aqui >.

3º Momento: Pergunte: Evangelizar é característica de uma igreja avivada? Leia o artigo A verdade da Falta de evangelizadores < Clique Aqui >, para embasar sua resposta.

Dinâmica - Avivamento

1ª parte:
Recruta-se um número par de pessoas, o ideal seria o máximo possível, cada uma com uma folha de caderno na mão, e pede para balancá-las bem perto do ouvido do outro bem acelerado, o barulho vai ser muito chato.

Aplicação: todos balançando ao mesmo tempo significa o tipo de avivamento que alguns imaginam, barulho somente e que enche o saco, irrita, atrapalha, isto tem que ser trabalhado durante a dinâmica. Abra um momento para refletirem sobre isto, se concordam ou não.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aviva ó Senhor a Tua Obra - Escola Dominical.

"Vão consultar o Senhor por mim e pelo remanescente de Israel e de Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois os nossos antepassados não obedeceram à palavra do Senhor e não agiram de acordo com tudo o que está escrito neste livro". (2 Crônicas 34.21)


            O nome Josias significada Dado por Deus, neste texto veremos como alguém que adquire resiliência pode fazer a diferença em um mundo tão paradoxal como o nosso, que aprendamos com esse rei, dado por Deus ao povo.
            O rei Josias no ano de 640 a.C. assume o reinado em Jerusalém aos oito anos de idade, o mais interessante é que ele era neto de Manassés, um rei mal e cruel, considerado o pior rei de Judá, mas mesmo estando em condições espirituais deploráveis, o povo recebe uma Dádiva de Deus (o próprio rei Josias). Notasse ao ler o texto do capítulo 34 de II Crônicas, que o rei Josias com apenas dezesseis anos de idade, buscou o relacionamento que seu antepassado, o rei Davi, tinha com Deus, e ao descobrir tanta coisa errada dentro da nação judia, ficou transtornado e angustiado, preocupavasse com o que Deus poderia está pensando daquela nação, daquele povo. Por isso, começou uma grande mudança em todo o reino, despedaçou ídolos de todos os tipos, derrubou altares a Baal, mandou purificar todos os lugares santos que, por hora, estavam sendo usado por entidades pagãs e deuses profanos, que eram agora os guias de um povo inconsequente e esquecido de Deus.

domingo, 12 de junho de 2011

Lição 12 Escola Dominical, Conservando a Pureza da Doutrina Pentecostal, 19 de junho de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 12
CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL


Objetivos: O aluno após a aula deverá estar apto a discernir a diferença entre um falso mestre e um mestre verdadeiros, Entendendo que Satanás tem tentado destruir a igreja por dentro com falsos ensinos e doutrinas, por isso o aluno tem que saber ser um defensor e apologista do evangelho e da santa doutrina na igreja.

1º Momento: Converse com seus alunos de modo descontraído e informal, pergunte-os como eles tem visto estas lições deste trimestre e se acham que são boas para a nossa prática de vida cristã, pergunte até agora o que os chamou mais atenção nessas 11 lições que se passaram e se entenderam o verdadeiro sentido da lição que é o resgate da identidade pentecostal. Pergunte também: O crente pentecostal tem doutrina? Por que nos dias de hoje vemos tantas doutrinas novas? Qual a diferença entre doutrina e usos e costumes?

Dinâmica - O Falso Mestre

Objetivo: Identificar o falso mestre na igreja e o mal que ele pode causar.

Versículo chave: "No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade" (2 Pe 2.1-2).