sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aviva ó Senhor a Tua Obra - Escola Dominical.

"Vão consultar o Senhor por mim e pelo remanescente de Israel e de Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois os nossos antepassados não obedeceram à palavra do Senhor e não agiram de acordo com tudo o que está escrito neste livro". (2 Crônicas 34.21)


            O nome Josias significada Dado por Deus, neste texto veremos como alguém que adquire resiliência pode fazer a diferença em um mundo tão paradoxal como o nosso, que aprendamos com esse rei, dado por Deus ao povo.
            O rei Josias no ano de 640 a.C. assume o reinado em Jerusalém aos oito anos de idade, o mais interessante é que ele era neto de Manassés, um rei mal e cruel, considerado o pior rei de Judá, mas mesmo estando em condições espirituais deploráveis, o povo recebe uma Dádiva de Deus (o próprio rei Josias). Notasse ao ler o texto do capítulo 34 de II Crônicas, que o rei Josias com apenas dezesseis anos de idade, buscou o relacionamento que seu antepassado, o rei Davi, tinha com Deus, e ao descobrir tanta coisa errada dentro da nação judia, ficou transtornado e angustiado, preocupavasse com o que Deus poderia está pensando daquela nação, daquele povo. Por isso, começou uma grande mudança em todo o reino, despedaçou ídolos de todos os tipos, derrubou altares a Baal, mandou purificar todos os lugares santos que, por hora, estavam sendo usado por entidades pagãs e deuses profanos, que eram agora os guias de um povo inconsequente e esquecido de Deus.

             Durante toda essa reforma e grande empreitada encabeçada pelo rei, guiada por homens de confiança, retos e obedientes, começam a fazer uma limpeza geral, pondo materiais novos no templo. Hilquias, o sacerdote, acha o livro da lei, tira a poeira e o entrega ao secretário do rei (um tipo de mordomo e auxiliar do rei) Safã e pede para que vá urgentemente mostrar ao rei.
                Josias já estava com 26 anos, já conhecia bem o reinado, e sabia de sua responsabilidade pelo povo, tanto em sua autonomia política, como também espiritual, principalmente esta, a última, pois o povo havia se afastado da presença de Deus. O rei Josias pede que Safã o leia em vós alta para ele, escolheu alguns trechos da lei mosaica, que com certeza eram o Pentateuco (Torah), os cinco primeiros livros da Bíblia e relatou, o rei quando ouviu aquelas palavras caiu em pranto, há anos não se praticava aquilo, há anos que o povo tinha caído na desgraça da idolatria, e agora? O rei Josias fica desesperado, rasga suas vestes, cobre-se de cinzas e com certeza chora pelo pecado de seus antepassados, ele ainda afirma "Deus está com muita raiva de nós!", "O que será de nós?", rapidamente ele manda procurar examinarem a posição de Deus, então o sacerdote Hilquias, junto aos seus correligionários, procuram Hulda, a profetiza, que de imediato manda um recado para o rei "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eu vou trazer uma desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes; todas as maldições escritas no livro que foi lido na presença do rei de Judá. Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando-me a ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada. Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu: Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor. Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão a desgraça que trarei sobre este lugar e sobre seus habitantes".
             Depois de obter a resposta do Senhor, o rei Josias conclama a todo povo a ouvir o que  fora dito por Deus, e a situação atual daquela nação, ele não queria deixar o povo ignorante e alheio, queria conscientizar que o povo necessita conhecer a lei de Deus e que devem praticá-la todos os dias, por isso, Judá não foi destruída, mas alguns anos depois, o povo cai em desgraça outra vez e no reinado de Zedequias.
             O rei dos caldeus vem invade Judá e a destrói, saqueiam a cidade, queimam e levam o povo para o cativeiro babilônico, porque Deus não se deixa escarnecer, o povo tinha caído em pecado outra vez chegando ao ponto de deixarem os profetas calados, não os ouviam e zombavam dos mensageiros de Deus.
            Enfim, notamos que para termos uma vida realmente avivada devemos ter uma atitude de adorador e de servo fiel. O avivamento só vem se tormarmos ciência que precisamos da presença de Deus em nossas vidas e que devemos fazer a sua obra. Josias mesmo tendo maus exemplos em sua vida, foi buscar o coração de Deus, em que Davi conhecia muito bem, Josias quis fazer a diferença entre muitos reis, pois agiu de forma agradável aos olhos do Pai celestial, seu amor por uma vida quebrantada, era mais forte do que pelo pecados de seus ascendentes, ele era um indivíduo resiliente (clique e veja o significado), apesar de toda força contrária e dos maus exemplos não titubiou, nem para a direita, nem para a esquerda! Sejamos assim indivíduos resilientes que querem ser avivados pelo Senhor Deus. Que possamos ser "segundo o coração de Deus", como Davi foi e que Josias tentou ser. Nos quebrantemos diante da potente mão de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!