sábado, 17 de setembro de 2011

Lição 12 A Ética dos Filhos de Deus - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 12 - A Ética dos Filhos de Deus

Objetivos: O aluno após o fim da aula deverá:

  • Definir ética cristã
  • Descrever as bases da ética cristã.
  • Fundamentar sua vida e relacionamentos na Bíblia.
1º Momento: Professor de adolescentes, a lição desta semana diz que existem quatro características do relacionamento dos filhos de Deus com seus pares e com os não cristãos, mas acho que além destas características o Fruto do Espírito também deve fazer parte dessa ética, pois se o cristão tem esse fruto com certeza terá ética, então bom seria que você relembrasse esse Fruto através da dinâmica Fruto do Espírito.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lição 12 A Integridade da doutrina Cristã, Escola Dominical, CPAD, 18 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 12 - A Integridade da Doutrina Cristã

Objetivos: Espera-se do aluno que Compreenda que a verdadeira doutrina bíblica produz vida, sabendo que as doutrinas bíblicas tem sido atingidas por inúmeras distorções dentro das nossas denominações e por isso, Conscientizemo-nos que a fidelidade a verdadeira doutrina é imprescindível.

Dica: Professor recomendo que indique aos alunos o livro de Myer Pearlman que tem por título Conhecendo as doutrinas da Bíblia.

1º Momento: Comece a aula perguntando aos alunos: O que é doutrina? Para que serve? Espere as respostas dos alunos e diga que a doutrina é o ensino e estudo organizado das verdades bíblicas, como doutrina do pecado, da salvação, do homem, de Deus, da igreja, das últimas coisas, entre outras, ou seja, o ensino sistemático da Bíblia.

Dinâmica: Marca Registrada - Por Sulamita Macedo


Objetivo: Refletir sobre a identidade da Igreja e sua preservação diante das ameaças.

Material: Rótulos ou caixas de objetos bastante conhecidos por sua boa qualidade.

Procedimento:
- Perguntem: Quais as características que identificam este produto? Mostrem um rótulo ou caixa do produto um de cada vez.
- Aguardem as respostas dos alunos.
- Falem que as características do produto,  apontadas por eles, identificam o objeto, associado a sua marca.
- Perguntem também: O que pode ameaçar as empresas que produzem estes produtos?
Possíveis respostas: outros concorrentes, falta de qualidade, preço etc.
- Agora, pergunte:
Quais as características que identificam a Igreja?

domingo, 11 de setembro de 2011

Lição 12 O caminho para o Céu - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 12 O caminho para o Céu

Objetivos: Após a aula o aluno deverá Conscientizar-se que para entrar no Reino de Deus precisamos andar pelo caminho apertado que conduz a porta estreita, entendendo que para tomar posse do Reino de Deus é necessário muitas renúncias e assumir os princípios ensinados por Cristo Jesus, compreendendo que para poder fazer parte do Reino se deve obedecer ao rei e à sua vontade.

Dinâmica: O outro Lado

Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O professor pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O professor dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.