sábado, 6 de julho de 2013

Lição 1: Paulo e a Igreja em Filipos (Subsídio Exegético); Por Cleiton Medeiros


Lição 1: Paulo e a Igreja em Filipos (Subsídio Exegético)

 

A paz do Senhor, irmãos!

 

Neste trimestre iremos discorrer sobre a epístola aos filipenses e nela perceberemos a necessidade, como irmãos em Cristo Jesus, de um relacionamento saudável com o Senhor e com os santos. Hoje iremos abordar duas palavras em grego que se refere à oração e como a atitude de oração pode fortalecer nossos laços.

Fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria

Filipenses 1.4

 

Δέομαι (deomai)

 As palavras traduzidas por oração e súplicas no versículo supracitado, no grego, são a mesma “δεήσει” (deêsei) plural de “δεήσις” (deêsis) e derivação de “δέομαι” (deomai). Essa palavra significa: perguntar, pedir, implorar, rogar e, no versículo citado, denota pedidos, petições. Sem muitas delongas, a palavra grega usada aqui se refere a uma oração que pede. Paulo como um dos servos de Jesus Cristo, cuja responsabilidade envolve “a defesa e a afirmação do evangelho” (Fp 1.7 – Bíblia de Jerusalém), entende a necessidade do cuidado com as almas as quais foram alcançados pela mensagem do evangelho. Sabendo que a saúde da igreja também depende de sua postura, o enviado (ὁ ἀπόστολος: o apóstolo), se coloca em oração em favor de seus irmãos em Cristo. O que há de interessante aqui é que na prática de Paulo existe algo que muitos líderes abandonaram, a intercessão. Muitos assumem igrejas, almejam estarem à frente de uma congregação, mas não cultivam uma vida de oração. Quando passam a presidir uma assembleia continua orando, mas só por si mesmos, não oram por suas congregações, não oram pelas necessidades da congregação, não pedem, não rogam intensamente pela necessidade da igreja. Como pregador Paulo demonstrava seu compromisso em sua preocupação com o ensino no versículo 9, quando ora. Vejamos:

 

E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento,

                                                                                Filipenses 1.9

 

No relacionamento entre o guia e a igreja, o homem de Deus tem que estar disposto a investir tempo no ensino e na oração. Um grande exemplo é o profeta Samuel “E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito.” (I Samuel 12.23)

 

_________________________________________________

Referências:

COENEN, Lothar; BROWN, Colin (Org.). Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento Grego. 2ªSão Paulo, SP: Vida Nova, 2000. 2v.

LUZ, Waldir Carvalho. Novo Testamento Interlinear. São Paulo, Sp: Cultura Cristã, 2003.

Lição 1 - Paulo e a Igreja em Filipos, 07 de julho de 2013, subsídio: Professor Érick Freire

Ruínas de prisão em Filipos
Ao falar da cidade de Filipos, a história bíblica que mais conhecemos é bastante polêmica, Paulo e Silas após uma visão hermética em Troade, na qual ele (Paulo) viu um homem que dizia "Passa a Macedônia e ajuda-nos!" Um grito da Europa para a evangelização! Nisto infiltraram-se no continente através de Filipos, lá encontraram uma jovem que possuía um espírito de adivinhação, após esta jovem importunar os homens de Deus várias vezes, Paulo ordena que saia o espírito maligno e a endemoninhada é liberta!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Portal EBD Brasil - Esclarecimento.

Alguns leitores por meio de e-mail vieram me perguntar se o portal EBD Brasil tinha mudado o link para www.ebdbrasil.com, mas quero clarificar que este site não é do mesmo grupo de nossa página, os cursos oferecidos também não são de minha responsabilidade, por isso, entendo que a marca recriada é posterior a nossa, como também foi um plágio do nosso nome, Escola Bíblica Dominical no Brasil, inclusive temos um programa de rádio há quase um ano, mas a página nova não a conheço, se a recomendo? Ainda não analisei o conteúdo, mas notei que é um material ludista e para ministério infantil. Inclusive estaremos verificando se a marca é registrada. No mais, estamos só esclarecendo as dúvidas!
Lembrem, vivemos em um país onde as pessoas gostam de copiar o que está funcionando bem! Não me incomodo com isso, só não quero que nos responsabilizem por qualquer dano que venha acontecer por meio deste novo site!

Lição 1 - Paulo e a Igreja em Filipos, 07 de julho de 2013, lições bíblicas CPAD, 3º trimestre de 2013, subsídio: Professor Érick Freire

Cidade de Filipos
Voltei queridos, após quase dois meses sem poder escrevê-los, estou de volta para comentar as lições bíblicas, e logo com um tema teologicamente sugestivo: Filipenses - A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja, confiram o artigo completo logo mais às 23 horas de hoje! Fiquem na paz e voltem já para conferir!