sábado, 6 de julho de 2013

Lição 1 - Paulo e a Igreja em Filipos, 07 de julho de 2013, subsídio: Professor Érick Freire

Ruínas de prisão em Filipos
Ao falar da cidade de Filipos, a história bíblica que mais conhecemos é bastante polêmica, Paulo e Silas após uma visão hermética em Troade, na qual ele (Paulo) viu um homem que dizia "Passa a Macedônia e ajuda-nos!" Um grito da Europa para a evangelização! Nisto infiltraram-se no continente através de Filipos, lá encontraram uma jovem que possuía um espírito de adivinhação, após esta jovem importunar os homens de Deus várias vezes, Paulo ordena que saia o espírito maligno e a endemoninhada é liberta!
Os que ganhavam dinheiro com esta garota odiaram os dois, incitaram ao ponto a expulsá-los da cidade e/ou prendê-los, seriam condenados a pena de morte, mas na realidade foram presos e cantaram hinos perto da meia-noite, durante este louvor acontece um terremoto providencial, não para que eles fugissem, mas para que o carcereiro e sua família se convertesse.
Apesar de toda perseguição, nesta viagem (Atos 16:12) eles se regozijaram no Senhor, como também estavam aptos a sofrer por Cristo. Ao ponto que neste tempo, por volta de 50 a 51 d.C. os mesmos formaram uma igreja que os marcaria pelo resto da vida. O sentimento de Paulo por aquela igreja é impressionante, sem amor incomensurável, apesar da igreja filipense não ser rica, ela se preocupava com o bem-estar do apóstolo Paulo, pois enviara suas contribuições algumas vezes, paradoxalmente a rica igreja de Corínto que era composta por gente materialista e apegada aos seus bens, egoístas, presunçosos!
Paulo, apesar de amá-lo tanto queria que não se conduzissem contrários a Epafrodito, que provavelmente junto a Timóteo iria ajudar aos santos bispos e diáconos na condução da igreja local. Além disso, evidenciasse nesta epístola que a igreja filipense estava passando por perseguições e precisava de força e ânimo, por isto, Paulo não relutou em dizer que eles precisavam continuar se conduzindo de forma exemplar como Cristo, dando o exemplo vivo (Fl 1:27; 2:5).
Esta carta não é a única escrita por Paulo aos Filipenses, pois historicamente encontramos nos escritos de Policarpo a afirmação do envio de várias cartas entre Paulo a igreja de Filipos. As várias missivas foram perdidas e isso leva a alguns eruditos não crerem que esta carta esta completa, mas que o que foi achado foram apensar fragmentos, ao certo provasse por A mais B que a epístola aos felipenses é autêntica que não há erro, e melhor, no seu início nos dá exemplo da humildade de Jesus que é o nosso principal espelho de condução aqui nesta Terra!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!