domingo, 15 de maio de 2011

Júri Simulado - Mordomo negligente

Objetivos: Entender como deve ser a mordomia cristã e os princípios que Jesus ensinou para a verdadeira mordomia cristã.

Material: Uma carteira de trabalho, o restante fica a cargo do professor ou mediador incrementar ou não o júri.

Início: relato do caso pelo escrivão: Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.

Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.
"O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar...

Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’.
"Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’
‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. "O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinqüenta’.
"A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. "Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’.
"O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.
Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.
"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Bíblia online).
Começando o julgamento:
1º Momento: Escolha na sala um advogado, um juiz e o promotor, coloque a carteira de trabalho do acusado no lugar do réu (se quiser escolha um como réu, mas se não tiver aluno suficiente ponha só a carteira de trabalho).
2º Momento: Dê cinco minutos para o promotor fazer as acusações e outros cinco minutos para a defesa (escolha alguém para cronometrar o tempo, ou o próprio juiz).
3º Momento: O restante dos alunos devem ficar no júri e decidirem após a defesa e a acusação se ele será absolvido ou culpado.
4º Momento: O professor lerá a sentença dada de acordo com o grau de culpabilidade, por exemplo, ler o livro de salmos e provérbios em dois dias, entregar sextas básicas a cinco famílias e etc.
Questionamentos: Quais as consequências na igreja quando somos maus mordomos? Por que o servo infiel fica preocupado com o futuro quando é demitido po justa causa? Qual a diferença entre vergonha, coragem, astúcia e engano? (Professor pesquise no dicionário os quatro termos).
Conclusão: Devemos cuidar das coisas do Senhor de forma muito prudente, devemos ser fiéis tanto no pouco quanto no muito. Que estejamos sempre prontos a servir ao Senhor de forma inteligente e honesta.




Manual da Escola Dominical - Pr. Antonio Gilberto 
Bom livro para professores iniciantes, pois dá dicas básicas de doutrina, ensino e pedagogia.




RECOMENDO TAMBÉM







Do mesmo autor do livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer dá nesse livro dicas para o melhor ensino e desempenho do professor da Escola Dominical. IMPERDÍVEL SÓ R$ 8,40ENSINANDO COM ÊXITO NA ESCOLA DOMINICAL < Clique Aqui >






                  Um preço irresistível e de fácil pagamento, além de ser a forma mais segura de adquirir pela internet, já que o BONDfaRO/Buscapé é um site seguro e de melhor compra, O primeiro Livro é da CPAD de Debora Ferreira que tem sido um dos mais usados aqui no Blog, Dinâmicas Criativas para o Ensino Bíblico < CLIQUE AQUI e Adquira >







Muito bom preço e importante livro para o estudo das lições bíblicas desse 2 º trimestre de 2011, clique no título do Livro de Myer Pearlman e aproveite por R$ 16,00. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia< CLIQUE AQUI >

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!