segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A conspiração dos Inimigos de Neemias - Dinâmica: Defendendo o Seu Sonho!


Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruir o sonho de seu próximo (importante! Não diga o objetivo da dinâmica antes dela).

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes, papel e lápis.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno um pedaço de papel e lápis e diz: "Escreva nesse papel o seu sonho que gostaria de realizar!" depois dê uma bexiga vazia e diga que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"
Finalização: Com certeza esses alunos tentarão usar os palitos para estourarem os balões dos colegas e provavelmente um ou nenhum terá mais seu balão cheio até o fim dos cinco minutos, assim que passar o tempo diga que o tempo terminou! E os repreenda: "EU DISSE QUE ERA PRA VOCÊS DEFENDEREM OS SEUS SONHOS E NÃO PARA DESTRUÍREM OS SONHOS DO OUTRO!!!"

Reflexão: O professor recitará o verso, "Jesus disse: - Amai ao próximo como a ti mesmo!" e faça as seguintes indagações: Será que nessa dinâmica mostramos esse amor? Será que o espírito de competitividade não foi superior ao que Jesus nos ensinou? Como poderíamos defender nossos sonhos? Por que não ficamos felizes com a vitória do próximo? Como podemos comparar essa atitude com as atitudes de Sambalat e Tobias?

Seu comentário no Livro!

Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado em um livro, para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores < Clique Aqui > e Participe!!!

15 comentários:

  1. obrigada por nos ajudar a inovar as aulas da ebd com dinamicas, pois é uma forma de a gente trabalhar melhor o conteúdo. Deus te abençoi sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa mesmo essa dinâmica. Vou colocar em prática na próxima aula.

    ResponderExcluir
  3. Amém Dijé e Vicente de Carvalho, obrigado pela visita!
    Estou aqui para servi-los, sempre pronto para ajudar quem quer melhorar as aulas de Escola Dominical!

    ResponderExcluir
  4. Queridos o Blog EBD Brasil ficou temporariamente pesado porque o Blogger juntamente com o Google fizeram atualizações em plug-ins e algumas páginas hospedadas pela Google ficaram pesadas, mas com toda eficiência do Google tudo foi resolvido!
    APROVEITEM AO MÁXIMO AS LIÇÕES HOJE E NO TRANSCORRER DA SEMANA!!! ABRAÇOS A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, existe pessoas que as vezes não consegue asimilar os estudo, mas com essas dinâmicas, tem facilitado o aprendizados. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Amém igreja do Senhor, estou a vossa inteira disposição!

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continui te abençoando, ficamos pronto com seus comentarios no domingo damos uma aula enriquecida. Deixamos os alunos bem instruidos e com vontade (SEDE) de Deus para está no proximo domingo na EBD.
    Roberto
    Vice- Dirigente da EBD
    ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa EricK, vc não vende a sabedoria que Deus lhe deu, pelo contrario a divide com os outros.
    Roberto
    Vice- Dirigente da EBD
    ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil

    ResponderExcluir
  9. Roberto, meu querido irmão! não sou digno de tais palavras, fico deveras feliz em está ajudando, não quero jamais ter como meta manipular os outros e persuadi-los por palavras humanas com intuito monetário ou qualquer outra forma de deturpação do evangelho de Cristo "De graça recebeste, de graça darás!"

    QUE O SENHOR DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!!!
    DO SEU SERVO!!!

    ResponderExcluir
  10. Rubens - SP29 outubro, 2011

    Excelente, vou usar amanha esta dinamica! Que Deus te ilumine cada dia mais!

    ResponderExcluir
  11. Amém querido Rubens, que o Senhor continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  12. Professor: Nelio Faustino29 outubro, 2011

    Parabéns ao autor desta enriquecedora dinâmica, pois, só a somar para o engrandecimento da obra de Deus, levando a cada um a uma simples reflexão, mas, de suma importância da sua vida espiritual.

    ResponderExcluir
  13. Amém Nélio! Obrigado pela visita e elogios ao Blog EBD Brasil!

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOA ESSA DINÂMICA!!! SIMPLESMENTE ORIGINAL!!!

    ResponderExcluir
  15. Amém Neide!
    Espero poder estar ajudando a todos que consultam o Blog EBD Brasil, estou aqui para servi-los!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!