segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dinâmica: O que é humildade?

Objetivo: Fazer conhecer a origem da palavra humildade.
Material necessário:
Um pote ou vasilha (tamanho médio), um pouco de terra fértil (húmus):

Papel e lápis:

Desenvolvimento: Entregue aos alunos um pedaço pequeno de papel e peça para que escreva um sentimento egoísta que ele tenha. Exemplo: vanglória, altivez, soberba, egocentrismo, usurpação, individualismo. Diga que este sentimento eles devem escolher com muito cuidado, pois vão fazer uma representação, ou seja, o enterro deste sentimento ruim. Dê 30 segundos para escreverem e logo depois peça que dobrem o próprio papel e enterre dentro do pote (vasilha).

Após enterrarem os papeis fale o porque e colocar estes sentimentos embaixo da terra, diga que estes sentimentos individualistas vão contra o Evangelho de Cristo, Afrontam a humildade.
A terra representa o húmus já que vem do Latim humus, “terra”, derivado por sua vez do Indo-Europeu ghyom-, “terra”.Daí se fez a palavra humilis, “humilde”, literalmente “que fica no chão, que não se ergue”, passando muito bem a mensagem deste significado.

Reflexão: "que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens". (Filipenses 2:6-7).

4 comentários:

  1. Obrigada , me ajudou muito. Boa sorte com o site, já teve meu excelente , vou recomendar. bjs da nova fã do site :*

    ResponderExcluir
  2. Achei muito proveitosa sua dinâmica, vou aproveitar para uma reunião de jovens, DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a dinâmica vou fazer ela hoje no encontro

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!