quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cristo, o Princípio da preexistência. Subsídio Lição 4: Professor Érick Freire


Em princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (Jo 1:1-3)
Pois, nele, foram criadas todas as coisas....Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas.... (Cl 1:16, 17)

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hb 1:1, 2)
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8:58)
Mas acerca do Filho [diz]: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre....Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. (Hb 1:8, 10)


Nas traduções bíblicas mais conhecidas em língua portuguesa vemos o iniciar do primeiro capítulo do evangelho escrito segundo João com a expressão “No princípio”, algo na realidade equivocado, pois não demonstra exatamente o que foi escrito pelo apóstolo, anteriormente em grego, a expressão en arche não tem o artigo definido (o), então dando o sentido de 'Em princípio', alimentando a ideia de uma princípio sem definição, não se trata do mesmo princípio de Gn 1:1, mas se trata de algo mais profundo, antigo e constante, o termo imperfeito era colabora com este senso de uma existência prévia e constante, anterior a todo e qualquer tipo de criação, seja ela física e/ou espiritual.
Jesus, o Logos, Ele é o agente da criação. Era Deus, a expressão Logos refere-se à natureza da segunda pessoa da trindade santa, chamado originalmente de Yeshua Hã-Machiah, o filho de Deus, eternamente engendrado e pré-existente antes de toda criação invisível e visível, em Quem habita corporalmente toda a plenitude da natureza Divina (Cl 2:9)¹.
Outro ponto interessante é que tudo foi feito por Ele, isto nos mostra que a existência de Cristo é ulterior e é a origem da existência de todas as coisas, porque o Senhor Jesus não veio a existir, Ele é. O verbo antes de encarnado não era inerte, também não era uma força ativa, nem tampouco uma ação simples como uma palavra 'haja', como dizem alguns, mas Ele era e é o próprio ser atuante de Deus, o próprio Deus em ação criativa. Outra questão para a reflexão é sua preexistência para formação criativa, ou seja, deu origem a vida, nada mais foi criado e sim modificado, o homem por si não tem poder de criação vital. Nenhum ser humano pode falar a uma pedra e ordenar “Movimente-se, tenha vida própria, levante e ande!” Nada pode acontecer pelo poder humano, a pedra continuará parada em sua inércia.
A própria clonagem, ou como dizem alguns, “Criação de vida em laboratório”, não é criativa e sim modificista ou transformista, como o próprio nome dá a entender 'clone' ou cópia, é vida retirada de vida, cópia de obra. É esta a maior barreira da casualidade científica para a formação da vida, sem um princípio ativo não há como criar vida, e este princípio ativo é o poder do Logos, de Cristo. A vida não pode ser criada de forma espontânea, apesar de alguns insistirem em defender, afirmando que não há um ser poderoso, transcendente e supeior que possa criar, mas a preexistência de Cristo citada por João nos dá a certeza e fomenta a interpretação metafísica além da casualidade. A Palavra que da vida e produz ação, o Verbo.
  
_______________________

-->
             ¹ Bíblia Textual Evangelho de João, BV books, SP.



0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!